Total de visualizações de página

domingo, 24 de março de 2013

BRASIL CONQUISTA TÍTULO SUL-AMAERICANO NESTE DOMINGO


Seleção brasileira começa perdendo jogo, mas consegue virada e leva a melhor por 6 a 1 em Uberlândia. Jovens talentos se destcam



 

O Brasil se despediu do Circuito Sul-Americano com o título, 100% de aproveitamento e uma vitória maiúscula. Com boa atuação também dos novos talentos, como Diego Belém e Luizinho, a seleção aplicou uma goleada de 6 a 1 sobre o Paraguai, de virada, e concluiu a partipação com três vitórias em três jogos. Os gols foram marcados por Falcão, Valdin, Diego Belém, Luizinho, Serginho e Jackson. Benítez marcou o único dos paraguaios.

O triunfo também serviu para espantar de vez o ''fantasma'' paraguaio. Em 2012, a única derrota brasileira havia sido justamente para os rivais sul-americanos, na semifinal das Eliminatórias do Mundial de Futsal, em abril. Na ocasião, a seleção perdeu por 5 a 3, em Gramado. Esta foi a última derrota da equipe.
O Brasil já havia garantido o título do Circuito Sul-Americano de forma antecipada, após vencer a Colômbia por 3 a 2, neste sábado, e contar com a ajuda da Venezuela, que venceu Paraguai. Com a combinação de resultados, somente os venezuelanos, que levam a pior no confronto direto - primeiro critério de desempate -  poderiam alcançar o Brasil no número de pontos.
futsal brasil e paraguai campeão (Foto: Luciano Bergamaschi / CBFS)Brasil comemora triunfo do Sul-Americano de Futsal, em Uberlândia (Foto: Luciano Bergamaschi / CBFS)
O jogo
A equipe do técnico Ney Pereira levou um susto logo no primeiro minuto. Em um vacilo da marcação, Neto deixou o ala Benítez sozinho diante do goleiro Tiago, que não conseguiu evitar o gol paraguaio. Mas a reação brasileira não demorou. Com quatro minutos de jogo, o juiz Modesto Calderon marcou pênalti em uma falta da do goleiro paraguaio, e Falcão converteu com precisão.
Pressionando muito mais, o Brasil conseguiu a virada logo aos seis minutos. O ala Valdin chutou de longe, entre os marcadores paraguaios, e surpreendeu o goleiro Espinola.
A seleção brasileira continuava a chegar com mais perigo, tendo duas boas chances de Marcênio e Daniel, que pararam no goleiro adversário. O Paraguai, por sua vez, apostava no contra-ataque em Uberlândia. Nos minutos finais da primeira etapa, o time do técnico Chilavert teve sua melhor chance, com o ala Acosta chegando perto do gol e sendo travado por Valdin. O juiz ignorou o pedido paraguaio por marcação de pênalti.
Goleada no segundo tempo
No segundo tempo, a primeira chance do Brasil veio dos pés de Daniel, aos dois minutos. O ala chutou uma bomba da pequena área, mas parou nas mãos do goleiro Espinola. Aos três minutos, Marcênio puxou um bom contra-ataque e sofreu falta de Gabriel Ayala. Na entrada da área, Rodrigo optou por cobrar passando para a promessa Diego Belém, que recebeu na lateral esquerda e bateu no canto direito do goleiro paraguaio, que não pôde impedir o terceiro gol brasileiro. 
O Paraguai passou a tentar pressionar, aos oito minutos, o pivô Acosta chutou passou pela marcação brasileira e chutou na trave. Na sequência, Serginho mandou a bola para escanteio, espantando o perigo. No minuto seguinte, Diego Belém recebeu passe de Serginho dentro da área e quase ampliou a vantagem. 

O goleiro paraguaio Espinola ainda teve mais trabalho na reta final, defendendo uma bomba de Diego Belém e as investidas de Falcão, que saiu do banco. A cinco minutos do fim, ele voltou a pegar a bola no fundo da rede. Rodrigo encontrou Jackson livre na entrada do gol e o ala concluiu com tranquilidade o sexto gol de sua equipe.
O placar se configurou em uma goleada aos 11 minutos, quando o jovem ala Luizinho desarmou a defesa paraguaia no campo de ataque brasileiro e passou pelo goleiro Espinola, fazendo o quarto gol da seleção. Na jogada seguinte, Serginho recebeu livre um bom passe de Neto e apenas empurrou a bola para dentro: 5 a 1, com direito a olé vindo das arquibancadas de Uberlândia.
A pressão brasileira continuava por todos os lados. No último minuto, o craque Falcão ainda tentou arriscar um gol de bicicleta, mas não conseguiu concluir.
Na outra partida deste domingo, a Colômbia venceu a Venezuela por 5 a 2, de virada. Com os resultados, os colombianos se despediram de Uberlândia na segunda posição. Venezuelanos ficaram em terceiro lugar e paraguaios com a lanterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário