Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

ADEUS A MANDELA

  1. Do rúgbi ao boxe, as relações de Nelson 

  2. Mandela com o esporte

  3. Ex-presidente da África do Sul praticava a nobre arte na adolescência. Na década de 90, ele ficou marcado por história relacionada à seleção nacional, os Springboks

francois pienaar nelson mandela 1995 (Foto: Getty Images)Mandela aperta mão de François Pienaar, em 1995 (Foto: Getty Images)
Ex-presidente da África do Sul, dono de um Prêmio Nobel da Paz e um dos homens mais respeitados do planeta, Nelson Mandela morreu aos 95 anos em Pretória, como anunciou o presidente do país, Jacob Zuma, nesta quinta-feira, após ser internado quatro vezes no hospital desde dezembro. A relação de Mandela com o esporte era bastante estreita e muito do legado que deixou para o povo passa por ele. 
- O esporte tem o poder de mudar o mundo. Tem o poder de inspirar, tem o poder de unir as pessoas de uma forma que poucas outras coisas conseguem. Ele fala aos jovens em uma linguagem que eles compreendem - relatou Mandela ao receber o Prêmio Laureus inaugural pelas realizações ao longo da vida, no meio de 2000.

Entre os anos 1990 e 2000, Madiba ajudou na organização e deu nome a torneios de rúgbi como o Nelson Mandela Challenge Plate, desafio anual entre África do Sul e Austrália, e o Nelson Mandela Challenge, jogo de futebol disputado uma vez por ano entre seu país e um adversário internacional. A renda desses desafios era revertida para sua fundação, que auxilia crianças carentes e portadoras do vírus HIV.Um dos episódios mais marcantes de sua vida pública, por exemplo, teve relação com a seleção nacional de rúgbi, os Springboks (nome vindo de uma espécie de antílope da fauna local), esporte que Madiba, como era carinhosamente chamado pelo povo, nunca praticou. Ele mal entendia as regras, segundo o "USA Today Sports". Em 1994, após deixar a vida no cárcere, onde ficou 27 anos, Mandela percebeu que uma maneira de reduzir as diferenças ainda remanescentes do extinto Apartheid, regime racista que ficou vigente de 1948 a 1993, era usar o esporte, fazendo com que os brancos e os negros sul-africanos se unissem em uma só torcida. A distinção, contudo, era muito marcante, e ele precisou lutar muito.

Os brancos jogavam rúgbi, enquanto os negros, futebol. Há registros de que o próprio Mandela, quando jovem, era um dos opositores dos Springboks. Mas assim que conseguiu o cargo de presidente eleito pelo voto universal no país, o ex-mandatário conseguiu que a África do Sul alcançasse o direito de sediar a Copa do Mundo de rúgbi do ano seguinte. Além disso, Madiba apoiou o time, fato que incomodava tanto brancos quanto negros no início, que acabou vencendo a competição em casa sobre a Nova Zelândia. O episódio culminou no filme "Invictus", estrelado pelos atores Morgan Freeman, que interpretou Mandela, e Matt Damon, que fez o capitão dos Springboks, François Pienaar, crucial na ocasião por ter incorporado as ideias de Madiba.
Mandela luva Mohamed Ali boxe (Foto: Reuters)Mandela ganhou luva autografada por Layla Ali, filha do ex-pugilista Muhammad Ali, e está em um museu (Foto: Reuters)

Esporte mais popular entre os negros, o futebol também foi importante na integração da África do Sul. A Copa Africana de Nações de 1996, vencida pelos Bafana Bafana, como é chamada a seleção sul-africana, é um dos marcos no processo. O país não tinha sido escolhido como sede do torneio, mas tomou o lugar do Quênia após a desistência por problemas econômicos. Três estádios utilizados na Copa do Mundo de Rúgbi de 1995 foram utilizados, além do Soccer City, que era um símbolo do futebol em Soweto.
01
BOXE COMO VÁLVULA DE ESCAPE PARA A TENSÃO
Muito antes da vida política e do episódio com os Springboks, contudo, Nelson Mandela já lutava dia após dia. Ainda jovem, iniciou a prática de boxe de forma amadora em sua universidade. O Madiba manteve os treinamentos mesmo no período em que esteve preso. Segundo a imprensa sul-africana, Mandela gostava do boxe por achar o esporte muito democrático. 
Mandela Boxe 1952 (Foto: Getty Images)Mandela com uniforme em 1952 (Foto: Getty Images)
- Boxe é igualitário. No ringue, idade, cor e riqueza são irrelevantes. Quando você está circulando com seu adversário, sondando seus pontos fortes e fracos, não pensa em seu status social ou sua cor. Meu interesse principal estava no treinamento, eu encontrei um exercício rigoroso para ser uma excelente válvula de escape para a tensão e estresse - escreveu Mandela, em sua autobiografia. 
- Eu não gostava da violência do boxe tanto quanto a ciência disso. Era uma forma de me perder em algo que não era a batalha.

Nelson Mandela tinha 1,94m de altura e sempre foi bastante magro. Por isso, costumava dizer que seria melhor no atletismo do que em esportes de luta. Mesmo assim, continuou praticando a modalidade mesmo quando já participava ativamente dos movimentos antiapartheid. Além de ter uma relação com o rúgbi e o boxe, só depois que ele foi libertado da prisão, o país voltou a disputar as Olimpíadas e entrou nas Copas do Mundo de futebol.
02
MANDELA E AS OLIMPÍADAS
A Cidade do Cabo se candidatou a sede dos Jogos Olímpicos de 2004. Ficou em terceiro lugar na votação do Comitê Olímpico Internacional, atrás de Roma e da vencedora Atenas. Mas os sul-africanos não ficaram de fora da festa. Mandela carregou a tocha olímpica em Robben Island, local onde foi mantido prisioneiro entre 1962 e 1990.
- Estive preso aqui por muito tempo e eu me identifico muito com a Robben Island. Estou muito feliz e honrado pela honra de carregar a Tocha Olímpica  aqui - disse Mandela, na ocasião.

Em comunicado, o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, disse que o sul-africano "era um verdadeiro estadista. Um inesquecível homem que entendeu que o esporte poderia construir pontes, derrubar muros e revelar nossa habitual humanidade". 
Mandela Tocha 2004 (Foto: Getty Images)Nelson Mandela com a Tocha Olímpica em 2004 (Foto: Getty Images)

Joel Santana comenta morte de Nelson 


Mandela: 'Estou emocionado'


Técnico conviveu com ex-presidente da África do Sul quando comandou equipe local

Um dos encontros de Joel Santana com Mandela foi antes da partida semifinal da Copa das Confederações de 2009 contra o Brasil, que acabou com a vitória brasileira.  

- Ele tinha o olhar sublime, de liderança, aquele tipo de líder que você acha que jamais vai morrer. Jamais você o via reclamando, era só sorrindo. Ele defendeu uma causa que defendemos até hoje, essa causa contra o racismo, que é um absurdo. 
Mandela e Joel Santana (Foto: AFP)Nelson Mandela e Joel Santana se encontram antes de jogo contra o Brasil, em 2009 (Foto: AFP)
Mandela foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do apartheid, vigente entre 1948 e 1993. A causa emociona Joel, que lamenta os recentes episódios de racismo no futebol.

Cristiano Ronaldo posta foto com Mandela: '

Obrigado, Madiba'

Jogadores, clubes e personalidades usam as redes sociais para se despedir
do ex-presidente sul-africano, que morreu nesta quinta-feira aos 95 anos

Robinho e Mandela (Foto: Reprodução/Instagram)Robinho lembra encontro de Mandela com o Manchester City (Foto: Reprodução/Instagram)
O atacante Cristiano Ronaldo publicou nesta quinta-feira, em sua conta oficial no Instagram, uma foto ao lado de Nelson Mandela, tirada durante a Copa do Mundo de 2010. O craque de Portugal e do Real Madrid lembrou o encontro com o ex-presidente sul-africano, que morreu nesta quinta aos 95 anos de idade.
- Obrigado, Madiba, pelo seu legado e pelo seu exemplo. Você sempre estará conosco.
Após a notícia da morte de Mandela, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou luto na entidade e que os próximos jogos internacionais terão um minuto de silêncio. Outros jogadores e ídolos do futebol, além de contas oficiais de clubes, também usaram as redes sociais para prestar homenagens ao sul-africano. Robinho publicou uma foto com Mandela tirada durante uma visita do Manchester City, seu ex-clube, ao líder.

Um dos destaques da seleção sul-africana na última Copa, o meia Steven Pienaar resumiu o sentimento da população em uma mensagem:
 - Descanse em paz, Nelson Mandela. Luto.
- Ainda não posso acreditar que Madiba se foi!
Outra personalidade do futebol, o ex-jogador e atual deputado federal Romário postou uma mensagem nas redes sociais.
- Lutando contra a segregação racial na África, Mandela marcou sua passagem por este mundo com uma espetacular lição de humanidade. Com certeza, ele vai em paz. #MandelaVive #VivaMadiba - declarou.
Mandela Cristiano Ronaldo portugal (Foto: Divulgação)Cristiano Ronaldo em visita a Mandela com a seleção de Portugal (Foto: Divulgação)

Presidente do Barcelona, Sandro Rosell também se pronunciou:
- A morte de Nelson Mandela é uma terrível perda, mas sua memória irá nos ajudar a contruir uma sociedade mais pacífica e justa.

Bolt, sobre Mandela: 'O maior lutador do 

mundo'. Atletas lamentam morte

Lewis Hamilton publica foto com ex-líder sul-africano, Andre Agassi, Mike Tyson, Nalbert, Felipe Massa, Kerri Walsh, entre muitos outros, reverenciam sul-africano

lewis hamilton formula 1 homenagem nelson mandela (Foto: Reprodução/Instagram)Hamilton com Mandela (Foto: Reprodução/Instagram)
Mal a notícia da morte de Nelson Mandela foi divulgada, nesta quinta-feira, atletas e ex-atletas do mundo inteiro se manifestaram a respeito do ex-líder sul-africano pela internet nas redes sociais. O jamaicano Usain Bolt o apontou como "um dos maiores seres humanos". Segundo o ex-tenista Andre Agassi, "quando o mundo de a Mandela o seu pior, ele nos mostrou o seu melhor". O piloto de Fórmula 1, Lewis Hamilton, postou uma foto de um encontro com o ex-presidente da África do Sul, lembrando ter sido um dos momentos mais especiais de sua vida. Confira a repercussão:

Usain Bolt (atletismo) - Um dos maiores seres humanos. Espero que a sua alma descanse em paz. O maior lutador do mundo. #inspiração #grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário