Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de junho de 2012

MARANHENSE RECEBE TÍTULO DE GRANDE MESTRE DE XADREZ



Maranhense consegue mais um feito inédito para o xadrez brasileiro

A Federação  de Xadrez por Correspondência (ICCF) oficializou  segunda-feira, 18, o título de Grande Mestre Internacional (GM) a Rafael Leitão. Com a homologação, o maranhense se transforma no primeiro brasileiro a acumular as titulações tanto no xadrez clássico como por correspondência. A conquista veio após a excelente participação na 26.a  do , em que terminou na 3.a colocação.




"Na verdade, não tinha muitas pretensões com a modalidade, mas as coisas foram acontecendo naturalmente e fui me animando. Posso dizer que a segunda-feira começou muito bem!", comemorou Rafael.
No xadrez por correspondência, é autorizado o uso de softwares, o que proporciona um elevado número de empates. Para vencer a barreira dos adversários auxiliados pelas máquinas, é necessária uma compreensão posicional muito profunda para aprimorar as ideias contidas nas múltiplas variantes apresentadas.
Conquistas
Rafael Leitão possui um vasta lista de feitos notáveis. É o  brasileiro campeão mundial (conquistou o Sub-12, em 1991, na Polônia e o Sub-18, em 1996, na Espanha), o brasileiro mais novo a alcançar o título de , aos 17 anos, e agora possui a honraria exclusiva no país de ser detentor da titulação máxima tanto da Fide como da ICCF.
Atual campeão brasileiro e líder do ranking  de xadrez clássico, o maranhense está em fase de preparação para o maior evento da temporada, as Olimpíadas, que acontecem em setembro na Turquia. Ele será o Primeiro Tabuleiro da Seleção Brasileira. "É uma honra, mas também uma grande responsabilidade. Como a Seleção progrediu muito nos anos recentes, provavelmente vou medir forças contra vários jogadores da elite do xadrez mundial.", comentou Leitão.

Um comentário:

  1. o grande mestre internacional Rafael Dualibe e realmente incrível(exemplo de perseverança...

    ResponderExcluir