Total de visualizações de página

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ACIDENTE COM CICLISTAS EM TERESINA MOBILIZA PROTESTOS



Federações reivindicam segurança 



para 





a prática de esporte em Teresina


As federações de ciclismo e de atletismo questionam o poder público e
cobram campanhas de conscientização e segurança para o trânsito da capital

O acidente causado pelo motorista identificado como Francisco de Assis Caldas da Silva, que atropelou dois ciclistas na Avenida Raul Lopes no último domingo (15), provocou indignação de representantes de entidades esportivas. Os presidentes das federações de atletismo e de ciclismo lançaram nota de repúdio sobre o acontecido.

Márcia Araújo Presidente da Federação de Atletismo do Piauí (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)Márcia Araújo desabafa sobre
(Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
O local do acidente recebeu recentemente a sinalização de uma ciclofaixa contendo delimitações para ciclistas e andantes. Contudo, em pouco menos de dois meses de existência, o local já causou vários transtornos. De lá para cá, internautas de Teresina já publicaram por diversas vezes registros de mau uso do local, que insistentemente ainda serve, por exemplo, como estacionamento para alguns motoristas da capital.
A falta de uma consciência sobre a utilização correta do local fez com que Márcia Araújo, presidente da Federação de Atletismo do Piauí, publicasse uma nota de repúdio em uma rede social para cobrar providências das autoridades.
“É preciso nos manifestar quanto ao acidente que aconteceu na Avenida Raul Lopes. Uma Hilux, placa NIX 5761, invadiu a rua interditada e atropelou um pedestre em pleno domingo, pois estava embriagado. É UMA VERGONHA: primeiro pela falta de educação em ter invadido uma rua interditada e segundo por estar embriagado e causar todo esse transtorno a quem saiu de casa para cuidar da saúde! TEMOS QUE NOS MANIFESTAR EM FAVOR DE RUAS SEGURAS PARA SE PRATICAR ATIVIDADES FÍSÍCAS”.
Em entrevista, Márcia Araújo justificou sua indignação. Segundo ela, a sociedade precisa ser sensibilizada para que não exista mais esse tipo de transtorno.
- O rapaz que provocou tudo isso só fez pagar uma fiança, nem a carteira dele foi retida. Isso é um absurdo – contesta.
Para Márcia, a população não sabe para onde vai a parte do dinheiro que advém das multas, que deveria ser destinado ao processo educativo que entidades como Strans, Detran, entre outros, tem que promover na sociedade.
A Ciptran, contudo, esclarece que todos os procedimentos legais foram realizados. Segundo o Major Lucena, responsável pelo caso, o motorista foi preso, autuado e teve a carteira recolhida. A suspensão do documento, todavia, como conta o major, depende que um processo administrativo seja aberto pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
“Muitos ainda vão morrer”
Foi um problema de comportamento. O condutor estava embriagado e os agentes de trânsito foram tão vítimas quanto os ciclistas"
Assessoria da Strans, sobre o acidente
Outra entidade que pede providências é a Federação de Ciclismo do Piauí (FPCICLO). Segundo o presidente, George Augusto, a prefeitura de Teresina ainda não deu retorno aos pedidos feitos pela federação. O gestor revelou que em um ofício entregue na câmara dos vereadores, consta entre os pontos apresentados uma realização de uma campanha de conscientização e respeito ao trânsito.
- Tudo é uma questão de conscientização. Não temos lugar para praticar esporte, nem as pessoas tem lugar para andar de bicicleta. Só temos a lamentar, pois não temos força para fazer mais nada. Estamos esperando sermos atendidos. Até lá, vai morrer gente todos os dias – conta George Augusto.
A Prefeitura de Teresina, no entanto, esclarece que a campanha de conscientização será realizada. Porém, por falta de recursos, ainda não é possível determinar quando irá acontecer.
- Já era de nossa intenção fazer essa campanha. O nosso impeditivo é apenas a questão do orçamento, que está apertado. Mas é de interesse da prefeitura, que quer fazer com que a prática do ciclismo cresça cada vez mais. Entendemos a necessidade e lamentados que algumas pessoas não respeitem os espaços – explica a assessoria de comunicação da Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário