Total de visualizações de página

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

DIA MUNDIAL SEM CARRO: PEDALE NESTA IDEIA!

PEDALA PEDREIRAS!

No próximo dia 22 de setembro serão realizadas, em várias partes do mundo, atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida nas cidades. A data é conhecida como Dia Mundial Sem Carro. Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade (16 a 22 de setembro), e então vem se espalhando pelo mundo, ganhando a cada edição mais adesões nos cinco continentes.


 No Brasil, as atividades começaram no ano de 2001. A cada ano que passou mais e mais pessoas, entidades da sociedade civil e governantes viram no Dia Mundial Sem Carro uma oportunidade para sensibilizar e mobilizar a comunidade em torno das questões relacionadas à mobilidade urbana, como: saúde, qualidade de vida, poluição, orçamento, etc.

Neste ano, cidades como Brasília (DF), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Salvador (BA), Belém (PA), Juiz de Fora (MG), Diadema (SP), Mauá (SP), Ribeirão Pires (SP), Rio Grande da Serra (SP), Santo André (SP), São Bernardo do Campo (SP) e São Caetano do Sul (SP) promovem atividades relacionadas ao trânsito que se intensificam no dia 22.
Em Brasília, por exemplo, será exibida uma mostra de filmes relacionados ao tema, além de passeios ciclísticos pela Capital Federal. Em São Paulo, a Organização Não Governamental (ONG) Rede Nossa São Paulo lançará a Pesquisa Nossa São Paulo / Ibope sobre Mobilidade Urbana, além de atividades por toda capital paulista e no Grande ABC. No Rio de Janeiro, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente programou para os dias 21, 22 e 23 de setembro a terceira edição do Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta – biciRio 2013.

O movimento
Segundo o site do Dia Mundial Sem Carro, o movimento trata-se de um manifesto/reflexão sobre os gigantescos problemas causados pelo uso intenso de automóveis como forma de deslocamento, sobretudo nos grandes centros urbanos, e um convite ao uso de meios de transporte sustentáveis – entre os quais se destaca a bicicleta.
“Esperamos que a iniciativa Dia Mundial Sem Carro e Semana da Mobilidade se espalhe por várias cidades deste país. A agenda proposta é que a semana comece no dia 16 de setembro e tenha um grande encerramento no dia 22 de setembro, o Dia Mundial Sem Carro”, lembram os organizadores do evento no país.


História do movimento
A história do Dia Mundial Sem Carro – DMSC começou na França, em 22 de setembro de 1997. Em 2000, a União Europeia instituiu a Jornada Internacional “Na Cidade, sem meu Carro”, reunindo 760 cidades. No ano seguinte foram 1683 cidades participantes. Encorajados pelo êxito da iniciativa do Dia Europeu sem Carro, a comissão organizadora lançou, em 2002, a Semana Europeia da Mobilidade.


No Brasil, a iniciativa começou em 2001, envolvendo 11 cidades: Porto Alegre (RG), Caxias do Sul (RS) e Pelotas (RS); Piracicaba (SP); Vitória (ES); Belém (PA); Cuiabá (MT), Goiânia (GO); Belo Horizonte (MG); Joinville (SC) e São Luís (MA). Em São Paulo, a iniciativa é realizada desde 2005.

Em Pedreiras e Trizidela do Vale...
E nossa região não poderia ficar de fora desta. A concentração será no anfiteatro Don Jacinto no domingo às 08:00h da manhã e terá o apoio de um paredão de som, das Secretarias de Meio ambiente de Pedreiras e Trizidela do Vale, da Paróquia de são Benedito.
O evento foi idealizado pelo Professor Rubinho, o qual ministra aulas de Educação Física no Newton Bello e Olindina em parceria com o Projeto Vida Saudável, coordenado pelo Professor Álisson.
"É importante que todos os participantes levem na bagagem além de muita disposição, claro, água, frutas, barras de cereais, protetor solar e muita animação. Os ciclistas deverão se concentrar no anfiteatro, onde farão um breve alongamento com o auxílio de um profissional e ficarão a par do trajeto a ser seguido. Vamos, galera! Contamos com vocês." Comentou o idealizador do Projeto, Professor Rubinho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário