Total de visualizações de página

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

RALLY CERAPIÓ LARGOU NESTA TERÇA

Maior rali da América desbrava litoral nordestino em quatro dias de prova

Largada do Cerapió acontece na manhã desta terça-feira (28) em Fortaleza. Depois
de 1000 km de estrada, competidores chegam a Barreirinha, no litoral do Maranhão

Por Fortaleza e Teresina
Comente agora
Mapa Cerapio (Foto: Divulgação)Largada do Cerapió acontece em Fortaleza na manhã desta terça-feira (Foto: Divulgação)
Vai ser dada a largada. Começa oficialmente, nesta terça-feira (28), a disputa do Cerapió 2014. Durante quatro dias de prova, pilotos de diversas modalidades irão desbravar os mais diferentes tipos de trilha nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. A largada oficial acontece em Fortaleza. A chegada será em Barreirinhas, uma das portas de entrada para a Rota das Emoções.
No primeiro dia de prova, carros, motos, motos-rally, UTV’s e quadriciclos irão percorrer 330 km entre Fortaleza e Jijoca, fazendo um caminho pelo litoral cearense. Na quarta-feira, o percurso será mais curto, com apenas 180 Km entre Jijoca e Viçosa, quando as praias darão lugar às serras e às trilhas estreitas. No terceiro dia de disputa, os participantes irão finalmente entrar no Piauí. Os 170 Km percorridos irão leva-los até Parnaíba, no coração do Delta do Parnaíba. Por fim, serão corridos os últimos 250 Km, que levarão de Parnaíba até Barreirinhas, com os veículos lutando contra as dunas dos lençóis maranhenses.
As bikes, claro, fazem um percurso diferente para obedecer os limites dos atletas. No primeiro dia, saindo de Caucaia, os ciclistas irão percorrer 120 Km até a praia de Flecheira, em Trairí. Na quarta-feira (29), um percurso de 77 Km entre Tianguá e Viçosa, onde irão pernoitar. No terceiro dia de provas, a fronteira Ceará e Piauí também será atravessada pelos ciclistas, que irão fazer 105 Km entre Viçosa e Cajueiro da Praia, no litoral piauiense. Já no último dia, será a hora pedalar pelas areias dos lençóis, entre Urbano Santos e Barreirinhas.
Cerapió (Foto: Doni Castilho/Divulgação)Campeões do ano passado aparecem como favoritos na edição de 2014 (Foto: Doni Castilho/Divulgação)
Favoritos sob duas rodas
Antes da largada, alguns atletas aparecem como favoritos. Os vencedores do ano passado aparecem como os principais candidatos ao pódio. Na bike, na última edição do Cerapió, os campeões foram, por categoria: Renata Rodrigues (Feminino), Elionai Costa (Sub-23), Tiago Emílio (Sub-30), Gilberto de Sousa (Sub-40), Marcelo Blanch (Over-40) e Marco Melo (Over-50).
Enquanto isso, nas motos, Guilherme Cascaes (Moto Master), Tiago Kudlavies (Sênior), Paolo Mussalém (Executivo), Péricles Dutra (Over-40), Heleno Gontijo de Sousa (Over-50), Vitor Yoshizumi Closs (Júnior), Misael Araujo Amariz (Novato) e Marcelo de Sousa Filho (Moto Rally) faturaram o título do ano passado e são favoritos nesta edição.
Bicampeão no Piocerá 2013 - Antonio Mato Pinho Jr., o Pezão  (Foto: Moises Saba)Bicampeão no Piocerá 2013, Pezão defende hegemonia no maior rali de regularidade (Foto: Moises Saba)
Ronco dos motores
Com a inclusão do rally como etapas do Brasileiro de Motos e de Carros 4x4, abrindo a temporada, o Cerapió 2014 atrai pilotos experientes e de alto nível de todo o país. Nos carros, vale atenção especial para a dupla Bráulio Ferreira e Breno de Almeida, que foram campeões da edição 2013 na categoria graduado especial e vêm para conquistar o bicampeonato este ano. Outros nomes fortes são os cearenses José Augusto e José Rufino, que também ficaram entre as primeiras posições em 2013, assim como o piauiense Maycon Gomes.
Nos quadriciclos, o atual campeão Antônio Matos de Pinho, mais conhecido como Pezão, também volta para manter a sua hegemonia. O maranhense terá como concorrentes os pilotos do Ceará, estado que tem tradição em brigar pelo pódio.  
Histórico
O primeiro Cerapió ocorreu nos dias 5, 6 e 7 de dezembro de 1987 com a participação de 36 duplas de diferentes estados brasileiros. No início, só haviam duas categorias: graduados e novatos. Nos anos seguintes, novas categorias foram sendo incorporadas à competição, incluindo até roteiros noturnos, muita areia e lama.
A estreia dos carros 4x4 foi em 1997. Foram 1380 km, 129 pilotos e navegadores participando da 10ª edição do Piocerá, entre os dias 23 e 26 de Janeiro de 1997. Nessa edição, houve a estreia da categoria carros 4x4 na regularidade, transformando o rali em um dos mais completos no cenátio nacional. Dois anos depois, a categoria Expedição, direcionada para quem não queria competir, somente aproveitar o rali, também foi integrada ao evento.
Piocerá - Primeiro dia - Bikes (Foto: Doni Castilho/DFotos)Primeira edição do Cerapio aconteceu em 1987. De lá para cá, mudanças que deixaram o rali mais competivio. Hoje há a participação de competidores de 23 estados (Foto: Doni Castilho/DFotos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário