Total de visualizações de página

sábado, 4 de janeiro de 2014

SÃO LUIS: ILHA DO TERROR. PRESOS COMANDAM ATAQUES A ÔNIBUS DO PRESÍDIO




Após ataques, cúpula da Segurança do 




Estado se reúne para definir ações


Secretário afirmou que haverá celeridade na prisão de criminosos.
Três ônibus foram incendiados na noite de sexta-feira (4), em São Luís.

Está programada para às 11h deste sábado (4) uma reunião com o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Zanoni Porto, a delegada-geral da Polícia Civil do Maranhão, Cristina Rezende, e o secretário de estado de Segurança, Aluísio Mendes, na sede da secretaria, em São Luís. A informação foi repassada pelo próprio secretário ao G1.
  •  
Ônibus incendiado na Avenida Ferreira Gullar (Foto: De Jesus/O Estado)Ônibus incendiado na Avenida Ferreira Gullar (Foto: De Jesus/O Estado)
Na noite dessa sexta-feira (3), três ônibus foram incendiados, um sofreu princípio de incêndio e uma delegacia foi alvo de tiros em São Luís. Ataques ocorreram após operação da Tropa de Choque no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, no Maranhão.

Ônibus incendiado no bairro João Paulo (Foto: De Jesus/O Estado)"O que vamos definir é celeridade na prisão de quem executou os ataques. A ordem partiu do presídio, mas quem executou está solto e nós vamos localizar. Desde ontem já intensificamos a presença da Polícia Militar nas ruas da cidade. As ações criminosas são uma resposta ao trabalho de moralização dos presídios, pois os detentos estão sentindo o espaço deles diminuído dentro das unidades prisionais. O Estado não vai retroceder nenhum segundo nas medidas", afirmou Aluísio Mendes.
Ônibus incendiado no bairro João Paulo (Foto: De Jesus/O Estado)
Noite de terror
De acordo com a Polícia Militar do Maranhão, pelo menos quatro ônibus foram alvo de ação criminosa - no João Paulo, em frente ao Colégio Batista, na Vila Sarney Filho (São José de Ribamar), na Ilhinha, na Avenida Ferreira Gullar e no Jardim América - foram alvos de incêndios ou tentativa de incêndios.
 Dos quatro ônibus alvos da ação de bandidos, dois foram totalmente destruídos pelo fogo (João Paulo e Ferreira Gullar). Um foi parcialmente incendiado, na Vila Sarney Filho. No Jardim América, houve princípio de incêndio. Fogo foi contido.
O Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar e o Serviço de Inteligência, de acordo com a SSP, foram deslocados para os bairros onde foram registradas as ocorrências. O assunto foi destaque no Jornal da Globo (veja no vídeo ao lado).

Além dos incêndios, a 9ª Delegacia de Polícia, localizada no bairro do São Francisco, foi alvejada com dois tiros. No momento do atentado, havia somente um vigilante no local, que não quis se identificar. Ninguém ficou ferido.

Militar executado
Também na noite de sexta-feira (3), o sargento reformado da Polícia Militar do Maranhão, Antônio César Serejo, foi morto a tiros, no Tibiri. O militar estava com a companheira em um bar.Ele ainda foi levado para o Hospital Municipal Clementino Moura, o Socorrão II, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo Aluísio Mendes, não há confirmação da ligação do assassinato com os ataques orquestrados por facções criminosas pela cidade. "Isso também será apurado neste sábado", concluiu.

A SSP emitiu nota sobre as ações criminosas realizadas na capital. Veja a nota na íntegra abaixo:

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que já identificou de onde saiu a ordem e quem as recebeu para a execução dos ataques ocorridos na noite desta sexta-feira (3), em São Luís, e já está trabalhando para  prender os envolvidos nos atos de vandalismo e violência.
A SSP ressalta que trabalha para garantir a segurança e a tranquilidade da população maranhense. Esclarece, ainda, que essas ações de bandidos são uma tentativa de reação às medidas adotadas, por meio da Polícia Militar, visando disciplinar, organizar e combater a criminalidade nas unidades prisionais da capital.
De acordo com o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), foram registrados quatro atos de vandalismo envolvendo ônibus coletivo, que foram incendiados, alguns parcialmente. O primeiro ocorreu no bairro João Paulo, onde cerca de 5 homens interceptaram o veículo, mandaram os passageiros descerem e atearam fogo. Houve atos também na Vila Sarney, Ilhinha e uma tentativa no Jardim América.
Em todas as ocorrências, as polícias Militar, Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados. O 9º Distrito Policial (São Francisco) também foi alvo dos bandidos, que dispararam tiros contra o prédio.
A SSP confirmou a morte do policial militar reformado Antonio Cesar Cerejo, no bairro do Maracanã, mas ainda não há indícios de que o crime esteja relacionado com os ataques.
Várias diligências estão sendo feitas neste momento, com reforço das operações, blitz e incursões do Sistema de Segurança em conjunto com as equipes de inteligência para localizar e prender os participantes destes atos criminosos. Imagens captadas pelo Sistema de Videomonitoramento também estão sendo analisadas pelas polícias e alguns envolvidos já foram identificados.
O Governo do Maranhão reafirma que não compactua com atos de violência e que continua agindo em conjunto com todos os setores e órgãos que atuam na defesa dos direitos humanos e daqueles que promovem a garantia da justiça e segurança.
Informa, ainda, que a Polícia Militar já está adotando providências complementares nas unidades prisionais de São Luís, como no Centro de Detenção Provisória (CDP), do Complexo Prisional de Pedrinhas.
Entre elas, estão a ampliação da vigilância com videomonitoramento; a intensificação das revistas nas celas; o aumento da fiscalização interna com o Batalhão de Choque e da fiscalização externa com rondas

Nenhum comentário:

Postar um comentário