Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de abril de 2013

LIGA DOS CAMPEÕES DA EUROPA: DEFINIDAS AS SEMIFINAIS


Lionel Messi liderou equipe na goleada de 4 x 0 sobre o Bayern de Munique nas quartas da temporada 2008/09
Lionel Messi liderou equipe na goleada de 4 x 0 sobre o Bayern de Munique nas quartas da temporada 2008/09 / Crédito: 
Miguel VIdal/Reuters

O sorteio da Uefa realizado nesta sexta-feira, na Suíça, definiu os confrontos da semifinal da Liga dos Campeões. Enquanto o Barcelona encara o Bayern de Munique, o Borussia Dortmund enfrenta novamente o Real Madrid, adversário da fase de grupos. Apesar de o histórico de duelos na competição europeia ser equilibrado, os clubes espanhóis têm boas recordações: conquistaram o título depois de eliminar os times alemães.
Na temporada 1997/98, o Real Madrid estava sedento para terminar com o jejum de 32 anos sem um título da Champions. Então, encontrou o Borussia na mesma semifinal. No primeiro jogo, no Santiago Bernabéu, os merengues venceram por 2 x 0, gols de Morientes e Karembeu. Na volta, empate sem gols no Signal Iduna Park e classificação à final do Real, que derrotou a Juventus na final com gol de Mijatovic.
Além desses jogos, os times se enfrentaram mais quatro vezes em fases de grupo. Em 2002/03, pelo Grupo C, o Real ganhou de 2 x 1 em casa, com gol de Ronaldo. A outra partida terminou empatada por 1 x 1.
Nesta edição da Champions, foi o Borussia quem levou a melhor e terminou na liderança do Grupo D, considerado o "grupo da morte", que ainda tinha Manchester City e Ajax, por reunir os campeões espanhol, inglês, holandês e alemão. Em Dortmund, o Borussia ganhou de 2 x 1 e arrancou um empate por 2 x 2 em Madrid.
No total, foram seis confrontos entre Borussia Dortmund x Real Madrid, com duas vitórias dos merengues, um triunfo do Borussia e três empates.
Barcelona x Bayern de Munique - O duelo entre o virtual campeão espanhol e o já campeão alemão promete ser um dos mais disputados. O retrospecto, no entanto, favorece o Bayern.
A única vez que o time culé derrotou os alemães de Munique foi na temporada 2008/09, quando o time, já liderado por Messi, derrotou o Manchester United na final e conquistou a "orelhuda". As equipes se encontraram nas quartas de final. Na ida, goleada sonora de 4 x 0 no Camp Nou, com gols de Eto'o, Henry e dois de Messi. Na volta, empate por 1 x 1, gols de Ribéry e Keita.
Os outros dois confrontos foram em 1998/99, pelo Grupo D. No Estádio Olímpico de Munique, vitória dos donos da casa por 1 x 0, gol de Stefan Effenberg. Na Espanha, novo triunfo alemão, desta vez por 2 x 1.
No total, foram quatro confrontos, com apenas uma vitória do Barcelona, um empate e dois triunfos do Bayern. No entanto, quando as equipes espanholas encontraram os rivais alemães desta edição na fase de mata-mata, tanto Barcelona quanto Real Madrid conquistaram o título. A final desta edição da Liga dos Campeões será disputada em jogo único no Estádio de Wembley, em Londres, em 25 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário