Total de visualizações de página

terça-feira, 30 de abril de 2013

SANTOS ESCALOU ATLETA IRREGULAR E FLA-PI QUER OS PONTOS E A CLASSIFICAÇÃO NA COPA DO BRASIL




Fla-PI recorre ao STJD e faz pedido


para Santos x Joinville ser suspenso


Flamengo perdeu para o Peixe na primeira fase da Copa do Brasil e quer punição ao time paulista alegando escalação irregular de Alan Santos

Jankel Costa - Presidente do Flamengo-PI (Foto: Josiel Martins/GLOBOESPORTE.COM)Jankel Costa acredita que Fla-PI consiguirá eliminar 
Santos nos tribunais (Foto: Josiel Martins)
A polêmica pela suposta irregularidade na escalação do volante Alan Santos na partida entre Flamengo-PI e Santos, realizada em Teresina (PI) e válida pela primeira fase da Copa do Brasil, ganhou mais um capítulo na manhã desta segunda-feira (29). O clube rubro-negro anunciou que entrou com um pedido no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o órgão suspenda a partida entre Santos e Joinville, marcada para o dia 8 de maio, às 22 horas, na Arena Joinville, em Santa Catarina. A intenção é que a partida seja cancelada enquanto o caso não seja julgado.
O clube piauiense alega que o volante Alan Santos atuou de maneira irregular no jogo de ida entre as duas equipes na primeira fase da competição. Por isso, pede a eliminação do time santista. O jogador, de acordo com a denúncia protocolada à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), deveria cumprir suspensão automática na partida, pois foi expulso no último jogo do Peixe no Campeonato Brasileiro de 2012. A equipe paulista, contudo, nega irregularidade.   
- Já encaminhamos à CBF a denúncia e entramos no STJD com o pedido de efeito suspensivo para que a partida do Santos na segunda fase da Copa do Brasil seja adiada até que haja uma decisão concreta. Caso o jogo com o Joinville acontecesse, deixaria a situação um pouco mais complicada. Fizemos o pedido e esperamos que a lei aconteça. Cópias das súmulas e exemplos de outros casos foram anexados ao processo. A expectativa é que nosso clube seja beneficiado – explicou Jankel Costa, presidente do clube. 
O advogado do Santos, João Vicente Gazolla, contestou a denúncia e disse que o clube não foi comunicado oficialmente.
- Eu não vejo sentido, mas é aquilo, vamos esperar receber alguma coisa. Não vejo sentido para anular o jogo. Não estou sabendo de nada. Isso (denúncia) foi falado na sexta-feira, mas como já esclareci, ele (Alan Santos) tinha plenas condições. Acho que é mais um desespero deles, mas vamos aguadar.
A denúncia do Flamengo-PI, encaminhada à CBF por meio da Federação de Futebol do Piauí (FFP), na última sexta-feira (26), é embasada no artigo 58 do Regulamento Geral das Competições da CBF: “O atleta que for expulso de campo ou do banco de reservas ficará automaticamente impedido de participar da partida subsequente, independentemente de decisão da Justiça Desportiva no julgamento da infração disciplinar”.
Alan Santos jogou a última rodada do Brasileirão contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, no dia 1º de dezembro do ano passado. Na súmula, o árbitro da partida, Guilherme Correia de Lima, relatou que o volante “calçou a perna do adversário” e recebeu o segundo cartão amarelo, sendo expulso posteriormente.
Utilizando o Código Brasileiro de Justiça Desportiva, o presidente do Flamengo-PI, Jankel Costa, considera que Alan Santos estaria impedido de atuar na estreia do Peixe na Copa do Brasil. No duelo contra o rubro-negro, o volante foi o escolhido para substituir Arouca na estreia santista na competição.
neymar santos flamengo-pi (Foto: Moisés Saba/VIPCOMM)No jogo de ida, Santos empatou em 2 a 2 com o Flamengo-PI no Albertão (Foto: Moisés Saba/VIPCOMM)
Presidente do TJD-PI analisa situação
O presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI), José do Egito, deu respaldo ao pedido do Flamengo-PI para eliminação do Santos na Copa do Brasil.
- É a aplicação da lei. Não há outra interpretação. O jogador atuou de forma irregular e o clube santista tem que ser punido - considerou.
Para José do Egito, a atuação do jogador na partida realizada no dia 10 de abril – data do empate entre Flamengo-PI e Santos no Estádio Albertão – feriu o artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que considera: “Quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição, campeonato ou torneio em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida, prova ou equivalente subsequente de competição, campeonato ou torneio realizado pela mesma entidade de administração ou, desde que requerido pelo punido e a critério do Presidente do órgão judicante, na forma de medida de interesse social”. Em tese, segundo José do Egito, Alan Santos não deveria jogar em Teresina.
- Esse artigo mostra que a suspensão de Alan Santos deveria ser feita na outra partida do Brasileiro, mas como foi a última a suspensão deveria ocorrer na primeira partida oficial da CBF. Ele não cumpriu, jogou em Teresina. Em Santos, assinou a súmula e também não cumpriu a suspensão. Além disso, o artigo 214 diz que a pena por escalar um jogador irregular é a perda de pontos, independente dos resultados. Consequentemente, assim interpretado, a vaga é do Flamengo-PI. 
Em Teresina, Flamengo-PI e Santos empataram em 2 a 2 no Estádio Albertão. Na Vila Belmiro, o Peixe garantiu classificação para a segunda fase após vencer pelo placar de 2 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário