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segunda-feira, 1 de abril de 2013

PROJETO GESTÃO NOTA 10 EM TRIZIDELA DO VALE


CONHECENDO: PROJETO GESTÃO NOTA 10 MUNICIPAL

PREFEITURA DE TRIZIDELA DO VALE EM AÇÃO 
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO 
PROJETO GESTÃO NOTA 10 MUNICIPAL 
COORDENADORA: PROFESSORA SÔNIA ABREU 
PRÊMIO MUNICIPAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR 

APRESENTAÇÃO 

O Prêmio visa contribuir para que as escolas passem a incorporar uma cultura de autoavaliação de seu processo de gestão, assim como para destacar e disseminar boas práticas de gestão. 

Serve como instrumento de sensibilização, motivação e orientação para o avanço da gestão escolar, sobretudo nas questões que estabelecem a melhoria dos níveis de aproveitamento dos alunos. 

DECISÃO COLETIVA 

O preenchimento dos itens avaliativos do Instrumento de Autoavaliação, anexo ao Manual, deve ser feito após reflexão e consenso da comunidade escolar sobre os aspectos a serem avaliados. 

Participe deste processo! A Autoavaliação constitui estratégia imprescindível da gestão escolar que busca construir sua competência e melhorar a escola. 

DEFINIÇÃO 

1 - O Prêmio Municipal de Referência em Gestão Escolar é um estímulo à melhoria do desempenho da escola e o sucesso da aprendizagem dos alunos, pela identificação e reconhecimento, como referência Municipal, de estabelecimentos escolares que estejam desenvolvendo práticas eficazes de gestão. 

OBJETIVOS 

O Prêmio foi instituído para atingir os seguintes objetivos: 

a) estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola, tendo como foco o compromisso com uma aprendizagem de qualidade; 

b) valorizar as escolas públicas municipais que se destaquem por iniciativas e experiências inovadoras e bem sucedidas de gestão escolar; 

c) apoiar o desenvolvimento de uma cultura de autoavaliação da gestão escolar; e 

d) incentivar o processo de melhoria contínua na escola, pela elaboração de planos de ação, tendo como base a sua auto-avaliação 

PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS 

O Prêmio está aberto à participação de todas as escolas da rede pública, municipal, — educação infantil, ensino fundamental regular, e na modalidade de educação de jovens e adultos que realizem o processo de autoavaliação, respeitando as orientações deste Regulamento. 

Para candidatar-se ao Prêmio, a escola deve apresentar os seguintes documentos: 

a) o Instrumento de Autoavaliação, completamente preenchido, em todos os itens de avaliação, com listagem das ações e processos implementados em relação a cada item (instrumento em anexo neste Manual); 

b) justificativa da candidatura ao Prêmio, seguindo o item 3 das orientações para a realização da autoavaliação, deste Manual (de cinco a seis páginas); 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA 

Descrição documentada e análise interpretativa das principais ações listadas no Instrumento de Autoavaliação, incluindo ilustrações a essa análise, como fotografias que podem ser impressas ou xerocopiadas (no máximo 30 fotos), mapas estatísticos, tabelas, gráficos, relatórios, atas de reuniões etc., devidamente interpretados; 

PLANO DE MELHORIA

AJUDA MEMÓRIA 

l Plano de melhoria da escola (de três a seis páginas), a partir das análises feitas na auto-avaliação (ver o item 4- pág. 19 deste Manual); e 

l a ajuda memória do processo de auto-avaliação realizado na escola, devidamente assinado pelos membros do conselho escolar, com identificação do segmento da comunidade escolar que representam; 

CONSELHOS ESCOLARES 

Para realizar a Autoavaliação, a escola mobiliza o seu Conselho Escolar ou órgão equivalente, integrado por representantes de todos os segmentos da sua comunidade, de modo que essa Autoavaliação seja realizada de forma abrangente, participativa e dinâmica. 

O CONSELHO ESCOLAR EXERCE AS SEGUINTES ATRIBUIÇÕES: 

a) realizar o processo de auto-avaliação no âmbito da unidade escolar; 

b) propor um plano de melhoria da gestão da escola, a partir da avaliação realizada; 

c) organizar a documentação necessária à apresentação da candidatura; e 

d) encaminhar a candidatura da escola para o Comitê Municipal. 

INSTÂNCIAS DE DELIBERAÇÃO, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO 

a) os conselhos escolares; 

b) o comitê municipal; 

Comitê Municipal é formado, no mínimo, por representantes. 

a) da Secretaria Municipal da Educação; 

b) do SINDSERTV; 

c) da Câmara Municipal Legislativa; 

d) do poder Executivo; 

e) de universidades públicas; 

f) do poder judiciário; 

g) da Secretaria de assistência social. 

DIMENSÕES DE AVALIAÇÃO 

a) gestão de resultados educacionais; 

b) gestão participativa; 

c) gestão pedagógica; 

d) gestão de pessoas; 

e) gestão de serviços de apoio, recursos físicos e financeiros. 

PROCESSOS DE AVALIAÇÃO 

A avaliação deve orientar-se pela observação dos seguintes aspectos: 

a) foco da gestão escolar, traduzindo o esforço consistente das diversas ações para elevar os índices de aproveitamento, aprovação, permanência e sucesso dos alunos e para a melhoria contínua da aprendizagem, devidamente evidenciado em gráficos e tabelas indicando a evolução dos dados nos últimos dois anos; 

b) esforço, criatividade e inovação da escola, na busca de superar-se continuamente, mediante estratégias e alternativas diversificadas de gestão e de resolução de problemas; consistência e unidade de orientação entre ações e processos inovadores adotados pela gestão escolar; 

c) inserção da escola na comunidade e vice-versa, demonstrando uma ampla articulação, sensibilidade, abertura e adoção de medidas de integração e complementaridade; 

d) demonstração de práticas de gestão democrática na escola, com o funcionamento pleno de seus mecanismos de gestão colegiada, envolvendo a participação dos pais, professores, funcionários e alunos no processo de tomada de decisão; 

e) demonstração da capacidade de reflexão crítica sobre a prática da escola, refletida na descrição analítica apresentada e organização dos documentos para o Prêmio; e 

f) proposição clara de um plano de melhoria, tendo por base as análises realizadas na auto-avaliação, com vista à superação de desafios identificados, assim como à melhoria de processos e seus resultados 

Calendário e prazos 

a) divulgação municipal local: 20 à 31 de março/2013; 
b) encaminhamento das candidaturas das escolas na SEMED: de 01 a 30 de abril/2013; 
c) encaminhamento dos documentos para analise e avaliação pelo Comitê Municipal: de 1º a 30 de novembro/2013; 
d) avaliação final, pelo Comitê Municipal, das escolas : de 01 a 20 de fevereiro/2014; 

Premiação da escola vencedora: 25 de fevereiro de 2014

Sugestões. 

1º colocado: R$ 15.000,00 
2º colocado: R$ 10.000,00 
3º colocado: R$ 5.000,00 

CONSIDERAÇÕES GERAIS 

As escolas que concorrem ao Prêmio aceitam o estabelecido neste Regulamento e concordam, implicitamente, com a divulgação dos resultados e dos relatos pertinentes à sua experiência. 

Os casos omissos serão resolvidos pelo Comitê Municipal.. 

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Trizidela do Vale – Ma.

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