Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de maio de 2016

CULTURA MARANHENSE DE LUTO: MORRE PAPETE!

Morre, às vésperas da festa junina, o cantor e instrumentista maranhense Papete

  •  
  •  
O artista estava internado em São Paulo, desde o início deste ano, para tratamento de um câncer de próstata. O cantor Papete, de 68 anos, morreu na madrugada desta quinta-feira (26), seu corpo será velado em São Luís
A notícia da morte de Papete foi divulgada no início da madrugada desta quinta (26), no perfil do cantor no Facebook.
A notícia da morte de Papete foi divulgada no início da madrugada desta quinta (26), no perfil do cantor no Facebook. (Foto: Divulgação)
SÃO LUÍS – Morreu, na madrugada desta quinta-feira (26), o cantor e instrumentista maranhense Papete Viana, aos 68 anos. O artista estava internado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo, desde o início deste ano para tratamento de um câncer de próstata.

A notícia da morte de Papete foi divulgada no início da madrugada desta quinta (26), no perfil do cantor no Facebook. O texto, divulgado pela família do instrumentista, afirma que o corpo de Papete será velado em São Luís, para que o artista maranhense receba as últimas homenagens na capital em que tanto encantou com seu talento.

A doença
Papete descobriu o câncer no início do ano e foi internado em um hospital de São Paulo. Em fevereiro, a família do cantor chegou a desmentir boatos de que ele estava em estado terminal da doença, em comunicado divulgado pela esposa e pela filha do artista.
Já no mês de março, o próprio Papete usou as redes sociais para agradecer aos amigos, fãs e admiradores, que estavam torcendo pela sua recuperação.
E, no último dia 16, parentes do cantor anunciaram, por meio das redes sociais, que Papete não faria shows durante o São João, pois, ainda estava internado e não tinha previsão de alta. A notícia entristeceu os amantes da cultura maranhense, já que Papete era figura marcante no período junino no Maranhão.
Carreira Com quase 40 anos de carreira musical, José de Ribamar Viana, conhecido artisticamente como Papete, era natural de Bacabal no Maranhão. Ele marcou o cenário musical com a valorização dos ritmos brasileiros e maranhenses, além de sua performance na percussão, o que lhe rendeu prêmios nacionais e internacionais.
O artista chegou a trabalhar em parceria com diversos artistas do país, entre eles Toquinho, Tom Jobim e Rita Lee. Um dos últimos trabalhos de Papete foi a obra “Os Senhores Cantadores, Amos e Poetas do Bumba Meu Boi do Maranhão”, lançado em maio de 2015. O livro é um acervo completo, único e inédito de entrevistas, fotos, pesquisas e demais detalhes sobre aqueles que fizeram e fazem acontecer essa manifestação cultural.
Saiba mais sobre a obra: Papete conta a história do bumba meu boi em livro
Por meio de nota, a ex-governadora do Maranhão Roseana Sarney lamentou a morte de Papete. Para ela, o cantor maranhense marcou o país com grandes canções e tornou inesquecível a festa junina.
Veja a nota de pesar na íntegra
"O Brasil perde um grande artista. Músico, percussionista de fama internacional, compositor e intérprete, nos deu grandes canções e tornou inesquecível a festa junina, especialmente aqui no Maranhão. Meu amigo pessoal, hoje é um dia de muita tristeza para mim e para todos que com ele conviveram. Que Deus conforte a família, os amigos, e que Papete siga em paz."
O governador do Maranhão, Flávio Dino, também se manifestou sobre a morte de Papete. Dino destaca que o maranhense deixou "um legado imensurável para a cultura".
Veja a nota na íntegra
O Governo do Maranhão manifesta pesar e se solidariza com os familiares, amigos e fãs de José de Ribamar Viana, o Papete, falecido na madrugada de hoje (26), aos 68 anos.
Natural de Bacabal, Papete mudou-se para São Paulo ainda jovem, aos 18 anos. Na capital paulista foi consagrado como cantor, percussionista e compositor de reconhecimento nacional e internacional, sem nunca deixar de prestigiar a sua terra natal.
Papete deixa esposa e duas filhas, além de um legado imensurável para a cultura maranhense.
Por meio de nota, a Prefeitura de São Luís decretou luto oficial de três dias pela morte do cantor.
Veja a nota na íntegra
A Prefeitura de São Luís decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do cantor, compositor e percussionista José de Ribamar Viana, o Papete, 68 anos, que morreu nesta quinta-feira (26), em São Paulo.
Papete era natural da cidade de Bacabal e marcou época levando a música maranhense para todo país, por meio do disco Bandeira de Aço, em 1978. O cantor foi um dos maiores representantes da música popular maranhense e uma das atrações mais populares da programação dos festejos juninos de São Luís.
O prefeito Edivaldo se solidariza com a família, amigos e admiradores, desejando que Deus conforte os corações, neste momento de dor, transformando-a em fé e esperança.

FONTE: IMIRANTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário