Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2016

"Splash Brothers" consolidam virada, e Warriors buscam dinastia na NBA

Stephen Curry e Klay Thompson lideram o time na vitória por 96 a 88 sobre o Oklahoma City Thunder, fecham a série e vão encarar os Cavaliers de LeBron na decisão

Por Oakland, EUA
O jogo 7 de uma série de playoff da NBA, a liga americana de basquete, é especial. É a única vez em que os dois times em quadra enfrentam a eliminação, o momento dos grandes jogadores mostrarem poder de decisão. Stephen Curry e Klay Thompson provaram sua capacidade na hora em que o peso da responsabilidade cai sobre quem mais tem condição de absorvê-la. Nesta segunda-feira, apresentaram suas principais armas, acertaram as bolas de três que deram a eles o apelido de "Splash Brothers" e lideraram o Golden State Warriors na vitória por 96 a 88 sobre o Oklahoma City Thunder, em Oakland, fechando a final da Conferência Oeste em 4 a 3. Colocaram o atual campeão na segunda decisão consecutiva contra o Cleveland Cavaliers de LeBron James, que começa quinta-feira, em Oakland.
+ Confira a tabela e os resultados dos playoffs da NBA 
+ NBA League Pass: assine e assista a jogos ao vivo! 

+ Veja os produtos oficiais na Loja NBA.com
Stephen Curry comemora a vitória na série contra o Thunder (Foto: Getty Images)Stephen Curry comemora a vitória na série contra o Thunder (Foto: Getty Images)
Assim como no jogo 6, as bolas de três fizeram a diferença. No total, os Warriors acertaram 17 em 37 tentativas, contra sete em 27 do rival. Curry fez 36 pontos, sua maior marca no confronto, e Thompson colaborou com 21. Superaram a parceria formada por Russell Westbrook e Kevin Durant, que terminaram o jogo com 19 e 27 pontos, respectivamente. O resultado final selou a 10ª virada em 233 confrontos de playoffs no qual um time chegou a estar vencendo por 3 a 1, apenas o terceiro em uma decisão de conferência, a primeira no Oeste.

O nervosismo de um jogo no qual a eliminação está em questão é normal. No entanto, o Thunder, depois de perder a chance de definir a série em casa, mostrou um conforto incomum para quem entra em quadra para enfrentar os Warriors como visitante. Se no sábado Durant não acertou a mão, desta vez começou quente, perfeito no primeiro quarto. Ele comandou um time mais equilibrado ofensivamente, apesar de o aproveitamento nos arremessos de uma forma geral ainda estar longe do ideal.

Curry também entrou em um ritmo diferente do jogo anterior quando levou mais de 16 minutos para fazer seus primeiros pontos. Rapidamente, ele acertou duas bolas de três e liderou o time que sentiu falta da eficiência de Klay Thompson no período de abertura do confronto. Com isso, o Thunder conseguiu terminar à frente, vencendo por 24 a 19, mas com muito tempo pela frente.

Como parte dos sistema, Curry começou o segundo quarto no banco de reservas. Os Warriors tiveram dificuldades para pontuar e fizeram apenas três pontos nos primeiros cinco minutos. O Thunder aproveitou e abriu vantagem, chegando a colocar 13 pontos (35 a 22), contando com o bom aproveitamento do pivô turco Enes Kanter.
Russell Westbrook senta na quadra diante de mais uma derrota (Foto: Getty Images)Russell Westbrook senta na quadra diante de mais uma derrota (Foto: Getty Images)
O técnico Steve Kerr pediu tempo, e Curry voltou. Mas quem fez os Warriors reagirem foi Thompson. Depois de um primeiro quarto apagado, ele acertou três arremessos seguidos de três pontos e reduziu a diferença para quatro pontos (37 a 33) com quatro minutos pela frente, obrigando o rival a parar o jogo. O Thunder, então, conseguiu manter a liderança do placar, chegou a abrir novamente mais de 10 pontos e terminou o segundo quarto com a vantagem de 48 a 42.

O Thunder continuou dando a impressão de domínio do jogo, com mais volume, especialmente dentro do garrafão. No entanto, assim como no jogo 6, as bolas de três pontos dos Warriors continuaram a cair, com Thompson e Curry, e fizeram o time retomar a liderança do placar (57 a 54) a 6m24 do fim do terceiro quarto, o que só havia conseguido quando Green marcou os dois primeiros pontos do confronto.
Anderson Varejão comemora a posse de bola para os Warriors (Foto: Reuters)Anderson Varejão comemora a posse de bola para os Warriors (Foto: Reuters)
Atrás no marcador, o Thunder passou a cometer erros. Durant e Westbrook perderam a tranquilidade e não conseguiram encontrar espaços para pontuar. Os Warriors souberam aproveitar o momento e começaram a abrir vantagem. Até Leandrinho e Anderson Varejão, que pouco jogaram, pontuaram no terceiro quarto, e o time fechou o período em 71 a 60.

Mesmo depois de ficar 13 pontos atrás, o Thunder continuou lutando, apesar da dificuldade de Durant e Westbrook. Com uma cesta de três de Ibaka, o time reduziu a diferença para quatro pontos (73 a 69), faltando 8m30 para o fim do jogo. No entanto, o time sentiu o peso de utilizar apenas dois jogadores do banco com tempo efetivo em quadra e não teve forças para consolidar uma reação. Thompson e Curry continuaram com a mão quente e mantiveram uma vantagem confortável para segurar uma última tentativa de reação do rival e mostrar a força de um time que pulverizou recordes durante a temporada, chegando a sua segunda final consecutiva em busca de uma dinastia na NBA.
a série
Jogo 1 - 16/5, Warriors 102 x 108 Thunder, em Oakland
Jogo 2 - 18/5, Warriors 118 x 91 Thunder em Oakland
Jogo 3 - 22/5, Thunder 133 x 105 Warriors, em Oklahoma
Jogo 4 - 24/5, Thunder 118 x 94 Warriors, em Oklahoma
Jogo 5 - 26/5, Warriors118 x 111 Thunder, em Oakland
Jogo 6 - 28/5, Thunder 101 x 108Warriors, em Oklahoma
Jogo 7 - 30/5, Warriors 96 x 88 Thunder, em Oakland

Nenhum comentário:

Postar um comentário