Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Astro espanhol, Pau Gasol cogita não vir ao Brasil por medo do vírus da zika

Em artigo escrito no jornal "El País", pivô do Chicago Bulls afirma manter contato com especialistas da área de saúde e critica a falta de cobrança da imprensa europeia

Por Espanha
Pau Gasol basquete Espanha (Foto: EFE)Pau Gasol está incomodado com a epidemia do vírus da zika no Brasil (Foto: EFE)
Ícone da melhor geração espanhola de basquete da história, Pau Gasol colocou em dúvida sua participação nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro por causa da epidemia do vírus da zika. Em artigo publicado na edição desta segunda-feira do jornal "El Pais", o pivô do Chicago Bulls declarou que está refletindo se vale a pena colocar em risco a sua saúde, além de amigos e familiares.
- A Olimpíadas é o evento com mais significância e importância para qualquer atleta. Não participar de uma seria devastador para um atleta de alto nível, que tem dedicado sua vida a esses minutos ou mesmo segundos de competição. Mas, com a saúde não se joga. E não falo apenas da saúde de cada atleta, mas também dos fãs, das famílias que vêm para apoiar os atletas, das famílias que vão voltar, uma vez terminada a competição, e do futuro de seus filhos ou filhas. Temos de tomar decisões e medidas para garantir que o sonho olímpico não se torne um pesadelo de saúde - escreveu.

Pau Gasol revelou que outros desportistas de seu país estão cogitando não participar do maior evento esportivo do planeta.
- Não seria uma surpresa para mim se alguns atletas não participarem dos Jogos para evitar colocar sua saúde e de seus familiares em risco.

Duas vezes medalha de prata, Olimpíadas de Pequim (2008) e Londres (2012), Gasol tem 35 anos e, possivelmente, a edição carioca será - ou seria - sua última chance do ouro. Pau destacou ter mantido conversas com especialistas americanos e espanhóis e tomado conhecimento do risco da epidemia. Inclusive, criticou a falta de informações por parte da imprensa local.
- Me surpreende o pouco eco que esta epidemia está recebendo nos veículos de comunicação e no debate público. Felizmente, organizações tão importantes, tais como o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), que trabalham continuamente para analisar a evolução deste vírus, entre outros, estão compartilhando publicamente algumas informações que devemos considerar - reclamou.
Neste sábado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) rejeitou a proposta de um grupo de 150 cientistas e médicos pedindo o adiamento ou a mudança de sede da Olimpíada e afirmou não haver risco à saúde pública para justificar tais medidas. Os especialistas alegavam que a disseminação do vírus da zika no Rio de Janeiro poderia ganhar escala global por causa dos Jogos.
basquete pau gasol espanha EUA Londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Pau Gasol em ação na decisão olímpica de Londres, em 2012, contra os Estados Unidos (Foto: Agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário