Total de visualizações de página

sábado, 21 de maio de 2016

Ricardinho é o melhor do mundo pela 3ª vez; Amandinha lidera mulheres

Aos 30 anos, ala português do InterMovistar desbanca espanhol Miguelín e brasileiro Gadeia na categoria mais badalada do Agla Futsal Awards. Higuita é goleiro do ano

Por Rio de Janeiro
Pela terceira vez o craque Ricardinho venceu a eleição anual de melhor jogador do mundo promovida pelo site Futsal Planet (assista ao golaço marcado pelo ala na partida contra a Sérvia, pela Uefa Euro Futsal, em fevereiro). O português de 30 anos deixou o espanhol Miguelín com a segunda colocação. O brasileiro Gadeia ficou em terceiro na disputa da categoria mais nobre do Agla Futsal Awards. Destaque da seleção portuguesa e da sua equipe, o InterMovistar (Espanha), Ricardinho já havia levado o prêmio em 2010 e 2014.
Na categoria melhor goleiro de 2015, o brasileiro naturalizado cazaque Léo Higuita ficou com o prêmio. O vice foi para o espanhol Paco Sedano e o terceiro lugar para o italiano Stefano Mamarella. Além de Higuita, apenas mais uma categoria do Agla Futsal Awards ficou com o Brasil. Trata-se do prêmio de melhor jogadora do mundo, vencido por Amandinha, um dos destaques da conquista do título mundial da seleção brasileira feminina, no ano passado.
Amandinha seleção brasileira de futsal feminino (Foto: Naiara Gresta/CBFS)Amandinha foi eleita a melhor jogadora do mundo (Foto: Naiara Gresta/CBFS)
SAIBA MAIS+ Falcão elege Ricardinho como novo rei do futsal: "Bastão já está com ele"
A Espanha foi o país com mais vencedores no Agla Futsal Awards 2015. Jose Venancio Lopez venceu a categoria melhor técnico de seleções, Jesús Velasco Tejada foi eleito o melhor treinador de clubes, Adolfo Fernández ficou com o troféu de melhor jogador jovem e Buélen Marzo levou o prêmio de melhor goleira. Não bastassem os atletas premiados, a Espanha ainda foi eleita a melhor seleção do mundo em 2015, com o Brasil ficando em segundo e o Cazaquistão em terceiro. Sem contar no InterMovistar, vencedor na categoria melhor equipe do ano passado.
Ricardinho Portugal Espanha Uefa Euro Futsal (Foto: Divulgação/Sportsfile)Ricardinho é abraçado após marcar um gol por Portugal na Uefa Euro Futsal (Foto: Divulgação/Sportsfile)
Realizado desde 2000, o Agla Futsal Awards escolhe os candidatos aos prêmios das diversas categorias através de um colegiado formado por jornalistas e personalidades da área. A partir de então, uma votação aberta é feita através do site Futsal Planet. Em sete vezes o prêmio de melhor jogador do mundo ficou com um brasileiro. Manoel Tobias levou o troféu em 2004, 2006, 2011 e 2012. Manoel Tobias em 2000, 2001 e 2002. Schumacher em 2008.
O Agla Futsal Awards é uma premiação independente da Fifa, que escolhe o melhor jogador do mundo sempre após os Mundiais, realizados de quatro em quatro anos. Em 2012, o brasileiro Neto ficou com o troféu, conquistado por Falcão em 2004 e 2008. A próxima Copa do Mundo Fifa acontece em setembro, na Colômbia. Nesta quinta, foram sorteados os grupos da primeira fase, em cerimônia realizada em Medellín.

Nenhum comentário:

Postar um comentário