Total de visualizações de página

sábado, 28 de maio de 2016

NBA: LeBron domina os Raptors, coloca os Cavs na final e supera Michael Jordan

Jogador marca 33 pontos na vitória por 113 a 87, chega a sua sétima decisão, a sexta seguida, e espera Thunder ou Warriors em busca do primeiro título de Cleveland

Por Toronto, Canadá

O domínio do Cleveland Cavaliers foi incontestável na Conferência Leste da NBA, a liga americana de basquete, desde o começo da temporada regular. Nos playoffs, continuou com duas varridas sobre Detroit Pistons e Atlanta Hawks. Nesta sexta-feira, mesmo fora de casa, com LeBron James quase todo o tempo em quadra e as bolas de três calibradas, o time sacramentou uma classificação mais do que esperada para a final da competição ao vencer por 113 a 87 o Toronto Raptors e fechar a série melhor de sete jogos por 4 a 2. Agora, o time espera o vencedor do Oeste, que pode ser definido neste sábado em caso de vitória do Oklahoma City Thunder, que lidera o confronto com o Golden State Warriors por 3 a 2 e joga em casa. O SporTV transmite ao vivo às 22h (de Brasília), e o SporTV.com acompanha em tempo real.

A vitória colocou LeBron na sétima final de sua carreira na NBA, a sexta seguida, superando em número de decisões de nomes como Michael Jordan, Scottie Pippen, Tim Duncan e Danny Ainge. Em decisões consecutivas, tornou-se apenas o oitavo a alcançar o feito, igualando sete jogadores do Boston Celtics dos anos 60. Ele jogou 41 minutos, marcou 33 pontos, pegou 11 rebotes e e deu seis assistências. Foi o protagonista que se espera, contando ainda com 30 pontos de Kyrie Irving e 20 de Kevin Love, superando a boa atuação de um valente Kyle Lowry, com 35 pontos para os Raptors. Como time, os Cavaliers dominaram as bolas de três, com 17 acertos em 31 tentativas, contra apenas oito em 25 do rival.
LeBron faz a enterrada na vitória dos Cavaliers sobre os Raptors fora de casa (Foto: Reuters)LeBron faz a enterrada na vitória dos Cavaliers sobre os Raptors fora de casa (Foto: Reuters)
LeBron mostrou rapidamente o que estava disposto a fazer em quadra. Com cestas de três e uma bela enterrada completando uma ponte-aérea de Kyrie Irving, ele comandou os Cavaliers desde os minutos iniciais, deixando para trás o domínio dos Raptors nos jogos 3 e 4 da série no passado. Com 14 pontos no primeiro quarto, fez o time abrir uma vantagem que chegou a ser de 11 pontos para fechar o período vencendo por 31 a 25.

Apesar do domínio dos Cavaliers no começo, houve momentos quentes que colocaram a torcida de Toronto no clima do confronto. Primeiro uma falta de ataque de Tristan Thompson em Kyle Lowry, depois Bismack Biyombo acertou Kevin Love com o cotovelo e foi punido com uma falta flagrante, a quarta deles nos playoffs, que o suspenderia automaticamente de um eventual jogo 7.
LeBron James voa para a enterrada diante de Bismack Biyombo (Foto: Reuters)LeBron James voa para a enterrada diante de Bismack Biyombo (Foto: Reuters)
No começo do segundo quarto, foi a vez de Jonas Valanciunas atingir com o cotovelo a costela de Richard Jefferson, que reagiu com o dedo em riste. Os dois e Patrick Patterson receberam faltas técnicas. Com os nervos dos jogadores mais controlados, o jogo seguiu com os Cavaliers à frente.

LeBron ficou fora de quadra apenas 37 segundos nos dois primeiros quartos (assista aos melhores momentos do astro no vídeo abaixo). Ele continuou dominando o jogo. Deu um belo toco em Lowry e, junto com o time, teve um aproveitamento acima do normal para as bolas de três. Sem resposta dos Raptors, os Cavaliers terminaram o período vencendo por 55 a 41, a sua maior vantagem até então.

Apesar do pouco descanso, LeBron continuou esbanjando disposição defensiva e ofensiva. No terceiro quarto, ganhou ainda o auxílio de Irving, que marcou 12 pontos no período e ajudou os Cavaliers a aumentar a vantagem no jogo, que chegou a 21 pontos, e deixar a classificação para a final da NBA cada vez mais próxima.
Kyrie Irving encarar a marcação de DeMarre Carroll e leva os Cavs ao ataque (Foto: Reuters)Kyrie Irving encarar a marcação de DeMarre Carroll e leva os Cavs ao ataque (Foto: Reuters)
No entanto, na reta final do terceiro quarto, Lowry despertou. Ele marcou 15 pontos seguidos para os Raptors nos últimos três minutos, incluindo três lances-livres com menos de um segundo por jogar para reduzir a diferença para 12 pontos. Os Cavaliers fecharam o perído ainda vencendo por 86 a 74 e com LeBron descansando um total de um minuto e 14 segundos dos 36 minutos jogados.

Técnico dos Cavaliers, Tyronn Lue não perdeu tempo e começou o último quarto com LeBron em quadra para fechar a série. Ele assumiu a responsabilidade de carregar o time de um lado a outro da quadra, jogando dentro e fora do garrafão, pegando rebotes e achando os companheiros em melhor posição. Não permitiu a maior aproximação dos rivais e terminou com a coroa de Rei do Leste, conquistando o título da conferência pela sexta vez seguida com a vitória por 113 a 87 e a esperança de encerrar a espera de Cleveland pelo primeiro anel de campeão da NBA.
a série
Jogo 1 - 17/5, Cavaliers 115 x 84 Raptors, em Cleveland
Jogo 2 - 19/5, Cavaliers 108 x 89 Raptors, em Cleveland
Jogo 3 - 21/5, Raptors 99 x 84 Cavaliers, em Toronto
Jogo 4 - 23/5, Raptors105 x 99 Cavaliers, em Toronto
Jogo 5 - 25/5, Cavaliers 116 x 78 Raptors, em Cleveland
Jogo 6 - 27/5, Raptors 113 x 87 Cavaliers, em Toronto

Nenhum comentário:

Postar um comentário