Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Warriors: só nove times viraram séries perdidas por 3/1. Saiba quais foram!

Situação do OKC é a mesma de 96.1% das equipes que avançaram. No ano passado, Houston foi último a inverter quadro negativo contra Clippers. Em 96, Suns tinha o MVP

Por Rio de Janeiro
Steve Kerr Golden State Warriors (Foto: Getty Images)Steve Kerr terá a dura missão de conduzir o Golden State a ser o 10ª time a virar uma série por 3-1 (Foto: Getty Images)
A derrota para o Oklahoma City Thunder na noite da última terça-feira complicou a vida do atual campeão da NBA, Golden State Warriors. Para continuar sonhando com o bicampeonato, a turma de Stephen Curry precisará fazer o que poucas conseguiram na história da Liga: tirar uma desvantagem por 3 a 1.
Das 232 séries que chegaram ao quinto encontro com este placar, apenas nove foram viradas. Desta maneira, o OKC vive uma situação confortável, a mesma de 96.1% dos times que avançaram.
A última vez que o improvável aconteceu não faz muito tempo. Em 2015, James Harden liderou o Houston Rockets contra o Los Angeles Clippers. Em 1996, o Phoenix Suns tinha um MVP, assim como os Warriors. Companheiro do brasileiro Leandrinho, Steve Nash liderou a franquia do Arizona contra os Lakers de Kobe Bryant. Porém, faz tempo que uma equipe conseguiu virar este marcador e ser campeão na mesma temporada. Em 1995, Hakeem Olajuwon, Clyde Drexler & Cia. eliminaram o Phoenix, com Charles Barkley e Kevin Jonhson, para chegar à final de conferência e, posteriormente, varrer o Orlando Magic na decisão da NBA.
+ Confira a tabela e os resultados dos playoffs da NBA 
+ NBA League Pass: assine e assista a jogos ao vivo! 

+ Veja os produtos oficiais na Loja NBA.com

Fazer história é não é algo incomum para esse Golden State. Nesta temporada, a franquia quebrou o recorde de vitórias na fase regular ao conquistar 73, a marca pertencia aos Bulls na edição 1995/96. Será que Curry, Thompson, Green e os demais têm força para realizarem mais uma façanha?
Stephen Curry Oklahoma Golden State Warriors NBA (Foto: Getty Images)MVP, Stephen Curry terá que tirar vários coelhos da cartola para eliminar o Oklahoma (Foto: Getty Images)

Confira as poucas e grandes viradas
1968 - O Boston Celtics fazia história. Jamais uma equipe havia conseguido virar uma série com 3 a 1 atrás. Mas ela veio e em grande estilo, com duas vitórias na casa do rival. A primeira no jogo 5, graças ao 38-23 no terceiro quarto. Em casa, no jogo 6, segurou os 40 pontos de Hal Greer para o atual campeão e empatar a série. Novamente, na terra dos Sixers, segurou o poderoso ataque rival para fazer 100 a 96 e realizar a final contra os Lakers, onde garantiu o campeonato, com 4 a 2.
Jogo 5: Sixers 104 x 122 Celtics
Jogo 6: Celtics 114 x 106 76ers
Jogo 7: Sixers 96 x 100 Celtics
1970 - A semifinal do Oeste marcou o primeiro encontro entre Lakers e Suns. Porém, diferente da série mais recente, os californianos se deram melhor. Com 36 pontos cada das lendas Wilt Chamberlain e Jerry West, o Los Angeles trouxe a desvantagem para 3 a 2. Uma atuação coletiva de destaque, no quarto período do jogo 6, deixou tudo igual. A virada veio em mais uma fácil vitória na partida-desempate. A alegria só não foi completa, pois havia um New York Knicks no caminho. A dura derrota no sétimo encontro da final adiou mais uma conquista.
Jogo 5: Lakers 138 x 121 Suns
Jogo 6: Suns 93 x 104 Lakers
Jogo 7: Lakers 129 x 94 Suns
1979 - Neste ano, os Spurs faziam parte da Conferência Leste e lá decidiram a passagem à final contra o Washington, na época ainda Bullets e não Wizards. No confronto entre o líder e vice da chave da temporada regular, o San Antonio largou na frente, mas sucumbiu. No jogo 7, Bobby Dandridge marcou 37 pontos e ajudou a franquia da capital a chegar na decisão contra o Seattle. Os SuperSonics foram os campeões da temporada (4-1).
Jogo 5: Bullets 107 x 103 Spurs
Jogo 6: Spurs 100 x 108 Bullets
Jogo 7: Bullets 107 x 105 Spurs
1981 - Foi um final de Leste de tirar o fôlego. Os Sixers reencontravam os Celtics, novamente com a vantagem de 3 a 1. Com dois jogos em casa e um fora, os Celtics não podiam cogitar perder. E não é que o raio caiu outra vez no mesmo lugar. Em três confrontos decididos no minuto final, sempre com diferença inferior a três pontos, o maior vencedor da história da NBA avançou à final, para fazer 4 a 2 no Houston.
Jogo 5: Celtics 111 x 109 Sixers
Jogo 6: Sixers 98 x 100 Celtics
Jogo 7: Celtics 91 x 90 Sixers
1995 - Os Rockets fizeram dos Suns sua vítima na semifinal do Oeste. Mas, ao contrário da maioria, Hakeem Olajuwon, Clyde Drexler & Cia. venceram duas partidas fora de casa. Com a corda no pescoço, levaram o jogo 5 para a prorrogação e venceram por seis pontos. Em Houston, empataram a série. O "Grand Finale" veio com uma vitória épica no Arizona, por um ponto, graças a uma bola de Mario Elie de três. O Houston foi a última equipe a tirar um 3-1 e levantar o troféu de campeão da NBA.
Jogo 5: Suns 97 x 103 Rockets (prorrogação)
Jogo 6: Rockets 116 x 103 Suns
Jogo 7: Suns 114 x 115 Rockets
Tim Hardaway Miami NBA Basquete (Foto: Getty Images)Tim Hardaway comandou o Heat na virada sobre os Knicks (Foto: Getty Images)
1997 - Em uma das séries mais catimbadas da história, os Knicks estavam à frente, mas viram a vantagem ir para as cucuias nos minutos finais do jogo 5, conhecido como a "grande briga". Vários jogadores se envolveram numa briga generalizada. Pior para a franquia de Nova York que perdeu Patrick Ewing, Allan Houston e Charlie Ward para o jogo 6.
O Miami se aproveitou e empatou tudo no Madison Square Garden. No encontro final, o Heat superou um rival ainda desfalcado de Larry Johnson e John Starks. Tim Hardaway foi o herói com 38 pontos. O Miami ia à final do Leste, onde perderia para os Bulls de Jordan (4-1).
Jogo 5: Heat 96 x 81 Knicks
Jogo 6: Knicks 90 x 95 Heat
Jogo 7: Heat 101 x 90 Knicks
Chauncey Billups Detroit Pistons NBA Basquete (Foto: Getty Images)Chauncey Billups se livra de Tracy McGrady no duelo entre Pistons e Magic, em 2003 (Foto: Getty Images)
2003 - Pelas quartas de final, o líder do Leste na temporada regular, Detroit Pistons, perdia para o Orlando Magic e tinha dificuldade em parar Tracy McGrady. Em casa, conseguiu cortar a desvantagem com grande atuação coletiva no terceiro quarto.
No jogo 6, em Orlando, Chauncey Billups anotou 40 pontos e foi decisivo para o empate. Ele voltou a atacar e, com 37 pontos, confirmou a virada. Os Pistons ainda eliminariam os Sixers, antes de serem batidos pelos Nets na final de conferência.
Jogo 5: Pistons 98 x 67 Magic
Jogo 6: Magic 88 x 103 Pistons
Jogo 7: Pistons 108 x 93 Magic
2006 - O Phoenix Suns vinha de uma dura derrota no jogo 4, com uma cesta de Kobe Bryant no estouro do cronômetro, na Califórnia. O revés, praticamente, eliminava o time de Leandrinho nas quartas de final do Oeste. No Arizona, vitória tranquila no jogo 5. Mas a batalha seria no Staples Center. Capitaneados pelo MVP Steve Nash, os Suns seguraram Kobe e os donos da casa e levaram a decisão à America West Arena, onde passearam e devolveram o revés de 36 anos antes. A equipe ainda bateu o outro time de Los Angeles, os Clippers, antes de se despedirem para o Dallas Mavericks na decisão da conferência.
Jogo 5: Suns 114 x 97 Lakers
Jogo 6: Lakers 118 x 126 Suns
Jogo 7: Suns 121 x 90 Lakers
Leandrinho Steve Nash Phoenix Suns NBA Basquete (Foto: Getty Images)Leandrinho e Steve Nash em ação nos playoffs de 2006 contra os Lakers (Foto: Getty Images)

2015 - O Houston Rockets contou com a genialidade de James Harden para virar uma série "perdida" para o Los Angeles Clippers. Nos jogos 3 e 4, duas derrotas massacrantes, uma por 25 e outra por 33 pontos de diferença. O confronto valia pela semifinal do Oeste. Assim como os Warriors terão contra o Oklahoma, os texanos tiveram os jogos 5 e 7 em casa, mas tiveram que vencer o 6 no Staples Center. Os Rockets avançaram à final, mas foram eliminados pelo Golden State por 4 a 1.
Jogo 5: Rockets 124 x 103 Clippers
Jogo 6: Clippers 107 x 119 Rockets
Jogo 7: Rockets 113 x 100 Clippers
James Harden Houston Rockets Los Angeles Clippers NBA (Foto: Reuters)James Harden foi o herói da última virada (Foto: Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário