Total de visualizações de página

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Força Nacional vai atuar em pontos fixos na zona urbana de São Luís

Objetivo é permitir que PM-MA atue na prisão de suspeitos por ataques.
Em uma semana, foram 16 ônibus incendiados, com 7 totalmente destruídos.

Maurício ArayaDo G1 MA
Agentes vão trabalhar em pontos fixos, orientados pela PM-MA (Foto: Regina Souza/TV Mirante)Agentes vão trabalhar em pontos fixos, orientados pela PM-MA (Foto: Regina Souza/TV Mirante)
A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) divulgou na manhã desta quarta-feira (25) como será a atuação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) em São Luís (MA). Os agentes da Força Nacional trabalharão em pontos fixos, permitindo que a policiais militares que atuavam nesse tipo de patrulhamento sejam liberados para ações conjuntas com a Polícia Civil de prisão dos suspeitos pelos ataques a ônibus na Região Metropolitana.
Em uma semana, foram 16 veículos foram incendiados, com sete foram completamente tomados pelas chamas. O atentado mais recente foi registrado na noite desta segunda-feira (23) na zona rural de São Luís. O pedido de reforço da Força Nacional foi feito pelo governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB). Os homens chegaram à capital maranhense nessa terça-feira (24).
Esquema foi apresentado pela SSP-MA em entrevista coletiva (Foto: Regina Souza/TV Mirante)Esquema foi apresentado pela SSP-MA em
coletiva (Foto: Regina Souza/TV Mirante)
O secretário de Estado da Segurança Pública, Jefferson Portela, detalhou em entrevista coletiva a atuação dos agentes federais, que vão reforçar a segurança em diferentes pontos fixos do eixo urbano e rural da Região Metropolitana, liberando os agentes da Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) – que estavam imobilizados no patrulhamento de rua – para circular em busca e captura dos criminosos, já identificados pelo sistema de segurança pública do Estado, numa ‘caçada policial’ aos envolvidos. “Agora, é somar esforços na grande ação contra o crime”, disse o secretário.
Portela destaca que após os ataques, o governo reagiu com ataque direto à criminalidade. No período, 30 suspeitos foram identificados e presos por participação direta nos ataques, e mais de 60 flagrados em outras situações criminosas. “É importante atuar contra todos. Esta ação policial visa combater todo tipo de crime”, afirma.
Reforço da Força Nacional visa permitir mobilidade de equipes da PM-MA  (Foto: Regina Souza/TV Mirante)Reforço da Força Nacional visa permitir mobilidade de equipes da PM-MA (Foto: Regina Souza/TV Mirante)
Dez internos condenados por outros crimes no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, foram identificados como mandantes e autuados por organização criminosa, crimes de incêndio e corrupção de menores. O governo já pediu à Justiça a transferência deles para presídios federais, e aguarda um posicionamento da Vara de Execuções Penais. “A ação é permanente”, conclui Jefferson Portela.
O subcomandante geral da PM-MA, coronel Jorge Allen Guerra Luongo, confirmou novas prisões de suspeitos feitos no interior do Maranhão. Os locais das prisões e o número de suspeitos presos são mantidos em sigilo, segundo o comandante, porque a participação de cada um ainda será apurada.
Sobre a atuação da Força Nacional, Luongo disse que todas as forças vão trabalha juntas. “Nós vamos passar as orientações. É um somatório”, disse.
Chegada da Força Nacional
As tropas chegaram na tarde dessa terça-feira e vão reforçar o policiamento nas ruas da capital, que vem sofrendo desde a quinta-feira (19) uma série de ataques a ônibus. O efetivo da tropa federal fez o deslocamento até a capital maranhense em 20 viaturas, um micro-ônibus e um ônibus. Os agentes estão alojados em três locais diferentes, sendo um deles no Complexo Esportivo do Estádio Castelão, onde vão planejar as operações e darão suporte à polícia do Maranhão no combate as organizações criminosas que aterrorizam a população.
  •  
Homens da Força Nacional ficaram alojados no Castelão e outros dois lugares de São Luís (Foto: Jéssica Melo / Tv Mirante)Homens da Força Nacional ficaram alojados no Castelão (Foto: Jéssica Melo / Tv Mirante)
As ordens destes ataques foram feitas de dentro do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, que ganhou destaque nacional após fugas, mortes e rebeliões sangrentas. Os motivos dos ataques não foram revelados pelo secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, que se limitou a dizer que a polícia trabalha com duas linhas de investigação. Em 2014, os mesmos detentos ordenaram ataques a ônibus por causa das constantes revistas no presídio.
Desde que os ataques a ônibus tiveram início na quinta-feira (19), 16 veículos foram incendiados. No entanto, apenas sete foram completamente tomados pelas chamas. O atentado mais recente foi registrado na noite desta segunda-feira (23) no Residencial 2000, no bairro Maracanã, na zona rural de São Luís, dois dias depois do governador anunciar a vinda da Força Nacional a capital.
Policiais militares, civis e bombeiros reforçam a segurança em vários pontos dos quatro municípios da Região Metropolitana de São Luís. Os ônibus voltaram a circular normalmente nesta segunda-feira (23), após determinação do Governo do estado e prefeitura de São Luís.
Comerciantes ameaçados
Comerciantes do Coroadinho, a quarta maior favela do país e a primeira do Norte e Nordeste - segundo o último censo realizado pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE), fecharam as portas durante a tarde do último sábado (21) depois que criminosos disseminaram série de ameaças.
No bilhete, bandidos ameaçaram comerciantes sob pena de terem os estabelecimentos incendiados (Foto: Divulgação / Coroadinho Online)Bandidos ameaçaram queimar estabelecimentos de comerciantes (Foto: Divulgação / Coroadinho Online)
Pela noite do mesmo dia, policiais realizaram a prisão de um homem que se preparava para atear fogo em pneus na Avenida Jerônimo de Albuquerque, no bairro Vinhais em São Luís. O suspeito teria informado à policiais que não seria um atentado, mas um protesto contra a insegurança.

Policiais em ônibus
O governador Flávio Dino informou que vai monitorar as empresas para confirmar se todos os ônibus estão circulando pelas ruas da cidade. Ele também garantiu que vai intensificar o combate aos criminosos com policiais dentro dos ônibus, blitzen, incursões nos bairros para patrulhamento e captura de procurados da Justiça.
Policiais continuam megaoperação deflagrada na região metropolitana de São Luís (Foto: Divulgação / Karlos Geromy / Secap)Policiais embarcar em ônibus para evitar ataques (Foto: Divulgação / Karlos Geromy / Secap)
A adoção de novas medidas de segurança foi instituída pelo governador Flávio Dino em reunião na manhã deste domingo (22), no Palácio dos Leões, em São Luís. De acordo com o governador, o monitoramento direto sobre as empresas de ônibus tem como objetivo garantir a circulação normal dos coletivos, sobretudo no período noturno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário