Alírio, do Ginástico, e Márcio, do Vasco
Perdendo a série por 2 a 0 e jogando a vida na competição, Ginástico recebe Vasco, nesta sexta, pelo Jogo 3 da série semifinal (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Com 2 a 0 na série semifinal e a uma vitória de garantir acesso à decisão da Liga Ouro 2016, o CR Vasco da Gama encara o Ginástico/Olympico, em Belo Horizonte (MG), nesta sexta-feira (20/05), às 20 horas (de Brasília). A equipe mineira joga a vida na competição, precisando embalar três triunfos consecutivos para avançar a Final.
Na primeira partida da semifinal, o Vasco fez história. A equipe carioca entrou em quadra de forma arrasador, fez um primeiro tempo perfeito e abriu 30 pontos de vantagem. Na segunda metade do duelo o jogo foi equilibrado, porém o estrago já estava feito, 121 a 84. Com o placar, o cruzmaltino estabeleceu o novo recorde de pontos e de bolas de 3 pontos convertidas por um time em um único jogo na competição, com 21 acertos.
Destaque para as grandes atuações de Márcio, que quebrou seu recorde de pontos na competição, com 30 tentos, além de dois rebotes; Collum, que anotou 19 pontos, pegou cinco rebotes e distribuiu três assistências; Gaúcho, que saiu de quadra com 16 tentos; e Jeff, que alcançou seu segundo duplo-duplo na competição, com 16 pontos e 12 sobras.
Pelo lado do Ginástico, as boas atuações ficaram por conta de Luisinho, cestinha do time na partida, com 16 pontos, e Fernando Mineiro, que fez 15 pontos, pegou sete rebotes e distribuiu duas assistências. Apesar da derrota, a equipe mineira fez bom segundo tempo de partida, com 50 pontos anotados.
Márcio, do Vasco
Com grande jogo de Márcio e atuação histórica da equipe, o Vasco bateu o Ginástico, por 121 a 84, no Jogo 1, com direito a diversos recordes (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Já o Jogo 2 da série foi bem equilibrado. A equipe carioca entrou no terceiro quarto perdendo por dois pontos, e com incríveis 84,2% de aproveitamento na parcial, venceu o período por 32 a 21 e abriu vantagem suficiente para administrar o jogo na etapa decisiva e vencer, por 92 a 84. Destaque para Collum, Hélio e Drudi, que anotaram nove, sete e seis pontos, respectivamente, sem errar um arremesso se quer.
O grande destaque da partida foi o ala/armador Robby Collum. Após sua equipe perder o primeiro quarto por 19 a 15, o atleta vascaíno anotou 11 pontos no segundo período e nove no terceiro, sendo fundamental na virada cruzmaltina. O jogador terminou o jogo como cestinha, com 20 pontos, além de dois rebotes, quatro assistências e 23 de valorização (melhor em quadra).
“Continuo jogando igual e tento ajudar meu time. Nestes dois jogos a bola começou a cair. Nossa equipe precisa entrar forte na partida e tentar continuar atuando da mesma forma dos dois primeiros duelos. Muito bom para começar a semifinal com o pé direito. Todos temos importância dentro do elenco e, coletivamente, somos fortes”, disse o norte-americano Collum.
Apesar da derrota, o Ginástico teve um grande desempenho ofensivo ao converter 50,6% dos pontos que tentou. Destaque para Fernando Mineiro, cestinha da equipe com 16 pontos, além de quatro rebotes, e para Fabrício, que anotou 13 pontos, pegou oito sobras, distribuiu três assistências e saiu de quadra como jogador mais valorizado da equipe, com 16 de eficiência.
Collum, do Vasco, e Luisinho, do Ginástico
Com Collum inspirado, o Vasco venceu o Ginástico, por 92 a 84, e abriu 2 a 0 na série semifinal, ficando a uma vitória da classificação à decisão (Paulo Fernandes/Vasco.com.br)
Para se manter vivo na competição, o Ginástico terá que contar com a força de sua torcida e a disposição de seus atletas. A última vitória da equipe dentro de casa foi diante do Sport Recife, por 87 a 82. Naquela ocasião o garrafão mineiro foi o ponto forte do time mandante. Alírio anotou seu único duplo-duplo dentro da Liga Ouro, com 18 pontos e dez rebotes, e Fernando Mineiro também contribuiu com 16 tentos e sete sobras.
Pelo lado vascaíno a vontade é de manter o bom retrospecto da equipe nos últimos jogos. São sete vitórias nos oito jogos anteriores, sendo duas destas fora de casa. O técnico Christiano Pereira espera poder contar com um importante reforço neste Jogo 3. O ala/pivô Douglas Nunes, que esteve fora das duas primeiras partidas da série, lesionado, realiza trabalho intensivo para conseguir estar à disposição do treinador.
Caso o Ginástico vença, a série se encaminhará para o Jogo 4, que ocorrerá no domingo (22/05), às 18 horas (de Brasília), também em Belo Horizonte (MG). Em caso de vitória vascaína, a equipe carioca garante a classificação para a Final da competição, contra o Campo Mourão Basquete.
Confira o calendário completo da série semifinal entre Vasco e Ginástico:
– CR Vasco da Gama (2º) 1 x 0 Ginástico/Olympico (3º)
Jogo 1 – Vasco 121 x 84 Ginástico
Jogo 2 – Vasco 92 x 84 Ginástico
Jogo 3 – 20/05 (sexta-feira), às 20 horas, no Olympico Club, em Belo Horizonte (MG)
Jogo 4* – 22/05 (domingo), às 18 horas, no Olympico Club, em Belo Horizonte (MG)
Jogo 5* – 25/05 (quarta-feira), às 19h30, no Ginásio Vasco da Gama, no Rio de Janeiro (RJ)
*Se necessário