Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de maio de 2016

NBB: Fla e Bauru se enfrentam nesta quinta pelos finais

Após a vitória carioca no primeiro duelo decisivo fora de casa, equipes se enfrentam nesta quinta-feira na Arena Carioca 2, no Rio de Janeiro, pelo jogo 2 da final do NBB

Por Rio de Janeiro
Ter a melhor campanha na fase de classificação e ser apontado como favorito ao título muitas vezes não significa tanto em um duelo equilibrado de playoff. Os exemplos no esporte são diversos, e as atuais finais de conferência da NBA deixam isso ainda mais evidente. É justamente com a inspiração do que está acontecendo na liga norte-americana de basquete que Flamengo e Bauru entram em quadra para o segundo jogo da decisão do NBB, nesta quinta-feira às 17h (horário de Brasília), na Arena Carioca 2, dentro do Parque Olímpico do Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo do Sportv.
Atual campeão da NBA e novo dono do recorde de melhor campanha na primeira fase (73  vitórias e 9 derrotas), o Golden State Warriors do astro Stephen Curry está a uma vitória de ser eliminado na final da Conferência Oeste pelo também fortíssimo Oklahoma City, que teve a quinta melhor campanha e vence a série melhor de sete por 3 a 1. No Leste, o Cleveland Cavaliers de LeBron James, time também mais cotado para avançar, vem tendo complicações diante do surpreendente Toronto Raptors, apesar de liderar por 3 a 2.

- No dia a dia, a gente está acompanhando o esporte de forma geral, e se tiver que usar a NBA como exemplo nós vamos usar. Nesse caso, é o que a gente espera que não aconteça aqui. O Golden State teve uma campanha brilhante na fase de classificação e agora está encontrando muitas dificuldades nos playoffs. Você sempre pode tirar benefício do que está vendo no dia a dia - alertou o experiente ala-armador Marcelinho Machado, do Flamengo, maior campeão da história do NBB, com quatro títulos.
Marcelinho Machado e José Neto, do Flamengo, Demétrius e Jefferson, do Bauru - NBB (Foto: João Pires/LNB)Marcelinho Machado e José Neto, do Flamengo, Demétrius e Jefferson, do Bauru - NBB (Foto: João Pires/LNB)
Na atual edição do Novo Basquete Brasil, o Rubro-Negro terminou em primeiro lugar na tabela na primeira fase, depois passou pelo Rio Claro e superou o Mogi na semifinal, em um duelo duríssimo decidido apenas no quinto jogo. Para que o Fla consiga o tetracampeonato, o técnico José Neto está ciente que é necessário conter a euforia após a primeira vitória fora de casa (83 a 77, no último sábado em Marília) e também cita os acontecimentos da NBA como exemplo.
- Quando acontece o que está acontecendo na NBA, e também nos playoffs da Argentina, teve na Euroliga, quando a gente vê na prática aquilo que a gente fala, isso se torna mais forte. Quando isso acontece, é uma prova real do que se fala. O esporte tem mostrado isso, especificamente no basquete, nos playoffs você tem que estar focado em cada partida, esquecer o que aconteceu no passado. Temos que pensar que o próximo jogo é sempre o mais importante da temporada - afirmou o treinador flamenguista.
Assim como na equipe carioca, do lado do Bauru as surpresas da NBA também são utilizadas como inspiração. Dono da segunda melhor campanha na fase de classificação, o time paulista ganhou do Pinheiros e do Brasíla nos playoffs, mas chega em situação de desvantagem contra o Flamengo, depois de ter perdido dentro de casa o primeiro duelo da final.
- Todo exemplo no esporte é utilizado nesses momentos, a gente leva como experiência. Agora estamos em concentração para a final e está rolando o playoff da NBA, ontem (terça-feira) assistimos juntos o jogo entre Golden State e Oklahoma, nós vamos conversando e sempre pegando alguma coisa.Com certeza a gente usa isso - disse o ala-pivô Jefferson, que disputa a decisão do NBB pela quinta vez e já foi campeão quando atuava pelo Flamengo, em 2009.
Arena carioca 2 será o palco do duelo entre Flamengo e Bauru, pela final do NBB (Foto: João Pires/LNB)Arena Carioca 2 será palco do jogo entre Flamengo e Bauru, pela final do NBB (Foto: João Pires/LNB)
O jogo desta quinta-feira será o desempate do confronto entre os dois adversários nesta temporada. Nos quatro encontros até agora, são duas vitórias para cada lado.  Pelo NBB, foram dois triunfos cariocas e um dos bauruenses, enquanto os paulistas ganharam a partida acirrada pela semifinal da Liga das Américas.
Apesar da derrota no jogo 1 da final do interior de São Paulo, o técnico Demétrius demonstra confiança em reverter a situação mesmo atuando na casa do adversário. Para isso, uma das armas é a força da dupla de garrafão formada por Jefferson e Rafael Hettsheimeir.
- Nosso time está confiante, sabemos que o resultado do primeiro jogo não era ideal, mas justamente por não termos feito uma partida boa estamos bastante confiante. Sabemos que podemos crescer e jogar muito melhor, basta acertar alguns detalhes básicos do jogo. Como, por exemplo, os nove lances livres errados, ter uma consistência defensiva maior, e num jogo tão equilibrado, temos que manter o maior nível possível de consistência o máximo de tempo possível. Bobeamos em três, quatro minutos e isso custou nossa derrota - analisou o treinador do Bauru.
No Flamengo, a novidade será a volta do ala norte-americano Jason Robinson, que ficou fora do primeiro duelo para acompanhar o nascimento da filha. Além do importante retorno, o Rubro-Negro chega em alta com as boas atuações de quatro jogadores que pontuaram em dígitos duplos em Marília: Olivinha (16), Ronald Ramon (15), JP Batista (13) e Marcelinho Machado (11). A chance de abrir boa vantagem na série e o apoio da torcida na Arena Carioca podem até significar uma pressão, mas os flamenguistas confiam na experiência do elenco.
- Estamos jogando há três partidas assim, quando fomos jogar em Mogi podendo perder a série tivemos que responder sob pressão também. São vários tipos de pressão que temos, mas nenhuma é maior do que uma pressão interna que cada um tem de conseguir executar aquilo que o time espera que aconteça. Temos esse foco muito grande, por isso é importante ter esse grupo experiente que nós temos e acredito que vamos conseguir ter o controle dessas situações para poder executar aquilo que precisamos fazer para vencer - afirmou o técnico José Neto.
O jogos 2 e 3 das finais do NBB servirão de evento-teste para a Arena Carioca 2, recém-inaugurada, que será a casa do judô, das lutas olímpicas e da bocha paralímpica nos Jogos Rio 2016.
Flamengo Bauru Final NBB Olivinha  (Foto: Luiz Pires/LNB)Com boa atuação de Olivinha, o Flamengo venceu o Bauru no primeiro jogo da final do NBB (Foto: Luiz Pires/LNB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário