Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de julho de 2013

CIGARRO É INIMIGO DA ATIVIDADE FÍSICA

o-consumo-de-cigarro-esta-entre-os-principais-agravantes-no-desempenho-da-atividade-fisica

O consumo de cigarro está entre os principais agravantes no desempenho da atividade física

Cerca de 15% da população brasileira fuma. Um número que pode ser considerado alto, porém menor do que os 35% da década de 80. 

O cigarro tem cerca de 4.720 substâncias, e existem três delas que comprometem muito o desempenho do atleta: nicotina, que diminui o tamanho das artérias, responsáveis em levar o sangue até o músculo, gerando um desempenho muscular bem menor, além de aumentar os batimentos cardíacos; o alcatrão, que diminui a elasticidade do pulmão; e o monóxido de carbono, que compete com o oxigênio, por isso que o indivíduo que fuma possui falta de ar com frequência. 

Cigarro é uma das drogas que mais causa dependência. Se a pessoa quer parar de fumar, a motivação é muito importante, traçar estratégias como o exercício físico, além do uso de medicação e técnicas psicoterápicas, também podem ajudar no processo. O exercício regular promove a sensação de prazer, que estimula a pessoa a cada vez mais repetir o comportamento e isso vai deixando o cigarro em segundo plano, o cérebro vai se organizando de outra forma. Vale ressaltar que o prazer do esporte tem que estar associado, não adianta fazer uma atividade apenas para parar de fumar. O ideal é que a pessoa se sinta bem durante a atividade e entenda a importância para a saúde corporal e mental desse novo habito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário