Total de visualizações de página

quarta-feira, 17 de julho de 2013

VOCÊ CONHECE AS REGRAS DO FUTEBOL? NÃO? ENTÃO VEJA AÍ, Ó....

Regras do Futebol
Um jogo mágico chamado Futebol
O futebol, esporte considerado por muitos como um jogo mágico, pois só ele pode proporcionar grandes emoções, tiveram suas regras criadas em 1894 pela International Board, o Conselho Internacional de Arbitragem.
Apesar de quase todos conhecerem este esporte, algumas pessoas ainda não sabem bem como funciona o futebol, que de um modo geral parece ser simples para os fanáticos e apaixonados, porém, complicadíssimo para as pessoas que não acompanham este esporte. Para você que acha que sabe tudo, confira e veja se não encontra alguma novidade a mais. E a você que não sabe e não gosta de futebol, dê uma lida logo abaixo e passe a entender ao menos um pouco de maneira bem didática o famoso esporte chamado Futebol!


O campo de jogo
Como é ilustrado na foto acima, o campo de futebol, com um piso feito com grama especial, tem medidas mínimas e máximas. De comprimento e de largura, respectivamente, as medidas mínimas são de 90 metros (C) x 45 metros (L). As medidas máximas ficam em 120 metros (C) x 90 metros (L).
O círculo central (foto acima) tem um raio de 9,15 metros, distância regulamentar que é a usada para uma formação de barreira nas cobranças de faltas.
A grande área (foto acima) possui o tamanho de 16,5 metros (C) x 40,3 metros (L). A pequena área tem 5,5 metros (C) x 18,3 metros de (L).
O gol, ou, a goleira como é conhecido popularmente, tem 7,32 metros de largura por 2,44 metros de altura.
Por fim, a famosa marca do pênalti, que fica a 11 metros de distância do gol, posicionada bem no centro, como mostra a foto acima.
As riscas do campo, que demarcam a grande área, a linha lateral, linha de fundo, círculo central, etc., possuem 12 centímetros de largura.



Os equipamentos
Abaixo, vamos conferir os equipamentos necessários para a prática do futebol.

Bola
Este modelo de bola (foto) não é mais usada no futebol, porém suas medidas são as mesmas. A bola de futebol tem uma circunferência que deve medir entre 68,5 e 69,5 centímetros. Seu peso pode variar de 420 a 445 gramas. A bola deve ser cheia a ar com pressão específica de 0,8 bar.


Uniforme
Os jogadores precisam vestir um uniforme que inclui camisa, calção, meias, calçado apropriado e caneleiras (cobertas pelas meias) para proteção. Ao goleiro é permitido o uso de luvas apropriadas e é necessário que ele use um uniforme que o diferencie de todos os outros jogadores e também dos uniformes dos árbitros.



Os jogadores e o técnico
Numa partida de futebol, cada equipe é formada por 11 jogadores. As posições e a função de cada um deles você saberá logo abaixo.

Goleiro
É o jogador responsável por não deixar a bola entrar no gol, ou seja, é a figura importante dentro de uma partida que pode pegar a bola com as mãos evitando com que o adversário não faça um gol. Antigamente os goleiros ficavam somente voltados a defenderem suas metas, porém, nos dias de hoje, eles se aventuram a até cobrarem faltas e marcarem muitos gols, como é o caso do goleiro Rogério Ceni, do São Paulo Futebol Clube.


Laterais
Talvez sejam os jogadores que mais correm em uma partida de futebol. Eles são os responsáveis por guardar toda a lateral do campo. Auxiliam na zaga quando sua equipe esta sendo atacada e no ataque, com apoios pelas laterais, para tentar um cruzamento para a área do adversário quando seu time é quem está atacando. O Cafu, como mostra a foto, foi o lateral direito mais importante da história da seleção brasileira. Foi o capitão do mundial de 2002, quando o Brasil foi pentacampeão mundial.


Zagueiros
São os responsáveis por guardar a grande área, impedindo que os atacantes adversários chutem a bola para o gol. Como o zagueiro Lucio (foto) a cara feia muitas vezes adianta e coloca medo nos seus adversários.


Primeiro Volante
É o jogador que fica posicionado logo a frente da zaga, é ele que dá o primeiro combate, antes dos zagueiros. É conhecido como o xerifão da zaga.


Segundo Volante
É o jogador que atua ao lado do primeiro volante, porém, é aquela que além de auxiliar na defesa, carrega a bola até os meias e por muitas vezes chega até o ataque. É o jogador que, portanto, ajuda tanto na defesa quanto no ataque.


Meia direita
É o jogador que é considerado o cabeça pensante do time, o camisa 10. Ele é o responsável por armar as principais jogadas do time. Geralmente é o principal jogador do time como Kaká é considerado pela seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010.


Meia esquerda
Talvez um dos mais diferenciados do futebol, é o jogador que geralmente atua com a perna esquerda, e é o responsável por fazer as jogadas pelo lado esquerdo apoiando o lateral ou o atacante que estiver por aquele lado. É o jogador habilidoso do time com a perna esquerda. Nada impede também dele ser o craque do time, o camisa 10, como era o Rivaldo para a seleção brasileira de 2002.


Atacante
Antigamente, conhecido como ponteiro, ou ponta de lança, o jogador desta função tornou-se mais completo. Hoje o atacante auxilia no meio de campo buscando a bola para levar até o centro-avante. É o jogador que joga um pouco mais longe da área, na maioria das vezes, fazendo jogadas tanto pelo lado direito do campo quando pelo lado esquerdo. Muitas equipes contam apenas com atacantes em sua equipe sem ter um jogador específico de área como é o caso do centro avante. É o caso do jogador Robinho (foto), da seleção brasileira.


Centro-avante
É o jogador responsável por colocar a bola para dentro do gol. É ele, o jogador considerado, na maioria das vezes, o artilheiro da equipe. O cara que salva a pátria do time. Que está sempre bem posicionado na hora certa e no local certo para marcar o gol. Este é o caso de Ronaldo Nazario, artilheiro e campeão da Copa do Mundo de 2002 pela seleção brasileira de futebol.


Técnico
É ele o comandante da equipe e o cara que escala os 11 jogadores que entrarão em campo, além do sistema tático e de tudo que o time deve fazer dentro dos 90 minutos. O professor, como geralmente é chamado pelos jogadores, é o líder do vestiário, muitas vezes considerado um “paizão” pelos atletas. A seleção brasileira teve a cara de Felipão (foto) e por isso foi campeã mundial em 2002.


Os juízes
Além de contar com os 22 jogadores que correm em campo e já descritos acima, o futebol conta com mais personagens para que uma partida de futebol seja realizada. São eles:

O juiz
O juiz de futebol é o responsável por arbitrar o jogo e fazer com que o esporte seja jogado dentro das 17 regras, que na verdade, são 18, pois a décima oitava regra é a do bom senso. Ele é o homem que tem de ficar com os olhos bem abertos como é o caso do árbitro Collina (foto), vencedor dos prêmios de melhor juiz pela IFHHS nos anos de 1997, 1998, 2000, 2002, 2003, 2004 e 2005.


Os bandeirinhas
São dois os bandeirinhas que possuem no jogo. Eles são os responsáveis por marcarem os impedimentos e saídas de bola. Além disso, auxiliam o árbitro nos lances próximos às linhas que delimitam o campo. Os bandeirinhas ficam posicionados na lateral do campo, um de cada lado, cada um, cuidando uma metade do campo.


O quarto árbitro
É encarregado de cuidar do que ocorre do lado de fora das quatro linhas, ou seja, fora do campo de jogo. Além disso, ele é que sinaliza as substituições e o tempo de acréscimo. O quarto árbitro substitui o árbitro principal caso seja necessário.



As regras do jogo
Abaixo, vamos conhecer as regras básicas de uma partida de futebol.

O pontapé inicial e o tempo de jogo
Antes da partida começar, o árbitro lança uma moeda para o alto, na disputa de um "cara e coroa" e o vencedor decide a direção para a qual vai atacar no primeiro tempo. Já o perdedor do outro time dará o tiro de saída para iniciar o jogo. No segundo tempo, as equipes trocam de lado de campo e quem dará o pontapé inicial será a equipe que escolheu o lado do campo no primeiro tempo. O tiro de saída é utilizado para começar o jogo no início de cada meio-tempo, na prorrogação ou para reiniciar o jogo depois de um gol ter sido marcado pelo adversário.
Numa partida de futebol existe também uma situação chamada de "bola ao chão". Ocorre quando o jogo sofre algum tipo de paralização e, neste caso, o juiz simplesmente deixa a bola cair no chão (no local onde a partida foi paralisada) e o jogo continua assim que ela toca o campo.
A duração total de jogo de futebol são dois tempos iguais de 45 minutos cada um, com um intervalo de 15 minutos de descanso entre eles. Por decisão do juíz, no final de cada tempo, ele pode optar por colocar acréscimos de alguns minutos para poder compensar o tempo perdido com substituições, faltas, expulsões, etc.


Os gols, o placar e o desempate
Um gol é marcado quando a bola ultrapassa totalmente a linha de meta entre as traves e por baixo do travessão. O time vencedor é aquele que marcar mais gols até o final do jogo. Se as duas equipes marcarem o mesmo número de gols, ou então, não marcarem nenhum, temos um empate.
Existem diversas possibilidades de uma partida de futebol se desempatada, ou não. No caso de competições por pontos corridos, o empate vale 1 ponto, enquanto a vitória valem 3 pontos. No final de todos os confrontos, a equipe campeã é aquela que fizer mais pontos. Em caso de competições com eliminatórias, o desempate (dependendo do regulamento da competição) poderá ser a através de uma prorrogação de 15 minutos para cada lado, que persistindo o empate levará para uma decisão por pênaltis.


Laterais, fora de jogo, escanteio e tiro de meta
A bola é considerada fora de jogo quando ela ultrapassar completamente a linha lateral ou linha de fundo do campo, tanto no chão como no ar.
No caso da bola ultrapassar a linha limite dos lados do campo, é concedido um arremesso lateral para a equipe adversária do último jogador que tocou a bola, no ponto onde ela saiu do jogo. O jogador que fará o arremesso de lateral deverá estar de frente para o campo de jogo, e utilizará as duas mãos e arremessar a bola por trás e acima de sua cabeça.
Se a bola ultrapassar totalmente a linha de fundo, seja por terra ou pelo ar, temos um tiro de meta ou escanteio, dependo de quem tocou na bola por último. Se o time atacante foi o último a tocar na bola, temos um tiro de meta. Se fora a equipe defensora a última a tocar na bola, então temos um escanteio para o time atacante.


Faltas, tiros livros, pênaltis e má conduta
Os tiros livres diretos e indiretos são marcados para penalizar jogadores que cometem faltas. O tiro livre é chutado de onde aconteceu a infração. Para a cobrança, a bola deve estar imóvel e todos os adversários precisam estar a pelo menos 9,15 metros da bola. O jogador que faz a cobrança não poderá tocar uma segunda vez na bola sem que antes ela tenha sido tocado por outro jogador, seja ele de qualquer equipe.
O tiro livre direto permite que um gol seja marcado contra um adveresário diretamente de um tiro livre. Já o tiro indereto, permiete que um gol seja marcadop somente se a bola tocar em outro jogador antes de entrar na meta.
No jogo de futebol existe a penalidade máxima. Ocorre quando uma falta é cometida dentro da área. Na cobrança, o goleiro precisa permanecer sobre a própria linnha de meta até que a bola seja chutada. Todos os outros jogadores, exceto o cobrador, precisam ficar fora da grande área a no mínimo 9,15 metros da bola. Qualquer jogador, incluindo o goleiro, pode cobrar o pênalti.


O impedimento
O impedimento não é uma infração que resulte em punição dentro de uma partida de futebol, mas sim, é uma situação em que o lance é paralisado por uma irregularidade em lances que resultem perigo de gol. O jogador está em condição de impedimento quando este se encontra mais próximo da linha de fundo adversária do que a bola e o penúltimo adversário.


Substituições
Em uma partida oficial sengundo as regras da Fifa, confederações regionais, ou associações nacionais são permitidas apenas três substituições. Este número pode ser diferente em partidas amistosas ou jogos de exibição conforme prévio acordo entre as equipes e o juiz for informado antes do início do jogo.


Os cartões amarelo e vermelho
Dentro de uma partida de futebol, os jogadores podem ser advertidos e punidos a critério do juiz com os cartões amarelo e vermelho. O cartão amarelo é mostrado ao jogador se ele for culpado de um comportamento antiesportivo, demosntrar doiscordância (verbal ou através de gestos), infringir as regras do jogo, atrasar o reinício da partida, não respeitar a distância em um tiro livre, escanteio ou arremesso. Já o cartão vermelho (que expulsa o jogador de campo) é mostrado em casos mais extremos como uma agressão, no caso de levar dois cartões amarelos, uma falta mais grave, tocar a bola intencionalmente com as mãos, etc. Este jogador que for expulso deve deixar o campo e a área técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário