Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de julho de 2013

MUNDIALITO DE FUTSAL: CARLOS BARBOSA PERDE A FINAL PARA TIME RUSSO

Após longo empate sugerir prorrogação, jogador brasileiro comanda vitória inédita do time russo com ataque irrefreável e gols em sequência

O cronômetro do Greensboro Coliseum indicava pouco mais de seis minutos para o término do confronto entre Carlos Barbosa e Dínamo Moscou na final do Mundial de Clubes, enquanto o placar insistia em um demorado e incômodo 1 a 1. O público já estava preparado para a prorrogação quando o brasileiro Nando balançou as redes e colocou o clube russo em vantagem. O segundo gol do Dínamo mudou os rumos da partida, que se transformou completamente em questão de segundos.
Era tudo o que o Dínamo precisava para desestabilizar a Laranja Mecânica e garantir uma vitória tranquila, sem suspense e prorrogação. Fernandinho entendeu bem o recado e mandou duas bombas em sequência. Nando também fez mais um e fechou o placar: Dínamo Moscou 5 x 1 Carlos Barbosa. Em menos de três minutos, o time mais brasileiro da Rússia resolveu o impasse, acabou com a festa do tri para a equipe gaúcha e correu para comemorar seu primeiro título mundial.
Fernandinho, destaque do Dínamo, em lance com Samuel, do Carlos Barbosa (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM )Fernandinho, destaque do Dínamo, em lance com Rodrigo, do Carlos Barbosa (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM )
Com o título inédito, o Dínamo Moscou se consolida como uma das potências mundiais do futsal. No ano passado, o clube fundado em 2002 conquistou o bicampeonato da Superliga russa e foi vice-campeão da Taça da UEFA de Futsal. A conquista deste domingo e o retrospecto vitorioso das últimas temporadas têm ampla participação brasileira.
O elenco da equipe moscovita tem três brasileiros naturalizados, Gustavo, Pula e Cirilo, e mais cinco jogadores que ainda não possuem nacionalidade russa: Nando, Rômulo, Dieguinho, Tatu e Fernandinho, eleito MVP (melhor jogador do campeonato) após o desempenho espetacular da final. O atacante garantiu o empate do Dínamo ainda no primeiro tempo, após converter um pênalti, e consolidou o triunfo do time com os dois gols em sequência que desconcertaram a defesa do Carlos Barbosa. 
Nem a experiência de Rodrigo foi capaz de impedir a vitória do Dínamo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Nem a experiência de Rodrigo foi capaz de impedir
a vitória do Dínamo (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
O Carlos Barbosa abriu o placar logo no início do confronto, com Jonathan, mas o Dínamo não deixou o time brasileiro curtir a vantagem. Com o empate após o pênalti convertido de Fernandinho, o duelo entrou em "ponto morto" e, sem estratégias que destacassem uma equipe ou outra, parecia caminhar para a prorrogação após o fim do segundo tempo. Mas a estrela de Nando e Fernandinho falou mais alto e os craques brasileiros aproveitaram um descuido da defesa gaúcha para dar novo fôlego ao embate.
O goleiro Rennan, um dos destaques da ACBF, nada pôde fazer contra a ofensiva russa. O capitão Rodrigo, MVP do ano passado, e outros jogadores decisivos da Laranja Mecânica, como Flávio e Luizinho, também ficaram imobilizados diante da força inesperada que emanou do Dínamo nos minutos finais. Como consolo, o clube gaúcho deixou o ginásio de Greensboro com a certeza de que ganhou mais experiência para a segunda fase da Liga Futsal, que começa em julho.
Sem Flacão, Orlândia leva o bronze
O Orlândia não contou com o craque Falcão neste domingo - ele está com uma suspeita de lesão no ligamento do joelho esquerdo. Por outro lado, o atual campeão da Liga Futsal teve Jê em dia inspirado para garantir o bronze no Mundial de Clubes diante dos espanhóis do El Pozo Murcia. O jogador abriu o placar ainda no primeiro tempo com um golaço. Ele chutou da ala esquerda e acertou o ângulo oposto dos europeus. No entanto, Suazo empatou logo na sequência e virou minutos depois.
No segundo tempo, Jê disparou outro chute forte para empatar a partida. Ele também arrancou pela esquerda e chutou a menos de dois minutos para o fim. O goleiro de El Pozo evitou o gol, mas não se recuperou em tempo de pegar a cabeçada de Caio no rebote. Já no minuto final, Jê encontrou Caio em boa condição para arrematar e fechar a partida em 4 a 2.
Na disputa pelo quinto lugar, o Glucosoral, da Guatemala, venceu o World United, dos EUA, por 8 a 4, na primeira partida deste domingo, no Complexo do Coliseu. Anfitrião do torneio, o time americano terminou na lanterna, com três derrotas em três jogos.
 Jé, pivô do Orlândia, em jogada pela partida que definiu o terceiro lugar  (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)Jé, pivô do Orlândia, em jogada pela partida que definiu o terceiro lugar (Foto: Luiz Pires/VIPCOMM)
Confira os resultados do Mundial:
Quinta-feira (27/6)
Carlos Barbosa 9 x 2 World United
Orlândia 7 x 2 Glucosoral
Sexta-feira (28/6)
World United 2 x 9 El Pozo Murcia
Glucosoral 1 x 8 Dínamo Moscou
Sábado (29/6)
El Pozo Murcia 2 x 2 Carlos Barbosa
Dínamo Moscou 6 x 3 Orlândia
Domingo (30/6)
World United 4 x 8 Glucosoral
El Pozo Murcia 2 x 4 Orlândia
Carlos Barbosa 1 x 5 Dínamo de Moscou

Nenhum comentário:

Postar um comentário