Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NEWTON BELLO DESENVOLVE PROJETO COM SEUS ALUNOS EM SÃO LUIS

PROJETO "ECOVIAS DO SABER HISTÓRICO"

Às 11:00h em ponto da terça 17, chegavam em Trizidela do Vale os alunos e professores do Colégio Newton Bello. A viagem foi a culminância do projeto "Ecovias do Saber Histórico" e teve a participação de 40 alunos, do diretor Ramilton Mesquita, da Coordenadora Sonia, dos professores Paulo (Física), Keila Abreu, Paulo (História), Laise Miranda, Fracisca Oliveira, Claudete, Vanda e Rubinho, e das merendeiras Frazão e Rosa.

A viagem...
A saída para São Luis foi às 5:00h da manhã de segunda 16 e, depois de muito tráfego, devido principalmente a acidentes na estrada, a chegada foi às 13:00h.
Saída para são Luis.
Um dos acidentes durante a viagem: um carro que transportava iogurte virou e fez a festa dos que passavam pelo local, inclusive nós.
Em mais um acidente, uma caçamba desgovernada atingiu 5 carros e virou, fazendo com que a polícia parasse o trânsito.
Caçamba que envolveu 5 carros em acidente.

Na chegada ao alojamento, na Sede social do SINPROESSEMA, o Professor Rubinho chamou todos para leitura das normas de segurança da estadia em São Luis e reformulou, segundo consenso entre os adultos, o novo roteiro de passeios.
Leitura de normas de segurança.
Foto oficial de despedida da sede social do SINPROESSEMA.


Após uma merenda rápida, o grupo seguiu para São José de Ribamar, onde os alunos tiveram oportunidade de conhecer a cidade e suas lendas históricas.

Igreja de São José de Ribamar, que segundo conta-se, foi construída três vezes e caiu, ficando em pé somente quando foi feite de frente para o mar.
Visita à Gruta de Lourdes.
Estátua de São José de Ribamar.
Foto do grupo completo em Ribamar.
Cais de Ribamar.

Após a visita a Ribamar, o grupo seguiu para o alojamento, onde jantaria e seguiria ao Ginásio Castelinho, para assistir ao jogo do Maranhão Basquete, o que não aconteceu devido ao atraso do ônibus nos deslocamentos e apenas o grupo do Professor Rubinho seguiu ao jogo de táxi.
O MA basquete dá show em quadra, só não supera o dado pela torcida. A cada ponto a comemoração é empolgante. O maranhense é carente de esportes. Sou a prova viva disso.
Foi uma grande experiência pra mim e pro meu grupo: Raul, Lucas, Suzana e Hiza Júlia.
 
Hiza Júlia vendo o show de Iziane pelo Maranhão Basquete




Após o primeiro dia, todos acordaram cedo (5:00h) para tomar café e seguir rumo à reserva ecológica da Vale do Rio doce.
Enquanto a maioria do grupo dormia em quartos, no conforto do ar-condicionado, o professor Rubinho e seu grupo preferiram dormir ao ar livre em barracas de camping.

Ao raiar do dia, após o café da manhã, todos saíram em direção ao passeio da Vale, que estava marcado para 9:00h. A chegada ao primeiro roteiro do dia aconteceu no horário combinado e iniciou-se a palestra com os guias da Vale Paulo e Welington, os quais pediram para o grupo fazer um semicírculo e segui-los em filas duplas.
Os instrutores Paulo e Welington fizeram as apresentações e deram as orientações iniciais do passeio.
Fila feita, só o início de uma verdadeira aula de ecologia.
Os alunos Gadêlha, Ígor e Tiago seguindo rumo à natureza.

Parada para observar as espécies de macaco da reserva.
No intervalo de uma palestra, mais fotos.
O nosso guia falou da importância dos minérios retirados pela Companhia Vale do Rio doce e dos processos de extração dos mesmos.
Na foto: Paulo e Welington, da Vale, Keila, Rubinho, Paulo, Ramilton Laíse, Rosa, Francisca Oliveira e Frazão.
Mais uma parada: dessa vez a palestra é sobre as florestas e biomas do Brasil e o trabalho da Vale para preservá-los.

Grupo Carcará em ação.
Iniciando a trilha ecológica.
Mais trilha.
Em mais uma parada, as crianças aproveitaram para se divertir.
Professor Rubinho, Paulo e Adrinaldo botando os papos em dia.
As considerações finais do passeio.
Todos escutam atentos ao funcionário do Parque Paulo, que nos prestigiou com seu excelente trabalho.

Agradeço novamente ao diretor Ramilton Mesquita, a supervisora Sônia, aos alunos por terem se comportado, aos professores e funcionários que foram ao passeio e aos pais por terem confiados seus filhos ao Newton Bello.
Parabéns! Quem ganha é a Educação.
Este projeto foi desenvolvido com o dinheiro do PDDE, mas contou com a ajuda de algumas pessoas especiais: Kariadne Maia e Ermano Neto, que contribuiram com combustível para minimizar os custos da mesma. 
Obrigado.

Um comentário:

  1. maravilhoso passeio , isso sim é um passeio a o NEWTON BELLO esta de parabéns principalmente o professor rubinho que pensa na vontade de os alunos sairem daquela formalidade da sala. parabéns essa viagem foi maravilhoso. hygor parga sarkozy

    ResponderExcluir