Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

RETROSPECTIVA DO FUTSAL 2011




RETROSPECTIVA: Entra ano, 





sai ano, a 





estrela de Falcão ainda brilha


Mesmo enfrentando uma série de contusões, ala consegue ser o destaque da temporada em que o Santos sagrou-se campeão da Liga pela primeira vez


O ano de 2011 reservou emoções para os amantes do futsal. Do inédito título do Santos na Liga Futsal à conquista do Grand Prix pela seleção brasileira, as quadras do Brasil e do mundo foram palco de belas exibições a um ano do Mundial, que será realizado na Tailândia. Considerado o melhor atleta do mundo, Falcão foi o personagem da temporada, mesmo tendo enfrentado uma série de contusões em 2011. Seu ápice foi quando marcou o gol do título do Grand Prix, sobre a Rússia, na vitória por 2 a 1 na prorrogação, em Manaus, em outubro. Na ocasião, o ala desabafou.
- O meu brilho ninguém tira. Tem que me respeitar! - esbravejou Falcão.
Falcão comemora o título do Grand Prix 2011, em Manaus (Foto: Cristiano Borges/CBFS)Falcão comemora o título do Grand Prix, após fazer gol do título e desabafar (Foto: Cristiano Borges/CBFS)
O bom momento da seleção é um reflexo da qualidade das competições do país. Neste ano, a Liga Futsal teve uma de suas edições mais emocionantes. O campeão foi o Santos, que derrotou o todo-poderoso Carlos Barbosa nos pênaltis, na decisão. O herói da conquista foi o goleiro santista Paulo Vitor, que entrou apenas para a disputa de penalidades e defendeu a cobrança de Tostão, garantindo o título em um emocionante 7 a 6 para o Peixe.

A Liga também teve estatísticas impressionantes, como o número de gols do defensor Rodrigo, do Carlos Barbosa, que balançou a rede nada menos do que 28 vezes. O time gaúcho, inclusive, protagonizou a melhor partida da temporada, quando empatou por 6 a 6 com o Orlândia, fora de casa, pelas quartas de final da Liga. O Carlos Barbosa chegou a abrir 5 a 0, mas levou a virada, conseguindo o empate nos minutos finais. Confira a seguir todos os destaques do futsal no ano:
Falcão recebe o prêmio de artilheiro da Liga Futsal 2011 (Foto: Ivan Storti/Santos FC)Falcão recebe o prêmio de artilheiro da Liga Futsal 2011:
mais um para a vasta galeria (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Aos 34 anos, o craque Falcão segue com o brilho em alta, como o mesmo ressaltou na decisão do Grand Prix. Titular absoluto da seleção brasileira, o jogador se viu desafiado ao ser colocado no banco de reservas durante boa parte do Grand Prix, o que causou uma pequena rusga com o técnico do Brasil, Marcos Sorato. Na final, contra a Rússia, na arena Amadeu Teixeira, em Manaus, ficou na reserva a maior parte do tempo. Entretanto, quando retornou à quadra na prorrogação, marcou um gol antológico de peito, definindo o título em favor do Brasil: 2 a 1.
Após a partida, Falcão e Sorato chegaram a discutir no vestiário. Nada, porém, que comprometesse a relação ou futuras convocações, como garantiram ambos. A um ano do Mundial, o ala segue absoluto na condição de maior estrela do futsal brasileiro.
Engana-se quem acha que as conquistas do camisa 12 neste ano pararam por aí. Mesmo não estando em um bom momento físico, o ala comandou o Santos no inédito título da Liga Futsal, com atuações destacadas e muitos gols, os quais lhe renderam o prêmio de craque da competição. A lamentar, apenas a expulsão na primeira partida da final, contra o Carlos Barbosa, na serra gaúcha. Na ocasião, Falcão agrediu e cuspiu no árbitro Gean Coelho Telles, logo após o apito final. Suspenso, o ala ficou de fora da partida decisiva, em Santos (SP).
No dia 22 de novembro, Santos e Carlos Barbosa fizeram o que, para muitos, foi a melhor final de todos os tempos da Liga Futsal. Depois de vencer por 4 a 3 em Carlos Barbosa (RS), o time gaúcho precisava apenas de um empate para sair com o título. Por conta disso, o Alvinegro Praiano pressionou desde o primeiro minuto e conseguiu uma vitória por 3 a 2, gols de Neto, Pixote e Deives, com Sinoê e Rodrigo marcando para os gaúchos. Na prorrogação, um angustiante 0 a 0 levou a decisão para os pênaltis.
Foi aí que brilhou a estrela do goleiro reserva do Santos, Paulo Vitor, colocado em quadra pelo técnico Fernando Ferretti apenas para a disputa de penalidades. Na primeira série, Leandrinho e Índio desperdiçaram suas cobranças, indo para as disputas alternadas, após um empate por 4 a 4. Na oitava cobrança do Carlos Barbosa, Tostão chutou em cima de Paulo Vitor: 7 a 6 para o Santos. Festa no litoral paulista.
Corinthians, de Lukaian, enfrenta o Carlos Barbosa na semifinal da Liga Futsal (Foto: Divulgação/Sidnei Sportphotos)Lukaian, um dos poucos que se salvaram no ano ruim
do Corinthians (Foto: Divulgação/Sidnei Sportphotos)
Com um elenco caro e recheado de jogadores renomados, como Simi, Leandro, Alemão e Lukaian, o Corinthians passou o ano em branco, sem levantar um troféu qualquer. Comandado por PC de Oliveira - técnico campeão do mundo com a seleção brasileira, em 2008 -, o Timão acumulou insucessos na Liga Futsal, no Paulista e na Taça Brasil, onde buscava o bicampeonato.
O fracasso deve render uma reformulação no elenco corintiano, apesar da renovação de contrato de PC de Oliveira e Simi. Na partida contra o Joinville, pela primeira fase da Taça Brasil, o pivô Lukaian chegou a sugerir publicamente que "quem não estivesse com vontade deveria deixar o clube".
Anápolis na Liga Futsal 2011 (Foto: Carlos Silva/CBFS))Anápolis: presa fácil (Foto: Carlos Silva/CBFS)
Com uma campanha capaz de deixar qualquer candidato a "Novo Íbis" com inveja, o Anápolis terminou a Liga Futsal com incríveis dois pontos em 66 disputados (dois empates e 20 derrotas) e 98 gols sofridos. Participando de sua segunda Liga, a equipe contou com uma folha salarial de R$ 55 mil e um elenco montado às pressas no início da temporada.
Para o próximo ano, a diretoria promete um melhor planejamento, embora todos no clube ressaltem que o projeto do Anápolis é ter uma equipe competitiva a longo prazo.  O time tem o patrocínio da prefeitura local e de uma fornecedora de material esportivo.
Chico, jogador de futsal do Joinville (Foto: Luciano Bergamaschi/Divulgação)Chico fechou a carreira com chave de ouro, aos 32
anos (Foto: Luciano Bergamaschi/Divulgação)
Aos 32 anos, o fixo Chico decidiu que 2011 seria o último ano de sua carreira. Tetracampeão da Liga Futsal e hexa da Taça Brasil, o jogador fechou a carreira com chave de ouro, jogando pelo Joinville. Em seu último ato como atleta, Chico marcou o gol que deu o título ao time catarinense nos pênaltis (vitória por 4 a 2), depois de um empate em 1 a 1, no tempo normal, e 2 a 2, na prorrogação.
- Tomei a decisão depois da disputa da Liga Futsal. Conversei muito com os amigos e principalmente com a família, que me apoiou muito nessa decisão. Quis o destino que eu ainda conquistasse mais um título, levando para Joinville essa consagração que buscavam há muito tempo - afirmou Chico logo após o título.
6 x 64028
Foi o placar de Orlândia x Carlos Barbosa, pelo primeiro jogo das quartas de final da Liga Futsal. O time gaúcho chegou a abrir 5 a 0, levou a virada, mas empatou no final. A partida é apontada como a melhor da temporada do futsal nacionalÉ a idade do goleiro Franklin, do Joinville. Campeão mundial pela seleção brasileira em 2008, o atleta diz que ainda não pensa em parar, justificando sua longevidade à boa forma e ao empenho nos treinamentosFoi o número de gols marcados pelo fixo do Carlos Barbosa, Rodrigo, na Liga Futsal. Apesar de ser defensor, o jogador terminou a competição em terceiro na artilharia, atrás apenas de Falcão (Santos - 32 gols) e Keke (São José - 31 gols)
Paulo Vitor defende pênalti e Santos é campeão da Liga Futsal (Foto: Ivan Storti/Santos FC)Aos 26 anos, o goleiro Paulo Vitor entrou para a galeria dos ídolos do Santos, ao defender pênalti de Tostão, na final da Liga Futsal, contra o Carlos Barbosa, na Arena Santos. A defesa da oitava cobrança do time gaúcho deu o inédito título ao Peixe. Reserva de Djony, Paulo Vitor não participara de um jogo sequer nesta Liga, antes de entrar em quadra para a disputa decisiva de pênaltis (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Valdin seleção brasileira de futsal (Foto: Cristiano Borges/ CBFS)Valdin está em alta na seleção brasileira
(Foto: Cristiano Borges/ CBFS)
Apontado por Falcão como o melhor jogador em atividade no futsal brasileiro, Valdin está obcecado pelo título mundial. Titular da seleção brasileira, o jogador lamenta ter ficado de fora do último Mundial, em 2008, quando o Brasil sagrou-se campeão, ao vencer a Espanha, nos pênaltis, no Maracanãzinho. Nome quase certo para o Mundial 2012, ele não vê a hora de ajudar o país a permanecer no topo do futsal mundial.
- Meu sonho é disputar um Mundial e ser campeão. Já ganhei vários títulos como jogador, mas ainda falta esse. Sinto que estou no caminho certo e, se Deus quiser, vou estar levantando essa taça no ano que vem - disse Valdin, durante a disputa do Grand Prix, em outubro, no qual foi um dos destaques da conquista brasileira.
Natural de Fortaleza, o jogador de 32 anos teve de superar diversas barreiras até tornar-se atleta profissional. Com muitas dificuldades financeiras, chegou a trabalhar como cobrador de ônibus na capital cearense, onde foi descoberto em um torneio da empresa e convidado para jogar futsal profissionalmente
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário