Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de maio de 2012

PROFESSOR E PESSOA ILUSTRE DE PEDREIRAS


O GRANDE MESTRE, ELIUD



                                                        Por Prof. Jânio Matos
 com participação da Profª Izani Gardênia
 É incrível você saber tanto da vida pública de uma pessoa e na hora de externar seus pensamentos sobre ela de forma escrita, ser tão difícil fazê-lo. Pensei muito em como começar, que aspecto deveria abordar, mas as ideias vinham-me confusas. Afinal, falar do grande Eliud Santos não é para qualquer um, a responsabilidade de escrever sobre uma figura tão importante no âmbito educacional e político de Pedreiras é realmente difícil e para mim, humilde escritor desde blog, não é diferente. Eliud, até hoje não recebeu o devido reconhecimento pelo seu brilhante trabalho na educação pedreirense, pelo menos uma escola de Pedreiras já deviria estar estampada como o nome dele em homenagem ao que ele representa em nossa cidade.
                   O Professor Eliud Santos nasceu em 13 de fevereiro de 1956. Formado em História pela Universidade Federal do Maranhão, começou sua missão como professor no Colégio Gonçalves Dias em 1978, mas foi no Centro de Ensino Olindina Nunes Freire que ele se destacou. Enquanto professor sempre procurou mostrar que a transformação do cidadão começa a parti do momento ele é politizado, e passa, então, a fazer parte da história. Sempre preocupado com as causas sociais, Eliud foi um grande incentivador das lutas contra a discriminação racial, promovendo por anos seminários e caminhadas voltadas às causas étnico-raciais em Pedreiras e Trizidela do Vale. Fundador, no Centro de Ensino Olindina Nunes Freire junto com outros professores, de uma Rádio Escolar e do Grêmio Estudantil João do Vale, cujo primeiro presidente conseguiu em Roraima, anos depois, eleger-se a Deputado Estadual, fato este que Eliud com orgulho. Uma das grandes tristezas desse consagrado professor é saber que se encontram hoje desativados tanto a rádio como o grêmio estudantil.
                       Adepto à alternância de poder participou do processo de democratização do Olindina, criando eleições diretas para diretores naquela escola.
               Em sua vida política foi sempre foi esquerdista, fundando assim em Pedreiras o Partido dos Trabalhadores (PT) pelo qual foi candidato a Prefeito de Pedreiras, mesmo não sendo elegendo continuou presente nos embates políticos, conseguindo, em 1987, eleger-se a vereador desta cidade, permanecendo na Câmara Municipal por dois mandatos consecutivos, de 1998 a 2004, honrando a cadeira que ocupou durante seus 08 anos de mandato.
          Posso afirmar que ele na sua vida pública, só cometeu um erro, torcer pelo Botafogo-RJ.
          Prestes a se aposentar, resolveu cultivar uma vida mais amena, longe da agitação da cidade, quando não está trabalhando e nos fins de semana refugia-se em sua propriedade em um interior próximo a Pedreiras. A sua luta agora é em prol da natureza, luta contra a derrubada dos manguezais que é feita indiscriminadamente por alguns moradores da região próximos à sua propriedade, um fato recente que deixou mágoas em nosso mestre, foi a desativação da sua Rádio Comunitária pela ANATEL, que alegou que a rádio não tinha licença para funcionar, mas segundo Eliud a rádio não tinha fins lucrativos e o único objetivo era divulgar o trabalho de nossos artista locais.
               Enfim, parabéns grande mestre pelo seu trabalho e pelo legado de conhecimento deixado aos seus alunos, você é um exemplo para ser seguido por muitos colegas.
       

Fonte: blog do teacher

Nenhum comentário:

Postar um comentário