Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

GRANDE PRÊMIO DELTA DE CICLISMO




Com pneu furado, atleta do CE usa 




habilidade e é campeão do GP Delta


Maurício Leão, de 40 anos, vence modalidade no Festival das Emoções. Ventos fortes são inimigos dos competidores durante 144 km de prova

Maurício Leão (Foto: Trinity Ronzella)Apesar do susto com o pneu furado, Maurício Leão
se recuperou e venceu prova (Foto: Trinity Ronzella)
A experiência pesou no Grande Prêmio Delta de Ciclismo, evento que faz parte das atrações esportivas do Festival das Emoções, no litoral do Piauí. No capricho e com a habilidade de percorrer parte dos 144 km com pneu furado, o cearense Maurício Leão, de 40 anos, foi campeão do torneio. Contando com a experiência de circuitos regionais, Maurício não deixou brecha para os adversários e cruzou livre a linha de chegada.
A prova reuniu 63 atletas divididos em seis categoriais. Embora tenha seguido com o pelotão principal nos primeiros quilômetros, Maurício começou a se destacar na metade do percurso de elite, quando abriu diferença e praticamente pedalou sozinho nos últimos 75 km. Segundo o cearense, o vento foi um dos principais desafios para os competidores.
- A prova foi muito dura, pois o vento sopra muito forte e exige muita força, além das altas temperaturas que castigaram. No geral, o percurso foi denso e desgastante – analisou Maurício, que há 26 anos compete na modalidade.
A largada da categoria elite aconteceu na Avenida Beira Rio, em Parnaíba. Os atletas passaram pelas rodovias que dão acesso aos municípios de Cajueiro da Praia, Barra Grande, Luís Correia e Camurupim (CE) até retornarem à Parnaíba.      
A prova, que contou com supervisão técnica da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), valeu pontos para o ranking nacional da entidade. O diretor técnico da CBC, Marcos Antônio Barbosa, considerou que o GP Delta serviu para o crescimento da modalidade no estado. 
- Essa é primeira vez que o evento está sendo realizado e contribuirá para que a modalidade tenha cada vez mais espaço no estado. Com relação à prova, o nível técnico foi alto, duro. Não é qualquer atleta que está preparado para competir em uma prova longa e difícil como essa – relatou Marcos Barbosa.
Ciclismo festival das emoções (Foto: Trinity Ronzella)Em Parnaíba, atletas sofrem com fortes ventos no Grande Prêmio Delta de Ciclismo (Foto: Trinity Ronzella)
No feminino, Ceará também lidera
Entre as mulheres, a cearense Fernanda Caetano fechou os 75 km com 2h03min41seg. Sete minutos depois, Lidiana Alves, do Piauí, completou a prova. Carmen Castro, tricampeã piauiense de Mountain Bike por antecipação, fechou o pódio entre as três primeiras. A atleta executou o percurso em 2h15min51seg.
- Realmente a maior dificuldade foi o vento, mas a terceira colocação aconteceu por causa dos bancos de areia na pista, o que fez diminuir minha velocidade para evitar quedas. Essa estratégia acabou fazendo com que a distância com a segunda colocada aumentasse – analisou Carmen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário