Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MALHAÇÃO NÃO TEM IDADE


Vovô parrudo recomenda musculação


depois dos 60 anos: 'é como remédio'


Policial militar aposentado, Luiz Carlos Portela começou a malhar para fugir da obesidade. Com menos de 80 kg, ele faz apresentações de fisiculturismo

Portela, vovô parrudo (Foto: Wenner Tito)Aos 63, Luiz Carlos Portela tem rotina de treino
de fisiculturista e recomenda (Foto: Wenner Tito)
É bastante comum entre jogadores de futebol, após a aposentadoria, lidar com o aumento do peso. Mas o problema não é exclusivo dos atletas, pois todos lidam com a diminuição do ritmo no metabolismo com o passar dos anos e corremos o risco de engordar. Era o que estava acontecendo com o ex-policial militar Luiz Carlos Portela, que viu na musculação uma saída contra obesidade. Hoje, o ‘vovô parrudo’ faz até apresentações em competições de fisiculturismo.
Seu Portela se aposentou da PM há dez anos e não gostou do que viu no espelho. Os 86 Kg distribuídos em um corpo de apenas 1,58m de altura ligaram o sinal de alerta contra a obesidade. Foi então que decidiu entrar na academia para transformar gordura em músculos e assim melhorar a própria saúde.
Hoje, com 63 anos, o peso varia sempre entre 73 e 76 Kg, dependendo se está em período de competição ou não. Sim, competição, porque ele participa de campeonatos de fisiculturismo. Como não são muitos os atletas na sua categoria, a máster, geralmente ele não tem concorrentes e faz apenas exibições.
A falta de pessoas de sua faixa etária na modalidade incomoda Portela. Ele conta que gostaria que aparecesse pelo menos dois ou três concorrentes para ele no Piauí, até para estimular os treinos. Segundo ele, a prática da musculação, com fins para fisiculturismo ou não, deveria ser recomendado para todos da terceira idade.
- Dá muito mais saúde. Convido todo mundo que passou dos 60 para fazer musculação, isso aqui é um remédio para mim.
Portela, vovô parrudo (Foto: Wenner Tito)Todos os dias ele faz uma hora de treino, além de ter cuidados com a alimentação (Foto: Wenner Tito)
A aceitação, no entanto, é difícil, como Portela bem sabe. Ele conta que já chegou a sofrer preconceito por estar envolvido com musculação na terceira idade, mas o próprio diz que não liga. O importante para ele é ter o apoio da família, que sente até orgulho da disposição do sexagenário.
- Muitos tem preconceito, dizem que quero aparecer, mas eu nem ligo. Minha família me apoia, e meus netos vivem me chamando ‘olha o vovô parrudo, o vovô parrudo’ – conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário