Total de visualizações de página

terça-feira, 12 de novembro de 2013

EX-BBB RETIRA 70% DO FÍGADO DEVIDO A USO DE ANABOLIZANTES





'Tumor de ex-BBB pode estar ligado ao uso 




de  esteroides', diz fisiologista

Na última semana, Maria Melilo retirou 70% do fígado. Médicos acreditam que consumo de anabolizantes por sete anos pode ter provocado a doença na atriz


 MARIA MELILO SERGINHO EU ATLETA (Foto: Reprodução / Instagram)Vencedora do reality passou por cirurgia para retirada
do tumor (Foto: Reprodução / Instagram)
A ex-BBB Maria Melilo pode ser mais uma vítima dos anabolizantes. O seu depoimento no programa Fantástico, da TV Globo, no  último domingo, deve servir de exemplo para muitos jovens que são seduzidos pelos efeitos destes hormônios.

câncer de fígado da vencedora da edição de 2011 do reality show certamente está relacionado ao uso dos esteroides por sete anos. Como Maria declarou, esta é uma droga que causa vício e dependência. Podemos dizer que é uma dependência relacionada a um resultado estético absolutamente artificial.

O uso do hormônio de forma prolongada tem um efeito devastador sobre o organismo, sendo que o órgão mais afetado é sempre o fígado, que tem a função fisiológica de metabolizar qualquer droga que o corpo assimile.

Um dos grandes problemas é que o dano é de certa forma ‘silencioso’ e o usuário não percebe o quanto está tendo sua saúde prejudicada. As alterações estéticas com ganho de massa muscular, redução de gordura subcutânea e definição muscular são sempre muito sedutoras, levando o usuário a enganar a si próprio sobre os riscos associados.

Com certeza existem muitas Marias usando anabolizantes, quase sempre omitindo dos pais e responsáveis a informação. Recentemente tivemos outro caso que ganhou notoriedade por envolver uma pessoa pública, na figura do cantor Netinho, que até agora ainda tenta se recuperar do dano causado por estas drogas.

O problema é muito maior do que parece. A doença, na maioria das vezes afeta pessoas comuns, que não são notícia e os casos ficam sem divulgação. Os jovens usuários, por mais que sejam alertados, continuam a ser seduzidos pela verdadeira ditadura da perfeição estética que parece cada vez ganhar mais espaço.

O caminho para combater este grave problema certamente é um maior rigor no combate ao mercado negro da comercialização destas drogas. Por outro lado, a insistência no alerta dos riscos e da gravidade dos danos associados ao uso deve ser sempre enfatizada.

O resultado estético não pode ser dissociado do benefício de saúde, que só a prática da atividade física e da alimentação saudável podem proporcionar.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário