Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

DRAMA NA TERRA DO CUXÁ

PROTESTOS E REVOLTAS POR SEGUIDAS MÁS ADMINISTRAÇÕES REVOLTAM POPULAÇÃO

Conhecida folcloricamente como a "Terra do cuxá", São Luis Gonzaga do Maranhão, também chamada antigamente de Ipixuna, convive com a revolta da população, mas antes de detalhar tal sentimento de indignação, vejamos um pouco de história da cidade que também ficou conhecida por muito tempo como terra de doutores.


Histórico:
Foram os portugueses os primeiros povoadores do território deste município que, localizando-se à margem direita do rio Mearim, formaram pequenos núcleos de lavoura, dando início a uma povoação que, a princípio, denominou-se "Paios" e depois "Vila Velha". Com a chegada de novos portugueses e africanos, transformou-se o local devassado em centro de povoamento, onde exploradores se fixaram, edificaram moradias e fizeram plantações. Por lei provincial nº 196, de 29 de agosto de 1844, foi criada a freguesia de São Luís de Gonzaga, depois elevada à categoria de vila pela lei nº 349, de 12 de junho de 1854 e transferida para o local "Machado" pela lei provincial nº 485, de 21 de junho de 1854. Este território sofreu sucessivas modificações que deram lugar à criação dos município e Pedreiras e Bacabal. Pelo decreto-lei nº 820, de 30 de dezembro de 1943, que fixou a nova divisão administrativa e judiciária, teve o seu nome mudado para Ipixuma.

Gentílico: gonzaguense
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de São Luís Gonzaga, pela lei provincial nº 196, de 29-081844.
Elevado à categoria de Vila com a denominação de São Luís Gonzaga, pela lei provincial nº 349, de 12-06-1854, desmembrado de Itapecuru Mirim.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído do distrito sede.


Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Pelo decreto-lei estadual nº 820, de 31-12-1943, o município de São Luís Gonzaga passou a denominar-se Ipixuma.
Pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948, é criado o distrito de São Lourenço do Ipixuna e anexado ao município de Ipixuna.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o município já denominado Ipixuna é constituído de 2 distritos: Ipixuna e São Lourenço de Ipixuna.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela lei estadual nº 2151, de 26-10-1961, desmembra do município de Ipixuna o distrito de São Lourenço de Ipixuna. Para formar o novo município de Lage do Junco.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.
Paróquia de São Luiz Gonzaga do Maranhão.
Pela lei estadual nº 3178, de 14-10-1971, o município de Ipixuna voltou a denominar-se São Luís Gonzaga do Maranhão.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído do distrito sede.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica municipal
São Luís Gonzaga para Ipixuna alterado, pelo decreto estadual nº 820, de 30-12-1943.
Ipixuna para São Luís Gonzaga do Maranhão alterado, pela lei estadual nº 269, de 31-12-1948.
Mercado Municipal que desabou no ano passado.

Gonzaga sendo conduzido à sede da PF após ser preso pela Rapina
Ex-prefeito sendo preso pela Polícia Federal na Operação Rapina.

Já não bastasse os sofrimentos sazonais com as temidas enchentes, os dramas de políticos que não amam o lugar que vivem se consolida em sucessivas administrações, onde sua população vota por paixão e deixa a razão de lado, fazendo com que negócios sejam gerados no lugar de obras que viesse a melhorar a vida coletiva da população gonzaguense. Os dramas referidos vão de um ex-prefeito preso e conduzido pela Polícia Federal, uma prefeitura queimada em protesto, revolta de professores e, ultimamente, barricadas feita por revolta dos taxitas devido ao descaso pela ingerência do município com as vias públicas de acesso ao município, onde o que se vê são buracos e mais buracos. 
Em passagem por São Luis Gonzaga, terra da família de minha esposa, pude vivenciar tal fato. Ao passar pelos 19 km da MA que liga o Povoado Santo Antonio ao município, observei um fato curioso que chamou minha atenção: há vários quadros na beira da estrada expressando a indignação da população. Quadros estes que por si só falam o que muitos tem vontade. Parte da população de São Luis Gonzaga, que não tem escolas privadas, mandam seus filho pra estudarem em Bacabal e este deslocamento é feito por taxistas. os quais viajam várias vezes por dia em busca de seu ganha-pão. 

"Depois de muita solicitação resolvemos partir pra ação, pois o prefeito, que nem mesmo anda na cidade, pois a prefeitura é a casa dele em Bacabal, não precisa desta estrada. A gente sim, que vive tendo prejuízo com nossos carros e a gente paga imposto caro e ainda corre risco de vida. Vamos continuar com o movimento ate que os responsáveis façam algo." Relatou um taxista que não quis se identificar.








Nenhum comentário:

Postar um comentário