Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

LIBERTADORES 2012 = SORTEIO DOS GRUPOS




Grupos e alguns duelos da 




Taça  Libertadores 2012




 já estão definidos


Brasileiros pegam times da Colômbia e da Bolívia na pré-Libertadores; Santos pode ter quinto colocado do Campeonato Brasileiro em sua chave

A Conmebol sorteou, nesta sexta-feira, em Luque (Paraguai), os grupos da fase principal e os confrontos preliminares da Libertadores 2012. A exemplo do que ocorreu na edição de 2011, com um objetivo de "democratizar" a competição, foram mantidos apenas dois cabeças de chave do Brasil (Santos e o campeão brasileiro) e da Argentina. Os outros quatro são Uruguai 1, Paraguai 1, Chile 1 e Bolívia.
A disputa da pré-Libertadores está marcada para os dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro. A fase de grupos começa na semana seguinte e se encerra em 25 de abril. As finais estão previstas para 27 de junho e 4 de julho.
Antes do sorteio, o presidente do Santos, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, recebeu o troféu Fair Play e uma réplica da Taça Libertadores 2011, conquistada pelo Peixe.
luis alvaro santos nicholas leoz sorteio libertadores 2012 (Foto: AP)Luis Alvaro recebe réplica da Libertadores de Nicholas Leoz (Foto: AP)
Santos
Atual campeão da Libertadores, o Peixe pode ter o quinto colocado do Brasileirão em seu grupo: o ganhador do confronto 5 da pré-Libertadores - Brasil  6 x Colômbia 3 (time de maior pontuação na temporada). Os outros integrantes são Peru 1 e Bolívia 2, ainda indefinidos.
Vasco
Vencedor da Copa do Brasil, o Cruz-Maltino já tem um adversário definido, o Nacional do Uruguai. Os outros integrantes da chave são Peru 2, ainda indefinido, e o ganhador do confronto 4 da pré-Libertadores (Paraguai 3 ou Equador 3). A Conmebol, no entanto, não levou em consideração a possibilidade de o Vasco ser campeão brasileiro, o que lhe daria direito a ser um dos cabeças de chave.
Outros brasileiros
Brasil 2: melhor do Brasileirão, fora o Vasco; está no Grupo 6
Brasil 4: segundo melhor do Brasileirão, fora o Vasco; está no Grupo 4
Brasil 5: quarto colocado do Brasileirão; enfrenta Bolívia 3 na pré-Libertadores
Brasil 6: quinto colocado do Brasileirão; enfrenta Colômbia 3 na pré-Libertadores
Grupos da Libertadores 2012 CORRIGIDO 2 (Foto: Editoria de Arte / GLOBOESPORTE.COM)
Confira os confrontos da pré-Libertadores:
1- Argentina 5 x Peru 3
2- Brasil 5 (quarto colocado do Brasileiro) x Bolívia 3
3- Peñarol (URU) x Caracas (VEN)
4- Paraguai 3 x Equador 3
5- Brasil 6 (quinto colocado do Brasileiro) x Colômbia 3
6- Tigres (MEX) x Chile 3
Veja como estão configuradas as vagas de cada país por enquanto:
Argentina
Os "hermanos" já têm dois representantes: Veléz Sarsfield, campeão do Torneo Clausura 2011, e o Arsenal de Sarandí, classificado por ser o argentino mais bem colocado na Copa Sul-Americana - o posto seria do semifinalista Vélez, que já tinha sua vaga assegurada. As outras três vagas em aberto são as de campeão do Apertura 2011, com fim previsto para dezembro e atualmente liderado com folga pelo Boca Juniors (oito pontos de vantagem em relação ao vice-líder), e os dois times de maior pontuação na temporada. Nesse caso, os favoritos são Boca, Lanús e Godoy Cruz.
Bolívia
Estão classificados o Bolívar (que fica com a vaga Bolívia 1) e o Real Potosí, campeão e vice do Torneo Adecuación 2011. Resta um lugar destinado ao campeão do Torneo Apertura 2011 (Bolívia 2), com fim previsto para dezembro. Os times ainda estão disputando uma fase de grupos, e o vencedor da competição será conhecido após mata-mata. O atual líder do Grupo A é o Potosí. No B, o Oriente Petrolero está no topo.
Chile
O Universidad de Chile fica com a vaga Chile 1 por ser o atual campeão do Torneo Apertura 2011. Como tem também a melhor pontuação da temporada, cede essa vaga para o outro Universidad, Católica (que em princípio é Chile 3). O outro lugar (Chile 2) ficará com o campeão do Torneo Clausura 2011, com término previsto para o fim de dezembro e liderado hoje pelo Universidad de Chile. Se superar o rival e ficar com o título, o Católica mudaria seu posto de Chile 3 para Chile 2. E abriria a vaga de melhor pontuação, que teria como favoritos o Unión Española e o Colo Colo.
Colômbia
Apenas o Nacional de Medellín tem lugar assegurado (é o Colômbia 1), por ser campeão do Apertura 2011. As outras duas vagas serão destinadas ao vencedor do Torneo Finalización 2011, que tem como atual líder o Junior de Barranquilla, e ao dono da melhor pontuação geral na temporada (Once Caldas e Tolima são os favoritos). O Finalización será decidido no mata-mata e termina em dezembro.
Equador
Já estão classificados Emelec e Deportivo Quito, respectivamente vencedores da primeira e da segunda partes do Campeonato Equatoriano. Entre os dias 11 e 18 de dezembro, os dois farão uma final para decidir campeão (Equador 1) e vice (Equador 2). No mesmo período, os times com maior pontuação no geral disputarão uma repescagem para apontar o terceiro representante do país (Equador 3). A LDU, por ser semifinalista da Copa Sul-Americana, também já tem sua vaga garantida, pois Vasco, Vélez Sarsfield e Universidad de Chile já estão classificados. Se por acaso a LDU entrar como Equador 3 (é o melhor colocado dos times que disputarão a repescagem equatoriana), a vaga via Sul-Americana será para o próximo time de melhor campanha do torneio.
México
Chivas (México 1), Cruz Azul (México 2) e Tigres (México 3) são os representantes mexicanos, por serem o primeiro, o segundo e o terceiro colocados da primeira fase do Apertura.
Paraguai
O único representante paraguaio já conhecido é o Nacional, campeão do Torneo Apertura 2011. Resta conhecer o vencedor do Clausura, que tem como atual líder o Libertad e termina apenas no dia 18 de dezembro. A outra vaga é destinada ao clube de maior pontuação na temporada (Olímpia e Libertad são os favoritos nesse quesito).
Peru
Somente o Alianza Lima está classificado para a Libertadores até então, pois é o único já garantido na decisão do Torneo Finalización 2011. Avançam à competição sul-americana os finalistas da competição e o terceiro colocado.
Uruguai
Todas as vagas uruguaias já são conhecidas: Nacional (Uruguai 1), Defensor (Uruguai 2) e Peñarol (Uruguai 3), primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente, do Campeonato Uruguaio 2010-2011
Venezuela
Também já foram conhecidos os representantes venezuelanos: Deportivo Táchira, campeão do Torneo Apertura 2010; Zamora, vencedor do Clausura 2011; e Caracas, dono da maior pontuação na temporada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário