Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

VASCO X FLAMENGO: RIVALIDADE HISTÓRICA TAMBÉM NO BRASILEIRÃO



Muito além do estadual: 




relembre duelos de Fla 




e Vasco em Brasileiros


Na semana do clássico decisivo, GLOBOESPORTE.COM resgata encontros marcantes entre os rivais na principal competição nacional


O Clássico dos Milhões terá neste domingo sua edição mais importante na história dos Brasileiros por pontos corridos. O Vasco luta pelo título, e o Flamengo busca uma vaga na Libertadores. No embalo da decisão da última rodada, o GLOBOESPORTE.COM lembra outros duelos marcantes entre os rivais na competição nacional. Alguns acabaram não valendo nada em termos de título ou classificação para a competição internacional, mas são guardados com carinho na lembrança dos torcedores, seja por placar elástico ou pela demonstração de força em ano de uma conquista rival. Confira cinco vitórias de cada um.
Fla vence pelas quartas em 1983
Em 1983, Flamengo e Vasco se enfrentaram nas quartas de final do Brasileirão. Na primeira partida, os rubro-negros venceram por 2 a 1, gols de Adílio e Julio Cesar. No jogo de volta, o empate por 1 a 1 levou o time do técnico Carlos Alberto Torres à semifinal contra o Atlético-PR. Na final, o Flamengo de Zico bateu o Santos e conquistou o Brasileiro pela terceira vez (veja o vídeo com o primeiro confronto das quartas).

O domingo de Bujica
Na primeira eleição direta para a presidência do Brasil, em 1989, o candidato Fernando Collor, com seu discurso contra a corrupção e a favor dos descamisados, foi chamado de "Caçador de Marajás". O slogan virou apelido de Bujica: no primeiro clássico do vascaíno Bebeto contra o Flamengo, o novato camisa 9 brilhou marcando os dois da vitória do Fla sobre o time que viria a ser o campeão brasileiro daquele ano.  E Bebeto ainda foi expulso.

Primeiro baile de Edmundo
No Brasileirão de 1992, o Vasco teve a melhor campanha da primeira fase. O ponto alto daquela trajetória foi a goleada por 4 a 2 sobre o Flamengo. Foi o sexto jogo seguido dos rubro-negros sem vitória naquela competição. O clássico entrou para a história como o primeiro de uma sequência de goleadas vascaínas com Edmundo como protagonista. Nesse jogo, ele marcou um. Seu substituto, Flávio, foi autor de outro, e Bebeto fez dois.

O troco rubro-negro
No mesmo Brasileiro de 1992, Flamengo e Vasco caíram no mesmo grupo na  semifinal - depois do começo ruim, os rubro-negros terminaram a primeira fase em quarto lugar. No primeiro clássico da chave, houve empate por 1 a 1. O duelo seguinte foi vencido pelos rubro-negros: 2 a 0, gols de Júnior e Nélio. Na sequência do campeonato, o Flamengo se classificou para a final com uma ajuda do Vasco: na rodada derradeira, os rubro-negros venceram o Santos no Maracanã, enquanto os cruz-maltinos bateram o São Paulo. Na final, deu Flamengo em cima do Botafogo.

Animal sem piedade
O Brasileiro de 1996 marcou a volta de Edmundo ao Vasco depois de uma passagem sem brilho no "ataque dos sonhos", quando jogou ao lado de Romário e Sávio com a camisa do Flamengo. Bebeto também voltava a vestir a camisa rubro-negra naquele campeonato. No duelo entre os ídolos, o Animal levou a melhor: depois de ser provocado pela torcida rival, marcou três na vitória por 4 a 1 e ainda viu Bebeto perder um pênalti.

Nova goleada, agora com título
Em 1997, mais uma goleada de Edmundo, desta vez num jogo decisivo, pela fase semifinal. O primeiro duelo terminou com empate por 1 a 1. Os rubro-negros se lembraram de 1992 e sonharam com um repeteco rumo ao título. Mas o ano era do Vasco. O time venceu por 4 a 1 e arrancou para bater o Palmeiras na decisão. Edmundo fez três, alcançando o que naquele ano era o recorde de gols em uma edição (29). Maricá fechou a goleada do time de Antônio Lopes.
Clássico dos milhões na arquibancada e no campo
Em 2000, Vasco e Flamengo tinham dois dos times mais caros do país. Do lado cruz-maltino, Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Romário e Euller. Pelo Fla, Edilson, Petkovic, Denilson e Alex. A diferença é que o Vasco empolgava. O Flamengo sofria. Carlinhos caiu, e Zagallo chegou convocando a torcida. O público rubro-negro deu a resposta, e o time venceu por 4 a 0 aquele que viria a ser o campeão brasileiro.

A reposta do Vasco pós-tri
Depois de conquistar o título estadual com o gol de Pet, em 2001, o Flamengo despencou no Campeonato Brasileiro e lutou para não cair. Com Romário, ausente na decisão do Carioca devido a uma lesão, o Vasco goleou o rival por 5 a 1. O Baixinho marcou três vezes. Gilberto abriu o placar. Euller completou. O gol rubro-negro foi de Bruno Carvalho, ex-Vasco, já nos acréscimos. A defesa do time de Zagallo tinha André Bahia e Anderson Luiz.
'Tô doido'
Em 2006, o Flamengo foi campeão da Copa do Brasil sobre o Vasco. Com a derrota engasgada, os cruz-maltinos venceram os rubro-negros no segundo turno do Brasileiro com uma grande atuação. Abedi, Leandro Amaral e Jean fizeram os gols da vitória por 3 a 1 (Obina descontou). O ex-rubro-negro Jean fez o terceiro e comemorou pulando como o personagem Jajá, que dizia "Tô doido" no programa humorístico "Zorra Total", da TV Globo.
Arrancada de Joel
Em 2007, o Flamengo saiu da zona de rebaixamento no Brasileiro rumo à zona de classificação para a Libertadores do ano seguinte. Uma das vitórias marcantes daquela arrancada foi contra o Vasco. Com gols de Toró e Ibson, o time bateu o rival por 2 a 1 - Andrade descontou. A vitória foi a segunda de uma sequência de cinco seguidas (Paraná, Vasco, Grêmio, América-RN e Corinthians). O time terminou o Brasileiro na terceira colocação
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário