Total de visualizações de página

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

FUTEBOL FEMININO - VIANA DÁ SHOW.


28/09/2011 13h38 - Atualizado em 28/09/2011 13h40

Brasil Afora: Viana-MA muda imagem com ex-vascaína inspirada em R10

Na primeira participação na Copa do Brasil, equipe feminina maranhense chega às semis, enquanto homens tentam se redimir do caso Chapadinha

Por Mariana KneippRio de Janeiro


Há dois anos, o Viana ficou conhecido no cenário nacional por ter feito nove gols em nove minutos em jogo polêmico contra o Chapadinha, o que garantiu a volta à primeira divisão do Campeonato Maranhense. Polêmicas à parte, desde então, a equipe oscila, e, neste ano, voltou a disputar o torneio de acesso. Mas essa é a história do time masculino. A trajetória da equipe feminina é bem diferente, com direito a ex-jogadora do Vasco virando a casaca e mudando o ritmo da equipe com comemoração de "Parado na esquina", do rubro-negro Ronaldinho Gaúcho.
Enquanto os homens respondiam a questões relacionadas à vitória por 11 a 0 de 2009, um grupo de mulheres, que eram jogadoras amadoras, foi formado para defender o azul e branco no campeonato estadual. Os primeiros anos foram de aprendizado, mas, em 2011, chegou a hora de elas brilharem. Campeãs maranhenses e semifinalistas, invictas, na Copa do Brasil, as meninas, que receberam reforço de atletas profissionais, como Corrêa, a fã de R10, estão levando o nome do Viana de volta aos holofotes. Só que, dessa vez, sem polêmica.
Brasil Afora - time feminino do Viana (Foto: Divulgação/Blog Amapaesporte)Equipe do Viana supera barreiras e chega à semifinal  (Foto: Divulgação/Blog Amapaesporte)
- Espero que aquilo tudo que falaram do masculino não se repita, mesmo não tendo sido responsabilidade nossa. Não tenho dúvida de que nossa imagem vai ser outra agora com o feminino. É muito importante para o clube voltar a ser citado com uma notícia positiva. O objetivo é chegar à final e encher de orgulho a cidade que já torce muito por elas – disse o presidente do Viana, José Carlos Costa, que também citou o trabalho da diretoria, com Silvana e Vitorino, para o sucesso da campanha na Copa do Brasil.
Ficava aquela ciumeira deles (do time masculino). Mas nada melhor do que um bom trabalho para passar por isso"
Marlon Francisco
Em cinco jogos na competição nacional, a equipe teve quatro vitórias e um empate, somando 13 gols e sofrendo cinco. Passou por Oratório (AP), Amazônia (AC) e Tuna Luso (PA). Campanha que deixou o técnico Marlon Francisco orgulhoso. Há dois anos no comando do time, o treinador contou que é emocionante ver como as jogadoras estão sendo recebidas pelos habitantes de Viana, cidade com cerca de 50 mil habitantes, que fica a 225km da capital do estado, São Luís.
- Moramos em uma cidade antiga, de um povo de princípios, que não entendia bem essa história de futebol feminino. Tinha até um certo preconceito. Não acreditava que passaríamos nem da primeira rodada. Hoje temos torcedores que aplaudem de pé na rua, fazem questão de parabenizá-las. Do mais novo ao mais velho. Elas quebraram barreiras, com certeza. São a bola da vez - afirmou Marlon.
A superação dos limites também chegou ao profissionalismo das atletas, cujas idades variam entre 15 e 26 anos. Elas se dedicam somente ao futebol, porém ganham apenas uma ajuda de custo, entre R$ 300 e R$ 400, segundo o técnico. Mas se o salário ainda não é equivalente ao dos homens, o estádio é o mesmo. O Viana pode treinar diariamente no Djalma Campos, com capacidade para cerca de 4 mil pessoas, ou no campo da prefeitura. Durante competições, as atividades são em dois períodos.
Campanha feminina incomoda time masculino
partida entre Chapadinha e Viana (Foto: Divulgação)Jogo contra o Chapadinha, em 2009, criou
polêmica para o Viana (Foto: Divulgação)
A boa campanha das mulheres do Viana chegou até a incomodar o time masculino, que não estava em boa fase no início do ano. O técnico Marlon contou que essa foi mais uma barreira que sua equipe teve de superar.
- Ficava aquela ciumeira deles. Mas nada melhor do que um bom trabalho para passar por isso. Hoje eles apoiam, ajudam no que for preciso – afirmou.
O técnico do time masculino confirma que há uma parceria. Celinho conta que é importante haver um equilíbrio entre as duas equipes.
- Eu converso bastante com o Marlon depois dos treinos. Quanto melhor estiverem os dois times, melhor para Viana. As mulheres estão representando não apenas a cidade, mas o estado maranhense. Temos muito orgulho delas – disse Celinho.
Artilheira imita comemoração de Ronaldinho Gaúcho
monique correa jogadora do vasco (Foto: Reprodução Jornal de Hoje)Correa jogava no Vasco antes de ir para o
Maranhão (Foto: Reprodução Jornal de Hoje)
Para a Copa do Brasil, a diretoria responsável pelo time feminino investiu na contratação de atletas da Bahia, do Pará e do Rio de Janeiro. Uma delas virou a artilheira do time: Corrêa, que foi a goleadora do Vasco na Taça Nova Iguaçu, em 2010. A atacante já marcou seis gols na competição nacional e parece ter esquecido o lado cruz-maltino. Na hora das comemorações, é um craque do Flamengo que a inspira.
- Ronaldinho Gaúcho é o cara. Admiro muito o futebol dele, a personalidade que tem. Aqui já rolou "Parado na esquina" e tudo – brincou a jogadora, citando a comemoração que o meia rubro-negro costuma fazer quando marca um gol.
Nas semifinais da Copa do Brasil, o Viana enfrentará o Vitória-PE. Foz Cataratas-PR e Rio Preto-SP disputam a outra vaga na decisão. E se depender de Corrêa e do técnico Marlon, ainda haverá muitas dancinhas por aí.
- Sonhar nunca é demais – concluiu o treinador.

DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário