Total de visualizações de página

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

PARABÉNS, MAC!


PARABÉNS: MAC completa 79 anos de fundação

cb_maranhao-ma-3O Maranhão Atlético  foi fundado em 1932 e tornou-se um dos  mais tradicionais do estado homônimo. Com 14 títulos do  regional, o MAC saiu da fila em 2007 após ficar oito anos sem conquistar nenhum certame.

  conquistado pelo Maranhão foi cinco anos após sua criação. Em 1937, o MAC faturou o , algo que sucedeu-se em 1939, 1941 e 1943, começando a chamar a atenção no cenário futebolístico no estado.

Nos anos 50, o Bode Gregório  apenas um título estadual, fazendo com que sua reputação decaísse. Uma nova campanha vitoriosa só aconteceu em 1963, doze anos depois da última conquista, que foi em 1951.

Porém, o grande apogeu do time maranhense foi em 1979, quando participou do Brasileiro. Com oito vitórias, três empates e cinco derrotas, o MAC terminou no 26º lugar, uma posição digna para um  recém-promovido. O Maranhão ficou à  de  grandes, como Fluminense, Bahia e .

Contudo, a boa campanha do time no  não se repetiu no ano seguinte. A última posição, não vencendo nenhum  fez com que o time caísse para a  divisão, tomando 14  em apenas nove jogos. O desempenho do  foi pífio, com só três  nos mesmo nove jogos. O clube nunca mais participaria da elite do  brasileiro novamente.

A década de 80 para o MAC foi muito ruim. Além de ser rebaixado no Campeonato Brasileiro, o Bode Gregório não conquistou nenhum título estadual. Porém nos anos 90 o Maranhão foi superior aos demais concorrentes, principalmente Sampaio Corrêa e  Clube.  o clube ganhou um tricampeonato, 1993, 1994 e 1995, além do torneio de 1999.

Em 2000, o Maranhão voltou a figurar com destaque no cenário nacional. Naquele ano houve a Norte, torneio que dava direito a disputar a Copa dos Campeões. Esta competição, por sua vez, garantia ao vencedor um lugar na . Após bela campanha, o MAC chegou à final para enfrentar o São Raimundo. No primeiro jogo, o Bode Gregório derrotou o rival de Amazonas por 3 a 2. Mas, no jogo de , em Manaus, o Maranhão perdeu por 2 a 0 e ficou com o vice-campeonato.

Mesmo sem títulos durante oito anos, o Maranhão, que ganhou o campeonato Maranhense de 2007, continua sendo um dos times mais  do estado e goza de grande prestígio e.

Mascote

A mascote do Maranhão Atlético Clube é o Bode Gregório. Diferentes histórias explicam a origem da mascote da , mas a principal delas é a de que um bode chamado Gregório era criado na sede da agremiação e que possuía grande habilidade com a  nas patas.

DISPONÍVEL EM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário