Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

AGORA É REALIDADE: O CASTELÃO VAI SAIR DO PAPEL


Assinada Ordem de Serviço para início das obras de reforma do Castelão

 Foto_5_-_Assinatura_para_obra_do_CasteloO secretário de Estado de Infraestrutura, Max Barros, assinou, nesta quinta-feira (8), a ordem de serviço que garante o início imediato das obras de reforma do Estádio Castelão. E com uma novidade: o prazo inicial do contrato, de oito meses, foi diminuído por determinação do secretário.
“O estádio fica pronto dia 31 de maio do ano que vem. O meu compromisso e da governadora Roseana Sarney é que ele seja inaugurado nos 400 anos de São Luís, no ano que vem. E a nossa expectativa é que no dia do aniversário da cidade, dia 8 de setembro, a   brasileira esteja aqui, com a população no estádio e nós comemorando o aniversário da nossa cidade”, destacou Max Barros, que elogiou o projeto desenvolvido para a reforma na maior praça esportiva do estado.


“Garanto que esse estádio não vai dever nada, em termos de modernidadeconforto e segurança, a nenhuma estádio do Brasil ou do Mundo”, disse.
A solenidade de assinatura da Ordem de Serviço (OS) aconteceu no próprio estádio e contou com as presenças do secretário-adjunto de Obras Civis da Sinfra, Aparício Bandeira; do secretário de Estado de Meio Ambiente, Victor Mendes; dos deputados estaduais Roberto Costa (PMDB), Jota Pinto (PR) e Magno Bacelar (PV); além dos vereadores Umbelino Junior (PV) e Astro de Ogum (PMN).
O secretário de estado de   e Lazer, Joaquim Haickel, que está em missão oficial no sul do país, foi representado pelo adjunto da Sedel, Clineu Coelho. “O Castelão será reaberto com tudo o que existe de mais moderno. Nós acreditamos que a reabertura do Castelão dará um grande incentivo ao maranhense e tudo isso é fruto do emprenho dos secretários Max Barros e Joaquim Haickel mas, principalmente do compromisso da governadora Roseana Sarney com o esporte”, afirmou Clineu Coelho.
Estádio moderno
Conforme o projeto aprovado e licitado pela Sinfra, o novo Castelão custará cerca de R$ 24,8 milhões aos cofres do estado e terá sua capacidade de  reduzida de 72 mil para 40 mil lugares – todos com cadeiras anti-vandalismo -, tudo para atender às exigências de segurança da  e da legislação brasileira. No padrão antigo, por exemplo, o espaço destinado a um torcedor era de 30 cm, agora, ele deve ser de, no mínimo, 45 cm.
“Apesar de uma  de cerca de 45% na capacidade do estádio, o que fizemos foi para atender normas de segurança. Apesar disso, em termos percentuais a perda de espaço  será  que em estádios como o Maracanã e o Mineirão”, destacou Max Barros.
A reforma contempla, ainda, a recuperação de vias de acesso, instalação de catracas eletrônicas, 22 câmeras para CFTV, adaptação total aos portadores de necessidades especiais (inclusive nos banheiros), instalação de 12 cabines de rádio e quatro cabines de TV, todas climatizados; dois centros de imprensa, uma sala de entrevista coletiva e moderno sistema de iluminação – com instalação de 75 novos holofotes na marquise e 70 nas duas torres.
Essa adequação, em especial, atenderá às necessidades de iluminação para favorecer as transmissões de TV. Além disso, haverá substituição das subestações – serão duas de 1.250 KVA -, para atender a capacidade elétrica projetada, e instalação de dois grupos geradores com autonomia de 60 minutos cada.
Dois problemas antigos do estádio serão solucionados após a conclusão da reforma. O  é o alagamento dos vestiários. Em dias de chuva, é praticamente impossível aos atletas permanecer no local.
De acordo com secretário Max Barros, a obra contemplará um grande trabalho de drenagem, que acabará com os problemas das infiltrações e alagamentos. Outra grande queixa de atletas e  era em relação à posição do banco de .
No caso dos jogos que começavam à tarde, a estrutura ficava de  para o sol, incomodando e dificultando a visibilidade dos técnicos. “Isso também será resolvido. Nós atendemos a uma sugestão da imprensa esportiva e já determinamos que, na reforma, os bancos de  seja deslocados para o lado das cabines de transmissão”, explicou Barros.

FONTE: MARANHÃO ESPORTES

Nenhum comentário:

Postar um comentário