Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

SABIÁ É CAMPEÃO DA SEGUNDA DIVISÃO MARANHENSE APÓS JULGAMENTO


Decisão do TJD dá título da Série B ao Sabiá FC


Sabi_FCfcDemorou mais a justiça foi feita. O Sabiá Futebol Clube, de Caxias (MA) é de fato e de direito o Campeão Maranhense de Futebol da Segunda Divisão 2011. O titulo foi herdado na tarde desta quarta-feira (21), após o Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão, punir oEsporte Clube Viana, com a perda dos pontos obtidos no jogo da volta, nas finais da competição, por ter utilizado o atacante Niltinho de forma irregular.
Em campo, as duas equipes asseguram vaga para a elite do futebol maranhense em 2012. Nas finais da Série B, o Viana jogava por dois resultados iguais, por ter feito melhor campanha. O representante da Princesa do Sertão venceu o primeiro duelo por 2x1, no dia 19 de novembro em Caxias. Na partida de volta, dia 26 de novembro em Viana, os donos da casa saíram de campo com uma vitória por 1x0, placar suficiente para garantir o titulo, mas, um detalhe, que pode ser considerado erro primário, manchou a festa vianense, o jogador Lenilton Pinto Gau, ou melhor, o atacante Niltinho, que estava suspenso com três cartões amarelos, participou da partida decisiva.

O troféu de campeão foi entregue pelo presidente interino da Federação Maranhense de Futebol - FMF, Antonio Américo Lobato, ao Leão da Baixada. No entanto, dentro do prazo que rege o regulamento da competição, os dirigentes do Pássaro dos Cocais denunciaram o Viana ao TJD por infringir o Artigo 214 do CBJD.
O julgamento a principio marcado para semana passada, não ocorreu por falto de quórum na sessão de instrução e julgamento. Mas, como o TJD-MA entra em recesso esta semana, o Tribunal voltou a se reunir na tarde desta quarta-feira, e por unanimidade puniu o Esporte Clube Viana com a perda do numero máximo de pontos atribuídos a uma vitoria no Regulamento da Competição, e independentemente, doresultado da partida.
Agora, após a homologação do resultado, o TJD vai encaminhar a decisão para FMF, para que a entidade possa baixar portaria declarando o Sabiá FC campeão maranhense de futebol da Segunda Divisão em 2011.
Ao Esporte Clube Viana, como em qualquer caso de julgamento, caberá recurso, no entanto, contra provas não há argumentos, e neste caso, as provas são contundentes e mesmo que os dirigentes vianenses possam argumentar, não tem como negar que o atleta jogou de forma irregular, basta consultar o conteúdo de sumulas e borderôs da competição acessíveis no site da própria FMF.
Cabe também à própria Federação Maranhense de Futebol, encaminhar documento ao Viana pedido a devolução do troféu de campeão que deverá ser entregue ao Sabiá FC. Este por sua vez, também encaminhará o troféu que está de posse, o de vice-campeão, para ser repassado ao Viana.
A decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Maranhão, punindo o Viana com a perda dos pontos da final da Série B Maranhense 2011, não altera em nada a classificação das duas equipes para a elite do futebol maranhense em 2012, uma vez que o jogo em questão foi apenas o que definiu o titulo e não na fase classificatória, que garantiu o acesso das agremiações.


CRONOLOGIA DO CASO
= O Viana estreou na Série B Estadual dia 3/9, com uma vitória por 2x0 sobre Timon. Nesta partida o árbitro Edilson Santiago Cardoso aplicou dez cartões amarelos, cinco para cada equipe. Niltinho foi um dos punidos
= No primeiro jogo fora de casa, o Viana bateu o Sabiá FC por 1x0, no dia 10/9 em Caxias. Neste confronto o árbitro José Carlos Alves Pereira aplicou seis cartões amarelos, três para cada lado, sendo que Niltinho recebeu o segundo em série.
= No empate Timon 0x0 Viana, dia 24/9, o árbitro Raimundo Nonato Rocha Filho distribuiu seis cartões amarelos, três para cada lado. Niltinho passou em branco.
= Na vitória do Viana por 1x0 sobre o Sabiá FC, dia 1º/10, apesar do árbitro Ronildo Alves do Santos Vilar ter distribuído sete cartões amarelões (3 para o Viana e 4 para o Sabiá) e três vermelhos (2 para o Viana e 1 para o Sabiá), Niltinho mais uma vez passou em branco.
= Pelo returno do Estadual, o Viana venceu o Timon por 4x1 no dia 15/10. O jogo foi tenso. O árbitro Josenildo Assis Pereira puniu as equipes com doze cartões, sendo sete amarelos para os vianense e três para o Timon, além de dois vermelhos para o Leão da Baixada. Nesta partida, Niltinho foi expulso após tomar dois cartões amarelos. Como manda a regra, os amarelos aplicados ao atacante neste confronto, não são computados na série, e ele além de ter de cumprir suspensão, continuava pendurado com 2 cartões amarelos.
= Lenilton teve que cumprir suspensão na derrota do Viana para o Sabiá por 2x0 no dia 22/10. Já no jogo seguinte, dia 5/11. Na derrota contra o Timon por 2x1, Niltinho não foi relacionado para a partida.
= Pendurado com dois cartões amarelos, Niltinho voltou à campo na derrota em casa para o Sabiá FC, dia 12/11. Neste jogo o árbitro Antônio Jean Lima dos Santos aplicou oito cartões amarelos, sendo cinco para os vianenses e três para os caxienses. O atacante passou em branco.
= No primeiro jogo das finais da Série B, dia 19/11, o Sabiá venceu em casa o Viana por 2x1. O árbitro Cléidison Luis Sousa Santos, puniu nove jogadores com cartões amarelos, sendo um do Sabiá e oito do Viana, entre eles Niltinho, sendo este, o terceiro cartão amarelo da série, que o tirava do jogo de volta.
= Na decisão da Série B, dia 26/11, mesmo suspenso com o terceiro cartão amarelo, Niltinho foi escalado e ajudou o Viana a vencer o Sabiá por 1x0, resultado em campo que garantiu o título ao Leão da Baixada, mas de forma irregular por conta da participação do atleta na partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário