Total de visualizações de página

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

LIGA FUTSAL 2012 PROMETE




Título do Santos faz 




grandes clubes 




retomarem interesse no futsal


Motivados pelo sucesso do time paulista, Internacional, Vasco e Flamengo querem retornar à Liga Futsal no próximo ano. Colorado é o mais adiantado


O título do Santos na Liga Futsal serviu para recolocar em prática uma tradição que andava em baixa no futsal brasileiro. Desde 2000 - quando o Vasco ficou com o título - que a principal competição nacional não tinha um clube de massa como campeão. A conquista do Peixe pode servir como ponto de partida para uma nova era, já que alguns grandes clubes demonstraram interesse em retomarem seus times de futsal em 2012.
Santos é campeão da Liga Futsal 2011 (Foto: Ivan Storti/Santos FC)O Santos, de Falcão, foi o quarto clube de massa a conquistar a Liga Futsal (Foto: Ivan Storti/Santos FC)
Campeão da Liga, em 1996, e do Mundial de Clubes, em 1997, o Internacional é quem está com o projeto mais adiantado. Com o objetivo de retornar aos torneios já no próximo ano, o Colorado anunciará em breve o seu retorno às quadras. O clube gaúcho, no entanto, guarda o projeto a sete chaves. O grande sonho de todos no Beira Rio é contar com o astro Falcão, em 2012.

O craque tem contrato com o Santos até o fim da próxima temporada, mas a debandada da equipe da Vila Belmiro e a dificuldade do clube em conseguir um novo patrocinador poderão levar o camisa 12 a vestir a camisa colorada.
No Rio, Vasco e Flamengo buscam parceiros para montarem fortes times de futsal para o próximo ano. Campeão estadual, o Botafogo também luta para conseguir mais espaço na próxima temporada. O time de General Severiano possui uma parceria com o clube Casa de España, mantendo equipes em praticamente todas as categorias.
Internacional, campeão mundial de futsal, em 1997 (Foto: Divulgação)Em 1997, o Internacional atingiu o ápice no futsal,
conquistando o mundo (Foto: Divulgação)
O Vasco também vem investindo muito na base. Campeão da Liga Futsal em 2000, o time de São Januário vem conversando com algumas empresas interessadas em serem parceiras do futsal. A meta é voltar a disputar as principais competições nacionais o quanto antes. O técnico Fernando Malafaia, que comandou o Umuarama na última temporada, já acertou as bases salariais com o Cruzmaltino e deve ser anunciado em breve.
- O sonho de voltar à Liga é real. Temos uma grande marca no futsal, pois somos o único clube carioca a ter conquistado este troféu. Ver o sucesso de Santos e Corinthians em 2011 nos dá mais força ainda para voltar. Para isso, estamos viabilizando um novo parceiro e esperamos que ele seja anunciado assim que possível - comentou o supervisor de futsal do Vasco, José Bordallo Neto, que não deixa de fazer uma ligação com o futebol de campo.
- O Vasco hoje é um clube em evidência, motivada pelo grande ano que tivemos no futebol. Alia-se a isso a ótima estrutura que temos para o futsal. Enfim, estamos no caminho para voltarmos com força total - completou.
Vasco campeão metropolitano de futsal 2001 (Foto: Reprodução)O multicampeão Vasco dos anos 2000 é tido como um dos times mais fortes da história (Foto: Reprodução)
O Flamengo vive situação parecida. O clube também vem conversando com algumas empresas - e até prefeituras - interessadas em serem parceiros do futsal. O grande sonho rubro-negro é contar com Falcão. Entretanto, a alta multa recisória com o Santos é um grande entrave.
- Nosso intuito é contar com um expoente na modalidade. Existe uma vontade enorme em termos o Falcão conosco, mas sabemos que é muito difícil. Além da multa recisória, pesa o fato de ele ser uma pessoa muito ética, o que torna mais complicada uma negociação antes do fim do contrato. O Falcão é um nome, mas podemos buscar outras estrelas caso não seja possível a vinda dele - revelou o diretor de futsal do Flamengo, Frederico Flexa.
Apesar da negociação com algumas empresas, o dirigente prefere não abrir o jogo sobre o andamento das conversas. Ele ressalta, porém, que a história do clube em atrair destaques de diversas modalidades pode ser um facilitador nas negociações.
- Grandes marcas sempre buscam associação a grandes clubes. O Flamengo sempre foi um celeiro de ídolos em todos os esportes, como é hoje, com o Cesar Cielo, a Fabiana Beltrame e o João Gabriel Schlittler. Isso tudo é um ponto ao nosso favor - destacou Flexa.
Inter e Atlético-MG foram os precursores
Internacional e Atlético-MG foram os primeiros clubes de massa que investiram pesado em futsal. Comandado por Ortiz - hoje funcionário das divisões de base do clube - o Colorado sagrou-se campeão da Liga Futsal em 1996. No ano seguinte, viria a coroação do projeto com a conquista do Mundial de Clubes. Na final, no Gigantinho, o Inter bateu ninguém menos que o Barcelona: 4 a 2.
Atlético-MG, campeão da Liga Futsal nos anos 90 (Foto: Divulgação)Com uma equipe cheia de craques, o Atlético-MG marcou a história do futsal nos anos 90 (Foto: Divulgação)
Em 1997, quem entrava para o cenário do futsal era o Atlético-MG. Liderado por Vander Carioca, o Galo bateu o Banespa na decisão. Em 1999, o time mineiro voltaria a levantar o troféu, contando com um dos melhores times de todos os tempos, onde o consagrado Manoel Tobias dividia as atenções com o então jovem Falcão. O título foi conquistado sobre o Rio de Janeiro.
Um ano depois foi a vez do Vasco entrar para a galeria dos grandes campeões do futsal. Com um elenco recheado de craques, o time da Colina faturou cinco dos seis títulos que disputou na temporada. A espinha dorsal da equipe era formada pelos goleiros Alexandre, Leandro e Lavoisier, pelos fixos Schumacher, André e Alécio, pelos alas Manoel Tobias, Seco e Cacau e pelos pivôs Marquinhos, Índio, Euller e Simi.
Um dos ícones daquela época, Schumacher deixou o Vasco no fim de 2000, quando transferiu-se para o Inter Movistar, da Espanha, onde atua até hoje. Com um carinho especial pelo clube carioca, ele diz que aquele foi o melhor momento de sua vida.
Schumacher, jogador de futsal do Inter Movistar, da Espanha (Foto: Reprodução Facebook)Schumacher, em ação pelo Inter Movistar, da Espanha:
saudade da torcida brasileira (Foto: Reprodução Facebook)
- Até hoje fico revendo os vídeos da final da Liga Futsal 2000, quando derrotamos o Atlético-MG com o Maracanãzinho lotado. Aquela imagem da torcida invadindo a quadra para festejar com a gente está na minha mente até hoje. Costumo mostrar o vídeo daquele jogo a uns companheiros daqui da Espanha e eles ficam impressionados com o calor da torcida. É por isso que digo que é muito importante termos clubes de massa no futsal - ressaltou Schumacher.
Aos 36 anos, ele tem mais um ano de contrato com o time espanhol. Terminado o vínculo, o destino do jogador deve ser o Brasil. Pelo menos se depender da sua vontade.
- Depois de ver a final da Liga Futsal, entre Santos e Carlos Barbosa, fiquei com muita vontade de voltar. Parecia que eu estava me vendo ali, ganhando o título pelo Vasco - afirmou ele, que explicou o porquê de muitos atletas trocarem o Brasil pela Europa.
- Aqui, a qualidade de vida é melhor e o ritmo de trabalho é menos intenso. Jogamos cerca de 50 jogos por ano e isso é muito bom para termos uma carreira mais longa. O Bateria (ex-Joinville), por exemplo, tem 21 anos e chegou ao Inter esse ano cheio de contusões, por conta do desgaste excessivo no Brasil. Esse grande número de jogos é algo que tem que ser revisto para a melhoria do futsal brasileiro - finalizou Schumacher.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário