Total de visualizações de página

sábado, 25 de maio de 2013

CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE MOSTRA COMO PRODUZIR VASSOURAS DE GARRAFAS PET

III Conferência Municipal de Meio Ambiente foi realizada em Pedreiras


Aconteceu nesta sexta (24), a III Conferência Municipal de Meio Ambiente - Resíduos Sólidos: cidadão consciente, cidade sustentável. O evento foi promovido pela Secretaria do Meio Ambiente de Pedreiras e foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Pedreiras,. Participaram como palestrantes, o Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão e o empresário do setor de reciclagem de Teresina-PI João Pinheiro Neto.

Foram discutidos na Conferência temas estratégicos, abordando a conservação da biodiversidade, da água, do clima e dos recursos energéticos, com vistas ao desenvolvimento sustentável, priorizando a necessidade urgente de se planejar as atividades dos governos públicos para minimizar a degradação da natureza.

Participaram do evento autoridades públicas dos municípios do Médio Mearim e da capital do estado. O Secretário  da pasta do Meio Ambiente de Pedreiras Ivo Gonçalves, destacou a importância deste evento para amarrar normas e metas a serem cumpridas em prol da Sociedade em geral, haja visto que o Meio Ambiente é tema fundamental para o desenvolvimento da sociedade de forma geral.


Nesta conferência foi definido também os delegados de Pedreiras que irão representar a cidade na Conferência Estadual do Meio Ambiente nos dias 5 e 6 de setembro em São Luís, são eles: Ivo Gonçalves (Secretário Municipal de Meio Ambiente), Ronaldo de Sousa (ASSEMA) e José Filho (CODESSUN). Afinal, a definição de políticas públicas para uma cidade sustentável depende de mudanças na forma de atuação das esferas governamentais, do setor produtivo, das organizações da sociedade, chegando ao cotidiano de cada cidadão.

APRESENTAÇÃO DE VASSOURAS PRODUZIDAS DE GARRAFAS PET ENCANTOU O PÚBLICO
O Prefeito Totonho, Ivo (Sec de Meio Ambiente) e o palestrante João Pinheiro Neto

A Conferência teve seu ápice na apresentação prática de como se aproveitar o lixo produzido em benefício da própria sociedade. O empresário de Teresina João Pinheiro Neto fez demonstrações de seu trabalho de produção de vassouras e varais feitas com garrafas pet. O público ficou encantado em ver na prática que existem alternativas de se aproveitar o lixo, basta para isso os administradores investirem em conhecimentos como o do palestrante, que dá palestras e instala oficinas para que as cooperativas produzam do lixo esses produtos para serem utilizados na própria cidade na limpeza pública, em escolas e nas próprias residências. Imagina só quanto não seria o ganho econômico e social para uma cidade que consuma esses produtos.
Segundo o empresário, a prefeitura de Pedreiras já está planejando instalar este processo de produção na cidade.
Vamos aguardar para ver e cobrar, porque já não dá mais só para ouvirmos promessas referente ao Meio Ambiente. Parabéns ao empresário e ao Aroldo Lobato pela iniciativa de ter ido buscar quem tem o conhecimento prático, pois a maioria das soluções dos problemas vem de idéias simples.

Nenhum comentário:

Postar um comentário