Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de maio de 2013

FLAMENGO DO PI REPUDIA JUSTIÇA DESPORTIVA




‘Leis do futebol favorecem aos times 



grandes’, ataca presidente do Fla-PI


Dirigente do rubro-negro desabafa após pedido de eliminação do Santos da Copa do Brasil ser negado pelo STJD. Peixe enfrenta Joinville nesta quarta

Jankel Costa - Presidente do Flamengo-PI (Foto: Josiel Martins/GLOBOESPORTE.COM)Jankel Costa lamenta pedido negado pelo STJD de
eliminação do Santos (Foto: Josiel Martins)
Tentando eliminar o Santos da Copa do Brasil, através de uma representação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), o presidente do Flamengo-PI, Jankel Costa, jogou a toalha em relação à denúncia. O clube piauiense alega que o Peixe escalou de maneira irregular o volante Alan Santos na partida de ida da primeira fase da competição, realizada no dia 10 de abril, no Estádio Albertão, em Teresina (PI). O pedido da desclassificação do alvinegro praiano foi rejeitado por procuradores do STJD, motivo que fez o cartola rubro-negro desabafar. Segundo o dirigente, times pequenos não têm o mesmo tratamento no tribunal.
O Flamengo-PI, inclusive, havia solicitado à Justiça Desportiva o cancelamento da partida entre Joinville e Santos, desta quarta-feira (8), às 22 horas, na Arena Joinville, em Santa Catarina. A solicitação também não foi acatada.
- Acredito que não tivemos sucesso devido às circunstâncias. O Santos é finalista do Campeonato Paulista, além de ser time grande, e fica complicado. Infelizmente, o futebol não segue as leis como no judiciário. As leis do futebol favorecem apenas aos times grandes. É lamentável – afirmou Jankel Costa.
A denúncia do Flamengo-PI contra o Peixe é embasada no artigo 58 do Regulamento Geral das Competições da CBF: “O atleta que for expulso de campo ou do banco de reservas ficará automaticamente impedido de participar da partida subsequente, independentemente de decisão da Justiça Desportiva no julgamento da infração disciplinar”. Alan Santos jogou a última rodada do Brasileirão contra o Palmeiras, na Vila Belmiro, no dia 1º de dezembro do ano passado, e foi expulso. Pelo processo do Flamengo-PI protocolado ao STJD, o jogador não poderia atuar em Teresina, pois deveria cumprir suspensão automática.
Infelizmente, o futebol não segue as leis como no judiciário. É lamentável"
Jankel Costa, presidente do Flamengo-PI, sobre julgamentos no STJD
- O procurador não ofereceu denúncia ao pleno do tribunal e o processo não seguiu. A justificativa foi uma resolução da presidência da CBF que determina a liberação do atleta caso seja absolvido pelo julgamento. Esse, entretanto, não é nosso entendimento. Alan Santos deveria ter cumprido suspensão no primeiro jogo de competição realizada pela CBF, o que não aconteceu. Nossos advogados continuarão com o processo e já o encaminhou para a presidência do STJD – contesta Jankel Costa.
O argumento do STJD foi o mesmo utilizado pelo departamento jurídico do Santos, que afirma que a situação de Alan Santos foi legal na primeira fase da Copa do Brasil. De acordo com João Vicente Gazolla, advogado do clube santista, o volante, depois que acabou o Brasileiro, foi a julgamento e absolvido pelo tribunal e não havia suspensão automática para cumprir em 2013.
  
Na partida de ida, em Teresina, Flamengo-PI e Santos empataram em 2 a 2. Giva e Montillo fizeram os gols do alvinegro praiano. Edson Di foi o autor dos dois gols rubro-negros. No jogo da volta, na Vila Belmiro, o time santista venceu por 2 a 0 e garantiu a classificação para a segunda fase da Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário