Total de visualizações de página

sábado, 18 de maio de 2013

TRIATLO INFANTIL EM TERESINA


Pioneirismo: Triatlo infantil chega ao 



Piauí e atrai atletas entusiasmados


Isadora Barros, 11 anos, e Eduardo Barros, nove anos, competem seus primeiros torneios de duatlo infantil neste final de semana em Fortaleza

Correr, nadar e pedalar. Três atividades que a maioria das crianças, invariavelmente, pratica quando envolvidas em brincadeiras do dia a dia. Os pais passam a ter apenas a responsabilidade de transformar o entusiasmo em atividades como o triatlo ou o duatlo para os filhos.
O objetivo passa longe de transformar a criança em uma máquina do esporte. O triatlo pode ser atrativo para as que caem na monotonia de praticar um esporte individual, como a natação ou o judô, por exemplo. Em determinado momento, a criança se sente desmotivada em praticá-lo e por isso, um esporte que reúne mais de uma modalidade torna-se atraente para os pequenos. Como explica o preparador físico, Rogers Feitosa.
Isadora Barros e Eduardo Barros duathlon piauí (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)Isadora Barros e Eduardo escutam atentos as dicas do técnico (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
- Uma modalidade só soa monótona para uma criança, e o triatlo é uma opção importante. Dentre os benefícios principais em sua prática é que ele é um grande aliado contra a obesidade. Além disso, é excelente para a variabilidade motora e a sociabilidade da criança – explica o preparador.
O esporte destinado às crianças, no entanto, é uma novidade no Piauí. Em cidades próximas como Fortaleza (CE), o triatlo voltado para as crianças recebe apoio do governo. Há, inclusive, competições especiais para os pequenos.
Nesse contexto, Rogers Feitosa atraiu a atleta Isadora Barros, de 11 anos. Ele começou, ainda nos primeiros anos, com a natação. Com o tempo, no entanto, veio o desgaste. E, para resgatá-la, Rogers Feitosa incluiu no cardápio de treinos a corrida, que se tornou a paixão imediata de Isadora.  Com apenas dois meses de treinos no novo esporte, a jovem atleta já disputará a sua primeira competição no Duatlo.
Ao lado do seu irmão, Eduardo Barros, de apenas nove anos, companheiro de treinos, Isadora viaja com o técnico e a família para Fortaleza, nesta sexta-feira (17) onde participam, no sábado, de um torneio da modalidade.
Isadora Barros e Eduardo Barros duathlon piauí (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)Os pequenos atletam também aprendem técnicas de corrida (Foto: Náyra Macêdo/GLOBOESPORTE.COM)
- Inscrevi os dois na competição, mas sem o objetivo de que eles viajem para vencer. Quero que com essa experiência nova eles sintam prazer em estar participando e que eles completem a prova. O importante é que eles não desistam independentemente do motivo e que isso eles levem para toda a vida – completa Rogers Feitosa.
Incentivados pela mãe, Lina Santos, 40 anos, Isadora e Eduardo praticam esportes desde um ano de idade. De lá para cá, ela já se dedicou com carinho ao balé, e ele ao futebol. Foi na natação, primeiro esporte que tiveram contato, que decidiram continua. E, de acordo com a mãe, com prazer.
- Coloquei eles na natação logo cedo para eu não passar por aquela preocupação normal de toda mãe que deixa o filho ir para a casa do amiguinho ou do primo que tem piscina e não ficar tranquila – diz Dona Lina.
A Isadora já me disse que sonha em ser triatleta"
diz Dona Lina, sobre os objetivos da filha
A mãe dos mais novos atletas do duatlo no Piauí não esperava que os filhos viessem a ter tanto envolvimento com o esporte. Literalmente encantada com todos os beneficios, Dona Lina destaca a satisfação dos filhos.
- Eles melhoraram em relação à disciplina, compromisso. Isso é bom! O esporte faz também com que eles ampliem seus horizontes. Eles assistem a todas as modalidades, conversam sobre outros atletas e tudo quanto é tipo de competição. Ou seja, elas não se limitam falar sobre a play, como a maioria das crianças da idade deles – pondera a mãe.
Os atletas disputam, no sábado (18), o Campeonato de Duathlon Festivo realizado pela Federação Cearense de Triathlon (FETRIECE). Na competição, Isadora Barros fará uma prova com 300 metros nadando no mar e correndo dois quilômetros na areia. Já Eduardo irá fazer uma metragem menor: serão 200 metros de natação e um quilômetro de corrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário