Total de visualizações de página

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

RAIO X DA COPA 2014 NO BRASIL


Fifa e COL decidem nesta 2ª as sedes da Copa: 4 em 'guerra' pela abertura

Favorita São Paulo enfrenta concorrência de Salvador, Belo Horizonte e Brasília pelo primeiro jogo de 2014. Anúncio só será feito na quinta-feira

Por GLOBOESPORTE.COMZurique, Suíça
copa 2014 logo (Foto: Divulgação)O símbolo da Copa do Mundo de 2014, a segunda
que será realizada no Brasil (Foto: Divulgação)


A Fifa e o Comitê Organizador da Copa do Mundo de 2014 (COL) se reúnem nesta segunda-feira, em Zurique, para decidir os locais dos jogos do Mundial e da Copa das Confederações de 2013. Todas as 12 sedes serão analisadas e a decisão final estará em um documento que será encaminhado ao Comitê Executivo para ser aprovado. Quatro cidades vivem uma expectativa maior sobre o encontro na Suíça: São Paulo, Salvador, Belo Horizonte e Brasília são as principais candidatas para a abertura. Os paulistas aparecem como favoritos, mas nunca tiveram a confirmação oficial que receberão a primeira partida, o que alimenta as esperanças das "rivais".
- Esta será a sexta reunião entre Fifa e COL sobre as sedes. Apresentaremos as cidades e será definido tudo sobre a Copa – explicou Rodrigo Paiva, diretor de comunicação do comitê.
Apesar da reunião ser nesta segunda, o anúncio dos locais dos jogos dos torneios no Brasil só será revelado na quinta pela Fifa, também em Zurique. O evento está previsto para começar às 13h50m (de Brasília) e terá a transmissão ao vivo do GLOBOESPORTE.COM e da TV Globo, direto da Suíça.
Doze cidades foram escolhidas como sedes da Copa de 2014: Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Fortaleza, Cuiabá e Natal. Desde o anúncio do Brasil como organizador do evento, o Rio trabalha como local da final do dia 13 de julho: palco da decisão de 1950, o Maracanã é dado como certo para a decisão do segundo Mundial no Brasil.
A abertura é a grande dúvida. São Paulo, que de início apresentou o Morumbi como opção e acabou vendo suas chances se voltarem para o futuro estádio do Corinthians, é apontada como favorita. Belo Horizonte aposta no bom andamento das obras no Mineirão para convencer a Fifa e até foi escolhida pelo COL para receber o evento oficial que marcou os 1.000 dias para a competição. Ao lado de Pelé, a presidente da República, Dilma Rousseff, participou das comemorações na capital mineira. Também com obras adiantadas, Salvador e Brasília disputam com os "rivais" do Sudeste.

Calendário da Copa das Confederações
logo da  copa das confederações no Brasil (Foto: Divulgação / FIFA.com)O símbolo da Copa das Confederações de 2013,
ainda em preto e branco (Foto: Reprodução)
A reunião em Zurique também vai definir o calendário da Copa das Confederações, que acontecerá entre 15 e 30 de junho de 2013. As 12 cidades de 2014 podem ser escolhidas, mas os dirigentes da Fifa e do COL levarão em consideração o panorama das obras dos estádios para a Copa.
O Maracanã, que sofreu com as constantes greves dos operários, teve sua reforma atrasada em dois meses. Contudo, Sergio Cabral, governador do Rio de Janeiro, garantiu que tudo será entregue a tempoda Copa das Confederações, e o estádio é cotado para a final.
A Fifa anunciou em maio que a cidade de São Paulo está fora da Copa das Confederações. Natal também não terá o estádio pronto antes de junho de 2013. Brasília e Belo Horizonte disputam o direito de abrir a competição. A dúvida que persiste é quanto ao número de sedes. Podem ser cinco ou até seis.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário