Total de visualizações de página

sábado, 22 de outubro de 2011

GRANPRIX DE FUTSAL - BRASIL VENCE IRA

Irã dá trabalho, mas Brasil vence de 


goleada e vai à final do Grand Prix


Em noite inspirada de Jackson e do goleiro Tiago, seleção brasileira sobrevive à pressão iraniana e se garante na decisão contra a Rússia

Foi o jogo mais difícil da seleção brasileira no Grand Prix de Futsal até aqui, mas mesmo assim, a equipe canarinho conseguiu a classificação à final do torneio com uma goleada sobre o Irã. O Brasil fez 4 a 1 contra os iranianos nesta sexta-feira, em Manaus, para se garantir na decisão contra a Rússia, no domingo, às 10h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo daTV Globo. O ala Jackson e o pivô Lukaian marcaram dois gols cada, e o goleiro Tiago impediu vários outros do Irã, que acertou quatro bolas na trave.
Jackson comemora seu primeiro gol contra o Irã no Grand Prix de futsal (Foto: Cristiano Borges/CBFS)Jackson comemora seu primeiro gol contra o Irã: camisa 6 fez dois na partida (Foto: Cristiano Borges/CBFS)
O Brasil precisou de apenas 31s para abrir o placar. Jackson fez um golaço, em chute no ângulo esquerdo após passe de Simi. O ala ganhou confiança e deu uma caneta em Taheri poucos minutos depois. Apesar disso, o jogo era difícil e os iranianos ameaçavam. Taheri chutou rente à trave esquerda aos quatro minutos, e Keshavarz deu chute perigoso em seguida, bem defendido por Tiago. O goleiro fez outra bela defesa numa bomba de Shamsaee. Nos primeiros cinco minutos, o time asiático tinha mais chutes a gol que os anfitriões.
Lukaian comemora gol contra o Irã no Grand Prix de futsal (Foto: Cristiano Borges/CBFS)Lukaian aponta para o céu após marcar o segundo
gol do Brasil (Foto: Cristiano Borges/CBFS)
O técnico Marcos Sorato colocou em quadra o quarteto reserva, que logo virou o placar das finalizações. Numa delas, Lukaian levou o goleiro Nasirniaie à nocaute, com uma bola direto em sua "área íntima". A seleção mostrava melhor controle de bola e mais qualidade no passe, mas a mira estava ruim. O Irã voltou a ameaçar com uma bomba de Latifi aos sete minutos, na trave direita. Foi só um susto e, aos oito minutos, o Brasil fez 2 a 0 em chute cruzado de Rodrigo, que Lukaian, no meio da área, completou para o fundo das redes.
Shamsaee voltou a carimbar a trave de Tiago ao cobrar uma falta da intermediária, aos 11 minutos. Com a pressão que o time recebia do Irã, Sorato parou o jogo e pediu maior organização da equipe em quadra. A seleção respondeu e Jackson quase marcou aos 12, com um chute à esquerda da baliza. Rodrigo bateu falta aos 15 que foi defendida por Nasirniaie com os pés. Pouco depois, em contra-ataque, Tayebi recebeu bom passe na ponta esquerda e chutou com categoria, no canto direito de Tiago, para diminuir a 2 a 1.
Apesar da pressão iraniana, o Brasil não se abateu e voltou a abrir dois gols de vantagem após bela tabelinha de Lukaian com Falcão, que o camisa 9 do Corinthians completou com um carrinho, aos 17. No minuto final, o craque do Santos quase deixou o dele, numa bomba da intermediária espalmada por Nasirniaie para longe. Com 17s restando, ele tentou no voleio, e a bola passou rente ao travessão.
- A gente tinha que aproveitar as oportunidades. O jogo está bom. Se eles fazem um gol, entram no jogo. Não podemos diminuir o ritmo no segundo tempo. Temos que ter mais posse de bola pra que eles cansem e corram atrás da gente - disse Lukaian no intervalo.
O segundo tempo mal começou e Shamsaee chutou cruzado com perigo para Tiago. O camisa 9 iraniano voltou a levar perigo em um chute no giro, que passou à esquerda do gol. Neto respondeu com um míssil da intermediária, defendido por Nasirniaie, mas os iranianos seguiam pressionando e quase descontaram com um toque de letra de Taheri. Nem a volta de Falcão, Rodrigo e Lukaian conteve o ímpeto do Irã, que ameaçou com Tayebi aos seis minutos. (Veja os gols do jogo no vídeo ao lado).
Falcão voltou a mostrar sua categoria ao roubar uma bola, puxar um contra-ataque e chutar à direita do gol. Com o craque em quadra, a seleção começou a equilibrar o jogo novamente. Tiago seguia trabalhando muito, como em uma defesa com o joelho em falta cobrada por Shamsaee. O Brasil, porém, também ameaçava, e Falcão deu outro chute forte que passou raspando a trave direita. Pouco depois, o camisa 12 deu um balão em Shamsaee que levantou a torcida manauara.
O quarto gol saiu, enfim, aos 10 minutos do segundo tempo, ao chutar com categoria num lançamento na ponta esquerda. Valdin quase fez o quinto em seguida, em contragolpe puxado por Neto, mas a bola saiu à direita. Logo em seguida, Shamsaee colocou a terceira bola na trave dos iranianos na partida, numa cobrança de falta, e Javid, sozinho com o goleiro na área, concluiu outro chute na trave esquerda. Não era o dia deles. O Brasil ainda ameaçou, mas o jogo já estava decidido e a classificação, garantida.
- A equipe veio mais concentrada. As oportunidades que eu tiver, vou tentar aproveitar ao máximo para garantir meu espaço - disse Jackson, craque do jogo, que prometeu estudo para a final contra a Rússia. - Vamos assistir ao vídeo do time deles para estarmos bem preparados.
FONTE: GLOBOESPORTE.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário